o que deseja ler hoje?

A importância da postura na musculação

Você sabia que mais de 80% das lesões causadas durante o treino são, geralmente, causadas pela falta de cuidados com a postura? Uma postura correta na musculação não só potencializa o benefício do exercício feito, como também ajuda a prevenir lesões e até a evitar um cansaço precoce.

Para te ajudar a usufruir totalmente do seu treino, separamos algumas dicas de como manter a postura na musculação durante o uso dos principais aparelhos na academia. Confira abaixo e entenda como a postura pode, ainda, melhorar os seus resultados!

Postura na musculação: dicas e benefícios

Uma das modalidades mais fáceis das pessoas descuidarem da postura, é a musculação. Por isso, além dos espelhos estarem ajustados de acordo com o tamanho de cada uma para possibilitar a visão na hora de realizar os exercícios, existe um posição correta de utilizar os aparelhos que não só previne lesões, como ajuda no desempenho do exercício. Confira abaixo dicas de como utilizar os principais aparelhos:

Pulley Costas

Para utilizar esse aparelho, a coluna deve estar alinhada, com muita atenção para não sobrecarregar a lombar. Para evitar danos à coluna cervical e às articulações, opte por puxar a barra colocando-a à frente do seu corpo. Dessa forma, os músculos são trabalhados sem colocar suas costas em risco.

Para potencializar o exercício, mantenha os músculos do abdômen contraídos durante a execução, pois isso estabiliza e ajuda a proteger a coluna.

Leg Press

Nesse exercício, a coluna deve permanecer completamente apoiada no encosto, assim como os pés na plataforma. Os joelhos e quadril devem estar alinhados com o pés, evitando que as pernas se inclinem para dentro ou fora na hora de dobrar os joelhos.

Evite esticar a perna completamente na volta do movimento, assim você não sobrecarrega os joelhos e ainda trabalha a musculatura o tempo todo.

Supino Reto

Ao deitar no aparelho, tenha certeza de que seu campo de visão está bem embaixo da barra. No momento de trazê-la junto ao corpo, faça isso na linha da clavícula.

Mantenha os cotovelos na linha do ombro para trabalhar a musculatura de maneira mais eficiente. E não se esqueça de manter o abdômen contraído e os punhos neutros.

Agachamento

Para manter a postura durante o agachamento, mantenha os pés paralelos, abertos na largura do quadril. O ideal é tentar descer até os joelhos formarem um ângulo de 90 graus, com as coxas paralelas ao chão.
Tome muito cuidado para não projetar os joelhos à frente dos pés. Lembre-se de manter o abdômen contraído e a coluna reta.

Abdominal

Aqui, o cuidado é para manter o pescoço em uma posição relaxada durante o movimento. O abdominal deve se manter contraído para não machucar a coluna e também para garantir o fortalecimento da região do abdômen.

Elevação lateral com halteres

Para diminuir o contato entre as estruturas ósseas do ombro, opte por fazer o movimento aproximando um pouco os braços diagonalmente, mantendo as palmas das mãos voltadas para dentro.

Cadeira flexora e extensora de joelhos

Nesse aparelho, a coluna precisa estar bem apoiada no encosto, assim como os pés na plataforma. As mãos devem ser mantidas paralelas ao corpo, segurando as manoplas.

A alavanca precisa ser ajustada para que fique acima dos joelhos, evitado que as coxas subam durante a flexão.  Na extensão, tenha certeza de que os pés estejam paralelos e apontando para frente o tempo todo.

Caso sua postura na musculação te incomode ou você não consiga realizar esses cuidados com a postura sozinho, procure um médico especialista da área.

Avalie este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
True Source

True Source

Nascemos da união de um time de especialistas de peso que formularam produtos altamente eficientes e saborosos. Depois de 2 anos de pesquisas e estudos do mercado nacional e internacional, nossos médicos, nutricionistas e chefs de cozinha chegaram à fórmula perfeita.

INSCREVA-SE JÁ

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Você vai gostar também:

o que deseja ler hoje?

INSCREVA-SE