o que deseja ler hoje?

Reeducação alimentar: por onde começar

Optar por uma alimentação que beneficia a saúde pode ser um desafio na rotina agitada de quem tem muitas atividades a cumprir. Porém, através de uma reeducação alimentar, é possível mudar seus hábitos de forma simples e duradoura e atingir a tão sonhada perda de peso.

Mas antes de tudo, você sabe a diferença entre reeducação alimentar e dieta? Confira nosso artigo e conheça as vantagens de se adotar uma alimentação saudável e dicas de como inicia-la de uma maneira simples e prática!

Qual a diferença entre dieta e reeducação alimentar?

Quando falamos em perda de peso ou estilo de vida saudável, é inevitável não pensar em dieta. Isso porque a dieta já faz parte da cultura de quem deseja eliminar peso, seja por estética ou por saúde.

Isso porque, dieta corresponde a restrição de certos alimentos ou grupos alimentares com o foco de atingir algum objetivo, podendo ser ganho de massa muscular, melhoria em alguma condição na saúde, preparo de atletas para competições, entre outros.

No entanto, essa dieta deve ser acompanhada por um profissional da área, já que cada objetivo e cada organismo responde de forma diferente a restrições alimentares.

Já a reeducação alimentar é uma forma de introduzir hábitos alimentares mais saudáveis para pessoas que desejam um estilo de vida mais benéfico para a saúde e de forma permanente.

A alimentação saudável consiste em adotar o consumo consciente das refeições, visando o balanceamento dos nutrientes, sem exageros e também sem preocupações.

Apesar da reeducação alimentar ser feita a longo prazo, ela auxilia para uma perda de peso definitiva, evitando o famoso efeito sanfona. Além de evitar outras amenidades causadas pelas dietas não orientadas, como o estresse pela privação.

A reeducação alimentar colabora ainda para um estilo de vida saudável e maior bem-estar no dia a dia.

shutterstock_116541337

3 dicas para iniciar sua reeducação alimentar

Além da perda de peso, uma alimentação saudável pode ser sinônimo de maior disposição, noites bem dormidas, níveis de estresse mais baixos e sensação de bem-estar constante. Se você está pensando em mudar seus hábitos alimentares, mas não sabe por onde começar, confira abaixo as 3 dicas que separamos para te ajudar!

  1. Determine metas possíveis

O início de um processo que envolve mudança é sempre mais difícil. Por isso, procure estabelecer metas a curto prazo. Como, por exemplo, comer uma fruta por dia ou incluir mais verduras no prato pelo menos 3 vezes por semana. Dessa forma fica mais fácil se manter motivado.

  1. Realize a troca de alimentos de forma inteligente e moderada

Não é preciso mudar toda a sua alimentação de uma vez. Procure fazer trocas inteligentes para que seu organismo vá se adaptando com maior facilidade.

Como, por exemplo, trocar produtos por versões integrais, queijos amarelos como parmesão e muçarela, por queijos brancos, como ricota e cottage. Você também pode optar por carnes mais magras e grelhadas e dar preferência para frutas in natura.

  1. Não seja radical

Não abra mão de tudo que você gosta de um dia para o outro. Se você gosta de consumir bebidas alcoólicas ou não consegue ficar sem aquele docinho, não precisa excluí-los totalmente da sua vida. Apenas busque pelo consumo moderado e controlado desses produtos.

Vale lembrar que uma boa reeducação alimentar também inclui o consumo de pelo menos 2 litros de água por dia, uma alimentação periódica e também a prática de exercícios de forma regular.

Avalie este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
True Source

True Source

Nascemos da união de um time de especialistas de peso que formularam produtos altamente eficientes e saborosos. Depois de 2 anos de pesquisas e estudos do mercado nacional e internacional, nossos médicos, nutricionistas e chefs de cozinha chegaram à fórmula perfeita.

INSCREVA-SE JÁ

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
felipe
7 anos atrás

Oi pessoal
Esse site é mesmo surpreendente, queria dar os parabéns pelo trabalho de vocês.
Sempre é bom obter novos conhecimentos, obrigado 😉

Você vai gostar também:

o que deseja ler hoje?

INSCREVA-SE