o que deseja ler hoje?

Resveratrol: o que é, para que serve e onde encontrá-lo!

Apesar do nome estranho, o resveratrol é um composto natural responsável por uma série de benefícios à saúde. Esse anti-inflamatório e antioxidante é costumeiramente encontrado em alguns tipos de frutas e outras plantas, sendo bastante comum no vinho tinto e no cacau.

É uma substância excelente para quem procura proteger o organismo de diferentes tipos de doenças e de forma mais natural, além de proporcionar uma melhor aparência da pele e maior bem-estar. Se você se interessou e quer saber mais, continue com o blog da True Source e conheça tudo sobre esse composto!

O que é resveratrol e para que serve?

Como dito, o resveratrol é um composto vegetal encontrado principalmente em sementes, caules e cascas de frutas vermelhas.

Seu nome físico é fitoalexina e apresenta uma série de propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes que ajudam o organismo a combater diferentes tipos de doenças e também a prevenir o aparecimento e desenvolvimento de outras, como alguns tipos de câncer.

Entre outras de suas vantagens, o consumo de substâncias ricas em resveratrol pode trazer benefícios também ao coração, já que diminui os níveis de colesterol no sangue, melhora as funções cerebrais e ainda ajuda a controlar inflamações por todo o corpo.

Ainda que seu consumo possa ser feito de forma natural, através da alimentação e ingestão de sucos de uva e até mesmo doses controladas de vinho, a principal fonte do composto vegetal é por meio de suplementação.

Quais são as vantagens no consumo de resveratrol?

Entre as ações já citadas, referentes às suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, o resveratrol também oferece ação antiviral, anti-envelhecimento, neuroprotetora e fitoestrogênica. Entre as suas vantagens estão:

  • Prevenção contra substâncias externas que possam causar envelhecimento precoce;
  • Melhoria na saúde e, consequentemente, na aparência da pele;
  • Desintoxicação e limpeza do organismo contra toxinas leves;
  • Facilita e ajuda na perda de peso devido ao aumento do metabolismo;
  • Melhora o fluxo sanguíneo e aumenta o relaxamento muscular;
  • Aumenta a proteção contra doenças cardiovasculares;
  • Reduz o colesterol ruim no organismo (LDL);
  • Seu composto bioativo oferece ao organismo mecanismos para prevenir e diminuir a ansiedade;
  • Ajuda a controlar o estresse do cérebro, atuando contra a depressão no processo;
  • Diminui e melhora a aparência de cicatrizes e ajuda na cura de ferimentos;
  • Melhora a sensibilidade à insulina e ajuda a manter os níveis de açúcar em níveis baixos;
  • Auxilia na prevenção de doenças neurodegenerativas (Alzheimer, Doença de Huntington, Parkinson);
  • Auxilia na prevenção de surgimento de alguns tipos de câncer, como cólon e próstata.

Todos esses fatores são originários não somente do consumo de resveratrol por si só, mas também do equilíbrio entre alimentação saudável e prática de exercícios físicos e os diversos benefícios que essa soma traz.

E quais são, efetivamente, os alimentos ricos em resveratrol?

Por ser um composto natural, o resveratrol pode ser facilmente encontrado em uma série de diferentes plantas, principalmente em frutas vermelhas. Essas frutas e outros alimentos podem ser inseridos nos seus hábitos alimentares diários, sempre com foco não somente na base de controle da saúde, mas também nas suas necessidades de nutrientes.

Uvas de varias cores em cima da mesa

Entre os principais alimentos ricos na substância estão as uvas roxas (Vitis vinifera) e seus derivados, como vinho tinto e suco natural da fruta, o cacau e seus derivados (de preferência quando não há misturas na composição, como leite e açúcar, preferencialmente chocolate amargo), amendoim (puro), pistache, blueberry e cranberry (arando).

Qual a melhor maneira de consumir resveratrol?

Quando se trata de consumo natural de resveratrol, em geral, não existem restrições quanto às quantidades que devem ser ingeridas. Ou seja, podem ser consumidas frutas livremente, sejam elas de forma natural ou mesmo junto a outras substâncias em preparos de receitas.

Quanto ao consumo de vinho tinto, também rico no composto, a ingestão deve ser bem mais controlada. A bebida pode, sim, ser consumida com mais frequência, mas em quantidades bem pequenas. Sua recomendação é de uma taça (entre 30ml e 120ml) por dia, preferencialmente seguindo as orientações de um nutricionista para quantos dias na semana pode ser feita essa ingestão.

Como deve ser feito o consumo de resveratrol em suplemento?

É bastante comum que, mesmo com o consumo de alimentos ricos em resveratrol, sua ingestão diária não seja o suficiente para que o corpo possa absorver todas as quantidades necessárias de nutrientes que o composto oferece.

Em casos assim, a ingestão de suplementação pode ser a solução mais interessante e adequada, mas somente quando necessário e indicado por um profissional nutricionista.

Em geral, suplementos à base de resveratrol não são produzidos apenas com a substância isolada, como o True Resveratrol, que vem acompanhado de outros nutrientes e vitaminas essenciais para influenciar o organismo e ajudar ainda mais na melhora da saúde como um todo.

Existe risco no consumo de resveratrol?

O consumo de alimentos ricos na substância resveratrol, quando feito de forma regular e em quantidades controladas, não causa nenhum tipo de problema à saúde ou mesmo ao organismo de forma geral.

Quando ingerido de maneira excessiva, em grandes quantidades diariamente e por um período muito longo, o composto pode acabar trazendo alguns efeitos negativos, como náusea, diarreia e vômito.

Por isso, vale sempre alertar e pontuar com bastante ênfase, seja o consumo de forma natural ou através de suplementação, procure por orientação de um nutricionista para garantir todos os benefícios dessa substância!

E, aí? Gostou de nossas dicas e informações sobre esse composto incrível? Bom, esperamos sim! E para saber mais sobre outros assuntos ligados à saúde e ao bem-estar físico e mental, aqui no blog da True Source você encontra também tudo sobre alimentos funcionais e como incluí-los de forma correta em sua alimentação diária.

Fique de olho no nosso blog e acompanhe todas as nossas publicações semanalmente para ficar informado e aprender muito mais!

4.1/5 - (Total de avaliações: 14)
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Nutri Elaine

Nutri Elaine

Elaine Henzel já atua na área da nutrição há mais de 14 anos. Começou sua carreira como técnica em Nutrição e Dietética, onde atuou na área na suplementação esportiva. Se formou em Nutrição em 2014 e logo buscou a sua especialização em Nutrição Clínica Funcional. É também Coach de Mindfulness e Mindful Eating. É pós graduanda em Nutrição comportamental e Psiquiatria Nutricional. Elaine trabalha muito com a área da saúde mental e neurociência.Como sempre foi apaixonada pela área da suplementação, pois acredita no grande potencial que um bom suplemento têm em melhorar a saúde e performance das pessoas, foi que ela chegou até a True Source. Para ela, trabalhar com a True Source é trabalhar com seu propósito de vida: o cuidar e tratar pessoas!

INSCREVA-SE JÁ

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Você vai gostar também:

o que deseja ler hoje?

INSCREVA-SE