o que deseja ler hoje?

dosador em fundo desfocado com farinha marrom

O que são suplementos alimentares e para que servem?

Suplementos alimentares: o que são, como usá-los e os principais tipos!

As cápsulas de suplementos alimentares se tornaram elementos comuns na rotina de quem busca uma vida mais saudável, afinal, elas podem ser encontradas facilmente em lojas de mercado natural, body shops, farmácias e supermercados. Mas você sabe o que elas são, de fato, e como devem ser consumidas no dia a dia? De forma geral, os suplementos alimentares funcionam realizando a reposição e o equilíbrio de diversos nutrientes indispensáveis para o bom funcionamento do nosso corpo.

Apesar de não exigir receita médica para sua compra, é importante manter um acompanhamento médico na hora de tomar seus suplementos, pois só um profissional qualificado pode analisar as principais necessidades do seu organismo e indicar as suplementações que farão realmente sentido para seu organismo.

Venha entender, com o time de especialistas da True Source o que são os suplementos vitamínicos, seus principais tipos e como eles devem ser utilizados na rotina!

O que são suplementos alimentares? Aprenda com a True Source!

De forma geral, os suplementos alimentares têm características e propriedades similares àquelas presentes nos alimentos convencionais, principalmente quando analisamos os valores nutricionais de ambas as partes. Porém, os suplementos são substâncias químicas produzidas em laboratório que trazem esses nutrientes de forma concentrada para uma reposição mais eficaz e equilibrada.

Em relação ao consumo, é possível encontrar uma variedade de formatos, como os suplementos em cápsulas, líquidos, em pó, granulados e até mesmo em pastilhas, que normalmente mantém a composição, por isso a escolha fica a critério de quem vai fazer uso do suplemento. E não se esqueça: os suplementos alimentícios são complementos e não substituem uma boa alimentação cheia de vitaminas e minerais!

Conheça as últimas novidades do universo dos suplementos aqui no blog True Source!

Quem pode precisar de suplementação alimentar?

Apenas um bom acompanhamento profissional é capaz de definir se você precisa ou não de suplementos alimentares, por isso, é indispensável realizar exames de rotina e manter uma alimentação balanceada. Dito isso, existem sim algumas necessidades básicas que podem apontar, de forma superficial e por padrão, alguns tipos de pessoas que têm maior propensão ao desequilíbrio vitamínico, ou seja, que necessitam da suplementação alimentar.

Gravidas e mulheres na pré-menopausa

mulher com as mãos apoiadas em sua barriga de grávida

Existem diferentes fases da vida da mulher que podem levá-las a um baixo nível de nutrientes no corpo, o que exige suplementação complementar. Durante o período de amamentação e na própria gravidez, por exemplo, diversos médicos indicam a suplementação de ácido fólico e ômega 3 para evitar malformações do sistema nervoso do bebê. Os anos de pré-menopausa também são marcados pela comum necessidade dessa suplementação extra do organismo.

Pessoas em dietas restritivas

pessoas comendo salada envolta de uma mesa redonda

Nas dietas restritivas – obrigatórias ou por escolha – essa suplementação complementar também pode ser necessária. Alguns exemplos de restrição alimentar obrigatória que podem exigir esses cuidados com as vitaminas são as alergias do glúten, do leite animal, e os celíacos. Já nas restrições por escolha, como o vegetarianismo e o veganismo, também podem exigir esse complemento – principalmente em períodos de transição e adaptação.

Idosos e crianças

homem idoso abraçando criança em campo ensolarado

A Sarcopenia, ou perda de tecido muscular, é muito comum na fase mais adulta da vida, por isso, é comum que médicos especialistas na terceira idade recomendem reposições proteicas para idosos. A suplementação alimentar também pode ser um agente poderoso no equilíbrio da perda de massa óssea que é muito comum nessa fase da vida.

No total oposto a esse momento da vida, a Sociedade de Pediatria de São Paulo também aponta as crianças como um dos maiores grupos de vulnerabilidade para as deficiências nutritivas – isso ocorre por conta de seu desenvolvimento acelerado. Diferente dos idosos, aqui as recomendações de suplementação extra não são tão comuns, mas podem acontecer devido a condições de saúde e ritmo de crescimento. Nem precisamos repetir que o acompanhamento médico é fundamental, não é mesmo?

