o que deseja ler hoje?

Lesões: como se recuperar delas?

Por mais que se tente fazer tudo certinho, muitas vezes é difícil escapar delas: as lesões musculares acabam fazendo parte da vida de quem treina, seja pelo excesso de musculação, seja por exercícios feitos de forma errada.

Mas como tratar uma lesão muscular? Será que há formas eficazes de preveni-las? Pode ser possível acelerar a sua recuperação?  Veja agora algumas dicas e aproveite para criar alguns hábitos bastante saudáveis para quem faz musculação.

Como ocorre o processo de cura das lesões musculares?

Os 434 músculos do corpo respondem por 40% do nosso peso, mas na musculação pode ser exatamente o excesso de peso ou a postura errada a causa das lesões musculares. As mais comuns são as contusões (causadas por uma força abrupta) e os estiramentos (tração excessiva que sobrecarrega as miofibras, causando seu rompimento), mas o processo de cura é o mesmo e abrange três etapas.

A primeira delas é a destruição, que é justamente quando ocorre a lesão muscular: ruptura e formação de hematoma entre os cotos do músculo, desencadeando uma reação inflamatória. A segunda é a fase de recuperação, que é uma  cicatriz no tecido conectivo e a revascularização por crescimento de capilares na área que foi lesionada. E a terceira é a remodelação, um período em que o tecido cicatricial se retrai e é reorganizado, havendo a recuperação funcional do músculo.

As lesões musculares são divididas em três graus:

Grau 1: Ocorre em apenas 5% do músculo, com pouca perda de resistência. A dor, pequena, ocorre em um ponto específico, com leve limitação funcional, como pequena hemorragia.

Grau 2: A degradação muscular não é completa, mas o número de fibras lesionadas é grande (entre 5% e 50%), hemorragia moderada, dor e processo inflamatório razoável. Maior redução da funcionalidade muscular.

Grau 3: Lesão muscular grave, com ruptura completa ou em grande parte do músculo (mais de 50%), com grande perda funcional e defeito palpável. Dor de moderada a forte, grandes edemas e hemorragia.

Como tratar a lesão muscular?

Para quem treina, ter que interromper a musculação por causa de uma lesão muscular é um verdadeiro castigo, mas nesse caso não tem jeito. É preciso cessar o impacto no músculo e, dependendo do grau da lesão, pode ser necessário mobilizar o membro para evitar a ampliação da área da lesionada.

A escolha da melhor abordagem no tratamento depende de avaliação médica e pode envolver fisioterapia, ultrassom pulsado, laser, ondas curtas pulsadas, medicamentos orais e/ou tópicos, fisioterapia e fortalecimento muscular com exercícios de baixa intensidade. No entanto, algumas estratégias podem acelerar a recuperação muscular.

Crioterapia

Mergulhar a parte do corpo afetada em um balde ou banheira cheia de gelo por 10 a 20 minutos ajuda a recuperar o músculo, fazendo com que os vasos sanguíneos se contraiam. Depois desse período, a circulação sanguínea na região aumenta e a musculatura relaxa, diminuindo a inflamação muscular e as dores.

Massoterapia

A massagem ativa a circulação sanguínea do músculo e promove o relaxamento do tecido muscular, reduzindo a fadiga e acelerando a recuperação dos danos.

Suplementação

O BCAA – sigla em inglês para aminoácidos em cadeia ramificada – é formado por leucina, isoleucina e valina, substâncias que ajudam a reparar a lesão muscular encurtando o tempo de recuperação. Quando utilizado diariamente, o BCAA ajuda ainda a prevenir a lesão e a recuperar a musculatura dos danos pós-treino, colaborando para o ganho de massa muscular.

Como evitar lesões?

Tão importante quanto saber tratar é saber evitar a lesão muscular. Para isso você deve tomar alguns cuidados que podem se tornar hábitos bastante saudáveis para quem faz musculação.

  • Pare imediatamente de fazer o exercício ao sentir dor.
  • Mantenha a hidratação adequada e o equilíbrio isocinético;
  • Evite o excesso de alongamento antes da musculação;
  • Faça aquecimento, prepare a musculatura para os pesos;
  • Evite o overtraining (excesso de treino) para não sobrecarregar as estruturas;
  • Evite o excesso de peso;
  • Mantenha uma alimentação e suplementação corretas, com nutrientes suficientes para servirem de substratos para as sínteses anabólicas do corpo;
  • Busque atendimento profissional adequado caso perceba a lesão muscular.

Com essas dicas você pode fazer seus treinos de musculação reduzindo o risco de lesão muscular e ainda colaborando para a recuperação mais rápida de qualquer dano ao músculo.

5/5 - (Total de avaliações: 1)
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
True Source

True Source

Nascemos da união de um time de especialistas de peso que formularam produtos altamente eficientes e saborosos. Depois de 2 anos de pesquisas e estudos do mercado nacional e internacional, nossos médicos, nutricionistas e chefs de cozinha chegaram à fórmula perfeita.

INSCREVA-SE JÁ

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Você vai gostar também:

o que deseja ler hoje?

INSCREVA-SE