o que deseja ler hoje?

tipos de abdominais para queimar gordura

Conheça 10 tipos de abdominais para queimar gordura corporal

A procura por um corpo com músculos definidos cresce a medida que o verão chega e nos preparamos para curtir os momentos ao ar live. E quando se trata de estética, a barriga entra em primeiro lugar na lista de muita gente que deseja aquele tão sonhado “tanquinho”.

Quando falamos sobre exercícios para o abdômen, também conhecido como centro de gravidade corporal ou core pelos especialistas da saúde, os cuidados vão muito além da estética.

O trabalho dessa região específica contribui para uma vida mais saudável, ajudando na prevenção e/ou reabilitação do corpo, diminuindo dores na região lombar, melhorando o rendimento nas mais diversas atividades físicas e aumentando consideravelmente a força e a resistência muscular em toda e qualquer atividade da vida diária, ou simplesmente AVD.

Saiba mais sobre o assunto lendo o nosso conteúdo do dia!

Quais os principais tipos de abdominais e para que servem?

Se você pretende perder a barriga e reduzir sua gordura corporal ao mesmo tempo, o abdominal pode ser a alternativa certa para garantir um treino mais dinâmico e completo.

Para te aumentar suas chances de alcançar aquele abdômen sarado tão desejado, o blog da True Source separou 10 dicas de exercícios abdominais que podem ser executadas em casa e sem a necessidade de equipamentos. Confira!

1. Abdominal tradicional

Também conhecido como treino supra abdominal com joelhos flexionados, o abdominal tradicional é o exercício certo para quem está iniciando suas atividades físicas. Esse treino tem como objetivo trabalhar os músculos do reto abdominal e oblíquos. Sua execução é muito simples e você só precisará de um local com espaço suficiente para se movimentar da seguinte maneira:

mulher fazendo abdominal

  1. Deite-se com as costa voltadas para o chão e flexione suas pernas de forma que os joelhos fiquem apontados ao teto;
  2. Mantenha os pés firmes ao chão e sempre bem alinhados ao quadril, com as mãos encostadas na parte de trás da cabeça;
  3. Levante o tronco com força suficiente para manter o busto o mais próximo das pernas, mas sem encostar;
  4. Retorne à posição inicial e repita o processo em sessões. Tente fazer ao menos 10 vezes na primeira série e vá aumentando a quantidade conforme sua evolução de treino.

2. Abdominal Canivete

Ideal para tonificar os músculos posteriores da coxa, o abdominal canivete é perfeito para quem quer ganhar aqueles gominhos na barriga. O exercício ganha esse nome por lembrar a ferramenta e tem como objetivo trabalhar os músculos reto abdominal, oblíquos, piramidais e transverso, ou seja, é um treino de nível avançado. Para sua execução, faça o passo a passo:

mulher fazendo abdominal canivete

  1. Deite-se com os braços ao lado da cabeça e as pernas esticadas;
  2. Nessa posição, contraia os músculos do tronco para atingir uma força que irá te fazer levantar as pernas e, ao mesmo tempo, levar os braços esticados para frente;
  3. Repita o exercício em séries e realize o movimento devagar, sempre mantendo a cervical neutra (sem forçá-la) durante o movimento todo.

Quer ter mais êxito em sua busca pela barriga ideal? Dê uma conferida em nossas dicas de termogênicos!

3. Abdominal Canivete Cruzado

Uma variação do abdominal canivete tradicional, sua versão cruzada é um exercício também de nível avançado. Sua função principal é a de ajudar a elevar a concentração de esforço muscular durante o treino.

Ou seja, esse treino irá trabalhar a coordenação motora enquanto é executada uma série de abdominais. Execute-o da seguinte maneira:

  1. Deite no chão com pernas esticadas, um braço esticado acima da cabeça e o outro braço ao lado do corpo;
  2. Durante a elevação, contraia os músculos do abdômen levando a perna esquerda até o braço direito a fim de que a mão direita encoste no pé esquerdo;
  3. Ao fim da elevação, retorne o corpo a posição inicial e repita com o outro lado. Faça o treino em sessões de 10 e descanse por pelo menos 30 segundo entre cada sessão;
  4. Lembre-se, concentre sua força sempre na barriga e sem tencionar o pescoço.

