o que deseja ler hoje?

Pré-Contest: o que é, suas fases e muito mais!

Quando se fala em fisiculturismo de alta performance, dietas regradas, preparação física rigorosa e um descanso semanal são alguns elementos indispensáveis que precisam ser seguidos corretamente para garantir o máximo de definição física dos competidores.

E quando se trata de um planejamento de treino e dieta focados especificamente para competição? Dentro do universo do fisiculturismo, essa é uma fase chamada de Pré-Contest que consiste, basicamente, no período de preparação para uma competição.

Para entender melhor o que é essa fase e como ela funciona para uma competição de fisiculturismo, o blog da True Source traz algumas informações para que você possa entender detalhadamente o que é esse período e como ele deve ser executado para garantir o melhor shape para os palcos e tudo com o máximo de saúde, confira!

O que é pré-contest e qual o tempo de duração da preparação?

Como dito antes, o pré-contest é o período de preparação física de um fisiculturista antes de qualquer tipo de competição, ou seja, é a fase à qual o atleta irá dedicar toda a sua atenção em preparar seu corpo para que ele ganhe o shape perfeito para sua próxima apresentação.

O termo, em si, vem da língua inglesa e significa pré-concurso ou pré-competição e seu tempo de duração pode variar bastante, já que irá depender da competição. Em geral, o pré-contest se inicia em um período de 3 meses antes da competição, iniciando de forma mais leve e se intensificando conforme o momento de subir aos palcos se aproxima.

Em suma, com cerca de 3 até mesmo 2 dias antes da apresentação, estratégias bastante radicais são aplicadas para que o competidor possa ter um déficit calórico ainda maior com “secagem” significativa. Esse tipo de manobra especial e/ou trabalho aeróbico são técnicas utilizadas exclusivamente nos dias anteriores do evento.

Ainda que seja mais comum o período de 3 meses pré-concurso, para muitos atletas esse trabalho todo pode ser iniciado até mesmo entre 4 e 5 meses de antecedência. Claro, tudo isso seguindo sempre um cronograma muito bem especificado e definido especialmente para aquele atleta.

Quais são as fases do pré-contest?

Esse tipo de preparação, como já citado, se inicia de forma mais moderada e vai se intensificando cada vez mais conforme o momento da competição se aproxima. Mas é no dia anterior e, principalmente, no de subir ao palco que as coisas realmente chegam ao limite.

Tudo isso só é possível devido às fases nas quais o pré-contest é dividido. Confira mais sobre cada uma delas e como elas são executadas sob cada uma das perspectivas e objetivos dos atletas. Veja só:

1. A fase do bulking

Essa é a fase inicial do pré-contest onde o competidor irá ganhar o máximo de volume muscular com foco, especificamente, na competição à qual ele/ela irá participar. É aqui onde a construção do corpo se dá, é onde é adquirido o volume e a simetria muscular desejada, sem a preocupação de acumular gordura.

A ideia principal desta fase é manter uma dieta mais aberta e com poucas restrições para obter um ganho de gordura interessante. Esse ganho será essencial para que se possa ter um grande aumento da massa muscular, normalmente pensando no peso que se deve ter no dia da competição.

2. A fase do cutting

Depois de aumentar o consumo de carboidratos e os níveis de gordura corporal para alcançar o peso e a definição desejados para a competição, vem a fase de corte! É aqui onde a ingestão calórica diminui drasticamente e a dieta se torna mais restritiva para que os músculos fiquem ainda mais visíveis e sua definição muito mais aparente.

Essa restrição é, costumeiramente, iniciada entre 2 e 3 meses antes da competição. Sua execução é indicada para que exista uma perda considerável de gordura, mas mantendo o aumento progressivo da massa muscular. Para isso, na dieta entram frutas e verduras com alto índice vitamínico, mas baixo ou nenhum nível de calorias.

homem musculo segurando cinturando de exercício

3. A fase de desidratação

Essa fase é executada por um curtíssimo período de tempo antes da competição, feita com apenas 3 dias antes do atleta subir ao palco. Essa fase de desidratação deve ser extremamente planejada estrategicamente, já que o atleta reduz drasticamente o volume de líquido corporal, fazendo com que a pele fique muito mais fina e deixando seus músculos muito mais visíveis e delineados.

Nela, já no primeiro dia, o atleta reduz pela metade o nível de consumo de líquidos que normalmente ingere. No segundo dia volta a reduzir pela metade a quantidade anterior. No terceiro dia não há nenhum consumo de líquidos. A redução de água também vem acompanhada pelo consumo de sódio para que exista desidratação ainda maior.

homem musculoso posando em fundo cinza

True Source: dicas e informação com quem entende de saúde!

O pré-contest é um período de preparação importante e valorizado por quem participa de competições de fisiculturismo de alto nível, sendo executado por atletas preparados fisicamente para esse tipo.

Além desse elemento, todos eles recebem acompanhamento médico e nutricional especializado focado em elevar as condições físicas de cada competidor, obedecendo a todos os detalhes de cada fase e periodização entre bulking, cutting e desidratação.

E se você quer saber mais sobre esse mundo do fisiculturismo, conheça nossas dicas de como ganhar massa muscular de forma fácil e saudável.

Aproveite a leitura e acompanhe textos novos toda semana!

4/5 - (Total de avaliações: 2)
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
True Source

True Source

Nascemos da união de um time de especialistas de peso que formularam produtos altamente eficientes e saborosos. Depois de 2 anos de pesquisas e estudos do mercado nacional e internacional, nossos médicos, nutricionistas e chefs de cozinha chegaram à fórmula perfeita.

INSCREVA-SE JÁ

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Você vai gostar também:

o que deseja ler hoje?

INSCREVA-SE