Atletas de alto rendimento

homem com peso de musculação fazendo exercício

O condicionamento do corpo a um alto rendimento físico também pode levar a uma necessidade maior de suplementação. Atletas da natação, ciclismo, corrida e praticantes do fisiculturismo são os mais comuns entre aqueles que apresentam essa necessidade mais elevada de suplementação. Para os 3 primeiros exemplos, o mais comum são os energéticos e os suplementos hipercalóricos. Já para os fisiculturistas, o mais comum são as recomendações de suplementos hiperproteicos.

É claro que existem outras condições que levam alguém a precisar de um complemento na suplementação alimentícia, e por mais diferentes que eles sejam, apenas o acompanhamento médico garante um diagnóstico eficaz e certeiro para cada caso!

7 tipos de suplementos alimentares para adicionar na rotina!

Assim como os padrões e necessidades de cada corpo são totalmente diferentes, os suplementos também não são todos iguais. Na verdade, existem 7 tipos mais comuns no mercado que podem auxiliar diferentes necessidades de suplementação do corpo. Conheça essas diferentes opções e entenda mais sobre aquela que mais combina com o que o seu corpo pede nesse momento.

embalagens de seis suplementos da true source

1. Suplementação hipercalórica

Como o próprio nome já diz, um suplemento hipercalórico é aquele que oferece uma dose extra de calorias para o organismo. A composição desse tipo de suplemento é rica em gorduras, vitaminas, proteínas, o próprio carboidrato, e minerais, o que exige inclusive um cuidado maior com excessos que podem levar ao sobrepeso.

2. Suplementação termogênica

Ideais para quem busca alternativas para emagrecimento, a principal função dos suplementos termogênicos é a aceleração do metabolismo. Na composição desse tipo de componente nutritivo estão o guaraná, a cafeína, citrus e outras substâncias capazes de estimular esse boom energético.

3. Suplementação proteica

Você é fã de musculação? Então a suplementação com proteína precisa se tornar sua mais nova melhor amiga. Além de fornecer energia para o corpo, essa suplementação também complementa o potencial de recuperação do corpo após um treino mais pesado.

4. Suplementação antioxidante

Ao praticar exercícios, o corpo humano produz, naturalmente, uma quantidade específica de radicais livres, e a suplementação antioxidante pode ser utilizada exatamente para combater os efeitos de tais radicais nas células do corpo.

5. Suplementação hormonal

Normalmente, essa suplementação é associada a estimulação da produção hormonal para necessidades específicas do corpo. O complemento da suplementação hormonal atua, principalmente, em hormônios como a tiroxina e o estrogênio.

6. Suplementação poli vitamínica e com minerais

A suplementação poli-vitamínica é uma das mais comuns quando pensamos na busca por esses complementos na alimentação. É claro que se torna indispensável um acompanhamento e indicação médica para escolher a suplementação certa para você, mas as vitaminas e minerais que mais necessitam desse apoio extra são o cálcio, o ferro, e o magnésio.

7. Suplementação probiótica

Voltada para as necessidades e problemas do intestino, essa suplementação é realizada com micro-organismos vivos e pode ser um aliado importante para quem sofre com esse tipo de condição diariamente.

A suplementação alimentar é um benefício da medicina moderna que precisa ser usado com corretamente, contando com o acompanhamento de um bom profissional. Continue se informando sobre o universo da saúde aqui no blog True Source e não deixe de conferir as novidades do nosso site. Nos vemos no próximo post!

Dúvidas? Chame a gente no WhatsApp diretamente aqui na página!

5/5 - (Total de avaliações: 1)
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Nutri Elaine

Nutri Elaine

Elaine Henzel já atua na área da nutrição há mais de 14 anos. Começou sua carreira como técnica em Nutrição e Dietética, onde atuou na área na suplementação esportiva. Se formou em Nutrição em 2014 e logo buscou a sua especialização em Nutrição Clínica Funcional. É também Coach de Mindfulness e Mindful Eating. É pós graduanda em Nutrição comportamental e Psiquiatria Nutricional. Elaine trabalha muito com a área da saúde mental e neurociência.Como sempre foi apaixonada pela área da suplementação, pois acredita no grande potencial que um bom suplemento têm em melhorar a saúde e performance das pessoas, foi que ela chegou até a True Source. Para ela, trabalhar com a True Source é trabalhar com seu propósito de vida: o cuidar e tratar pessoas!

INSCREVA-SE JÁ

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Você vai gostar também:

o que deseja ler hoje?

INSCREVA-SE