4. Abdominal Bicicleta

Conhecido também como abdominal alternado, esse exercício veio emprestado do mundo dos ciclistas e é uma excelente opção para os iniciantes.

mulher fazendo abdominal bicicleta no tapete de exercício

O abdominal bicicleta é usado para trabalhar diretamente os músculos oblíquos e no movimento de giro do tronco. É ótimo também para fortalecer a região lateral do abdômen, para a melhora da coordenação motora e para o fortalecimento muscular das pernas.

Para sua prática, você deve:

  1. Deitar no chão com as pernas esticadas e as mãos ao lado da cabeça;
  2. Contrair o abdômen e elevar o tronco levemente enquanto o joelho esquerdo dobrado sobe ao mesmo tempo;
  3. Durante esse movimento, leve o cotovelo direito de encontro com o joelho esquerdo;
  4. Repita o processo com o outro lado. Faça séries de 10 repetições e descanse 30 segundos entre cada uma.

5. Abdominal Boxeador

Seguindo os mesmos passos de execução e dificuldade do abdominal bicicleta, a versão boxeador tem como objetivo elevar a tonificação dos músculos oblíquos e do tronco e também ajudar na perda de peso.

Sua execução também segue pelo mesmo nível intermediário de treino . O abdominal boxeador repete os dois primeiros movimentos do abdominal bicicleta, ou seja:

  1. Deitado no chão com a mãos ao lado da cabeça, vá contraindo o abdômen elevando o tronco levemente, enquanto o joelho esquerdo é elevado e dobrado simultaneamente;
  2. A partir daqui, estique o braço esquerdo para dar um soco no ar em direção ao seu lado esquerdo sempre que elevar o tronco;
  3. Retorne à posição inicial e faça o mesmo movimento novamente, mas dessa vez, realizando o soco com a outra mão ao mesmo tempo em que a cruza para o lado direito.

6. Abdominal Prancha

Um dos exercícios mais completos e eficazes para quem procura aquele abdômen muito bem definido!

homem fitness fazendo prancha na frete do notebook

O treino de prancha é ideal para quem já é acostumado a treinar e até mesmo para quem está iniciando. Como resultado, o abdominal prancha entrega a tonificação dos braços trabalhando os músculos do reto abdominal, oblíquos e transverso:

  1. Fique em posição de quatro apoios com seus cotovelos apoiados no chão, alinhados com os ombros e na ponta dos pés;
  2. Durante o processo, estenda os joelhos e desça o quadril até o mesmo ponto paralelo ao chão;
  3. Transfira o peso do corpo para os ombros e abdômen. Não deixe de inspirar e expirar de maneira coordenada durante todo o exercício.

+ Conteúdo para você: Descubra como calcular seu percentual de gordura com o blog da True Source.

7. Abdominal Infra

Uma variação de nível intermediário do abdominal comum, o abdominal infra pode ser chamado também de abdominal reverso. É um tipo de abdominal ideal para trabalhar os músculos reto abdominal, oblíquos, piramidais e transverso, além de evitar lesões na região.

Pode ser adicionado aos mais variados tipos de treinos da seguinte maneira:

  1. Deitado no chão com a coluna bem apoiada, mantenha seus membros superiores bem estendidos ao lado do corpo ou com as mãos embaixo da região sacral;
  2. Eleve os membros inferiores com joelhos sempre estendidos, de preferência em um ângulo de 90º. Durante o movimento, inspire e segure;
  3. Enquanto expira todo o ar dos pulmões, vá descendo os membros inferiores até uma angulação de 60º a 45º, mas sempre mantendo a pelve muito bem estabilizada;
  4. Repita o movimento até acabar a série recomendada pelo seu personal trainer (geralmente, 3 série de 15 repetições para iniciantes).

