o que deseja ler hoje?

Alongamento x Aquecimento, você sabe a diferença?

5 Minutos de Leitura

Alongamento ou aquecimento, o que é melhor para deixar seu treino ainda mais completo? Será que o ideal é fazer os dois? No fundo eles não querem dizer a mesma coisa?

As dúvidas são frequentes sobre o assunto, até porque a maioria das pessoas costuma confundir ambos os termos. Na verdade, eles são coisas bastante diferentes e, ainda que haja controvérsias, ambos são necessários para o exercício físico.

Veja agora o que é alongamento e aquecimento, entenda como funcionam e por que são importantes.

O que é alongamento?

Como o próprio nome já diz, o alongamento tem como finalidade alongar a musculatura. A ideia é afastar o local de origem do músculo, onde se prende através dos tendões, da sua inserção – onde ele se fixa também por meio de tendões.

Através de exercícios, o alongamento procura fazer um estiramento de forma que o músculo ganhe mais elasticidade. São exercícios lentos e localizados, com ações que duram, em média, 20 a 30 segundos.

A prática do alongamento, no entanto, é questionada por alguns especialistas. Ainda assim, vários estudos reforçam a importância do alongamento antes de esportes e atividades físicas em geral.

Entre os benefícios apontados, o principal deles é a criação de adaptações musculares positivas, que melhoram o desempenho do esportista.

O alongamento melhora a performance do músculo, acelera a sua recuperação e é capaz de reduzir a dor. Depois de alongado, o músculo trabalha em amplitudes maiores,potencializando o treino.

E o que é aquecimento?

Já o aquecimento mexe com todo o corpo de uma forma geral. Ele faz com que não apenas os músculos, mas também as articulações e os tendões fique prontos para o exercício.

Quando realizado da forma correta, o aquecimento é capaz de reduzir o risco de lesões e melhorar o rendimento do treino. Ele aumenta a temperatura corporal e melhora a circulação do sangue, lubrificando as articulações e, com isso, prevenindo danos ao sistema como um todo.

O aquecimento também colabora para a otimização dos treinos. A temperatura corporal mais alta imprime mais velocidade e força, fazendo com que consiga suportar uma carga maior.

Um aquecimento bem feito também impacta positivamente os hormônios. O corpo começa a secretar IGF-1 (fator de crescimento semelhante à insulina tipo 1), HGH (o hormônio do crescimento) e testosterona.

E atenção para a vantagem: todos eles são hormônios conhecidos por combater o acúmulo de gordura. Por outro lado, o aquecimento também induz o aumento dos níveis de adrenalina, melhorando a qualidade do treino.

Como fazer aquecimento e alongamento?

Aquecimento e alongamento podem ser feitos em sequência ou isoladamente. O aquecimento deve ser sempre antes da atividade física, já o alongamento pode ser realizado a qualquer momento, até mesmo ao final do treino.

No entanto, quando você opta por ambas as práticas antes de começar os exercícios, o ideal é primeiro alongar o corpo para depois aquecer. Isso por que, na ordem inversa, o corpo vai esfriar enquanto você faz o alongamento, perdendo todos benefícios.

Faça o alongamento de forma vagarosa, sem pressa, com foco nos músculos que serão trabalhados. Mas atenção, porque ele deve ser sempre auxiliar ao aquecimento, nunca um substituto. Ou seja, o aquecimento é fundamental, o alongamento é opcional.

Isso acontece por que o alongamento não previne lesões, como o aquecimento. Por outro lado, a sua prática é polêmica entre alguns especialistas.

De acordo com cientistas, o alongamento deixa os músculos mais tensos, em vez de relaxados. Segundo eles, estudos já mostraram que atletas que se alongam antes dos exercícios estão mais sujeitos a lesões do que os que apenas se aquecem.

E eles vão ainda mais longe. De acordo com estudo publicado no The Journal of Strength and Conditioning Research, a redução da performance nos treinos com peso de quem se alonga antes dos exercícios chega a 8,3%.

Isso não significa, no entanto, que o alongamento não traga benefícios. Muito pelo contrário, o que os cientistas sugerem é que ele não deve ser feito antes da atividade física.

Especialistas indicam que a melhor hora é após o treino, quando os músculos ainda estão aquecidos e as juntas lubrificadas.

Como aumentar sua elasticidade?

Quer usufruir dos benefícios do alongamento? Então preste atenção nessas dicas:

  • Escolha um músculo e o alongue até sentir repuxar, mas pare antes de doer. Segure-o nessa posição até senti-lo relaxar – e perceber que pode alongar um pouco mais.
  • Aumente então a tensão até sentir novamente desconfortável, mas sempre sem dor. Essa é a posição ideal, então permaneça nela por mais um tempinho. No total, esse procedimento deve levar entre 20s e 30s.
  • Repita esses passos como os demais músculos que serão trabalhados. Se perceber que pode levar mais tempo em cada alongamento, não há problema. Alguns estudos indicam que o tempo pode variar de acordo com o grupo muscular alongado.

Como aquecer?

Seu aquecimento deve estar alinhado com o seu treino. Portanto, se o dia é apenas de peito e tríceps, por exemplo, não é de grande valia aquecer as pernas.

Faça basicamente os mesmos exercícios do treino no aquecimento, só que com uma carga mais leve – com no máximo 40% da carga máxima que costuma realizar sua série. Assim você conseguirá irrigar bem os tecidos e preparar seu corpo para o treino a valer.

Não esqueça de potencializar seus treinos ainda mais com os suplementos certos. Na True Source você encontra os melhores produtos importados, sempre em ofertas e promoções. Venha conferir!

Avalie este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Picture of Nutri Elaine

Nutri Elaine

Elaine Henzel já atua na área da nutrição há mais de 14 anos. Começou sua carreira como técnica em Nutrição e Dietética, onde atuou na área na suplementação esportiva. Se formou em Nutrição em 2014 e logo buscou a sua especialização em Nutrição Clínica Funcional. É também Coach de Mindfulness e Mindful Eating. É pós graduanda em Nutrição comportamental e Psiquiatria Nutricional. Elaine trabalha muito com a área da saúde mental e neurociência.Como sempre foi apaixonada pela área da suplementação, pois acredita no grande potencial que um bom suplemento têm em melhorar a saúde e performance das pessoas, foi que ela chegou até a True Source. Para ela, trabalhar com a True Source é trabalhar com seu propósito de vida: o cuidar e tratar pessoas!

INSCREVA-SE JÁ


Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Você vai gostar também:

o que deseja ler hoje?

INSCREVA-SE