8. Abdominal na Bola Suíça

Outro dos exercícios de abdominal de nível intermediário, o abdominal na bola suíça tem como vantagem forçar os músculos estabilizadores a atuar com maior precisão no movimento, trabalhando principalmente os músculos do reto abdominal e oblíquos. As etapas de execução são:

mulher fitness fazendo abdominal na bola suíça

  • Com a bola no chão, deite-se com as costas apoiadas sobre a bola e mantenha os pés fixos no chão e joelhos flexionados em ângulo de 90º;
  • Mantenha também os cotovelos sempre flexionados e mãos logo atrás da cabeça;
  • Inspire para preparar o movimento e expire quando flexionar o tronco, retirando as escápulas do contato com a bola;
  • Inspire novamente e retorne à posição inicial para repetir o processo.

9. Abdominal Supra

Indicado principalmente para a definição do abdômen, o abdominal supra trabalha de forma concentrada a musculatura superior do abdômen. É um exercício prático e bastante fácil, perfeito para iniciantes e pode ser feito em diferentes ângulos, seja declinado e com e sem carga.

Ajuda também na melhora da postura, na sustentação do corpo e no auxílio do equilíbrio:

  1. Com as costas apoiadas no chão em decúbito dorsal, flexione os joelhos e quadris e lembre de manter uma angulação de pelo menos 90º com os cotovelos flexionados e mãos atrás da cabeça;
  2. Enquanto inspira, vá preparando seu movimento de elevação;
  3. Quando flexionar o tronco, expire o ar dos pulmões e retire a cabeça e os ombros do chão;
  4. Inspire novamente e retorne seu corpo para a posição inicial;
  5. Faça todo o processo em sessões de 10 repetições e descanse por 30 segundos entre cada série.

10. Abdominal Remador

O abdominal remador é um exercício de nível avançado, ideal para quem procura um equilíbrio corporal fortalecido e uma postura correta. Também é ótimo para perder gordura localizada.

  1. Inicie seu exercício sentando no chão com os braços estendidos na lateral da cabeça e os membros inferiores também estendidos no chão;
  2. Durante o processo todo, exercite sua respiração, inspirando e expirando a cada movimento;
  3. Flexione o tronco, o quadril e os joelhos de forma que você consiga abraçar os joelhos;
  4. Retorne para a posição inicial e repita o procedimento em sessões de pelo menos 20 com descanso de 30 segundos entre elas.

Para garantir que seus exercícios abdominais sejam executados corretamente, é necessário saber controlar o tempo e a quantidade de treino. O foco é não exagerar nas repetições, ainda mais se você for um iniciante.

Sobrecarregar o corpo é o primeiro passo para gerar lesão nos músculos, atrapalhando a sua meta de conquistar o abdômen tonificado.

Para ter total certeza de que você está fazendo seu abdominal de maneira correta, procure por um profissional habilitado e que possa te fornecer um programa de treinamento adequado para seu tipo físico e necessidade.

Essas e diversas outras dicas de como melhorar seu condicionamento físico e qualidade de vida você encontra aqui no blog da True Source. Para saber mais sobre dietas ou mesmo entender com precisão o que é hipertrofia, aqui no blog nós temos o que você procura.

Continue com a gente e confira textos novos toda semana! Até a próxima.

5/5 - (Total de avaliações: 2)
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
True Source

True Source

Nascemos da união de um time de especialistas de peso que formularam produtos altamente eficientes e saborosos. Depois de 2 anos de pesquisas e estudos do mercado nacional e internacional, nossos médicos, nutricionistas e chefs de cozinha chegaram à fórmula perfeita.

INSCREVA-SE JÁ

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Você vai gostar também:

o que deseja ler hoje?

INSCREVA-SE