o que deseja ler hoje?
Para que serve os aminoácidos? Conheça sobre os suplementos!
Exatamente por serem substâncias fundamentais tanto para a saúde quanto para o equilíbrio físico, os chamados aminoácidos essenciais não são produzidos de maneira natural pelo organismo humano. Por esse motivo, eles precisam ser repostos frequentemente quando são totalmente absorvidos pelo corpo.
Essa reposição é feita através da ingestão de alimentos ricos nessa substância, ou seja, para que seja feita a melhor reposição e na quantidade ideal, é necessária uma alimentação equilibrada e muito bem estruturada.
E o que são e para que servem os aminoácidos essenciais? Bom, se você quer saber mais e conhecer em detalhes qual a função dessas partículas que compõem as proteínas, o blog da True Source te conta tudo, venha com a gente!
Quais são as funções dos aminoácidos essenciais?
Em geral, são considerados essenciais dois tipos distintos de aminoácidos, divididos em dois grupos, conhecidos como: aminoácidos essenciais e aminoácidos não essenciais. Os não essenciais são aqueles que o corpo humano é capaz de produzir naturalmente e que não desempenham papel tão importante no suporte da vida. Entre eles estão a glutamina, ácido glutâmico, asparagina, prolina, serina entre outros.
As substâncias fornecidas pelos aminoácidos essenciais apresentam ligações chamadas de peptídicas que desempenham funções altamente relevantes na manutenção do organismo. Essas funções ajudam a melhorar o humor, no ajuste adequado do sono, oferecem maior desempenho físico e também ajudam a diminuir a perda muscular.
Os aminoácidos essenciais não são produzidos naturalmente pelo nosso corpo, como citado anteriormente, por isso precisamos obtê-los através da alimentação. Entre os principais alimentos, uma boa combinação de arroz com feijão, carnes vermelhas e peixes podem ser de grande contribuição.
Para veganos e vegetarianos, alimentos como tofu e/ou quinoa podem ajudar também nessa tarefa de reposição. Quando existe dificuldade do corpo em absorver os aminoácidos através da alimentação, é preciso recorrer aos suplementos para suprir as necessidades nutricionais do organismo.
Ainda assim, o consumo da substância precisa ser feito para que cada um dos processos vitais possam ser executados adequadamente, tais como a construção de proteínas e a síntese de hormônios e neurotransmissores. Os aminoácidos essenciais também melhoram significativamente o desempenho físico de atletas de alta capacidade.
Quais tipos de aminoácidos são considerados essenciais?
Durante os processos de síntese do organismo, para que todas as funções já citadas possam ser executadas com máxima eficiência, são necessários pelo menos 20 aminoácidos diferentes. Porém, entre eles, apenas 9 são classificados efetivamente como essenciais dentro dessa categoria.
Esses aminoácidos essenciais desempenham funções muito importantes, tanto nos processos quanto nas reações químicas do organismo, auxiliando na construção de tecidos, como os tecidos dos músculos, regulando os hormônios e ajustando os níveis das enzimas. Confira sobre cada um deles e saiba como eles agem e o que oferecem ao organismo humano!
1. Histidina
É o aminoácido responsável pela produção da histamina, um neurotransmissor vital de resposta imune. Atua também em funções digestivas, sexuais e ajuda na regulação do sono, além de manter a barreira protetora dos neurotransmissores de Bainha de Mielina.
2. Isoleucina
A Isoleucina faz parte da cadeia ramificada, e pode ser encontrada em grande quantidade nos músculos, desempenhando papel fundamental nas funções imunológicas. Também são importantes para melhora dos níveis de hemoglobina, além de facilitar a regulação na produção energética do corpo.
3. Leucina
Também parte da Cadeia Ramificada, a substância oferece maior ajuste na síntese de proteínas e no reparo dos músculos, regulando os níveis de açúcar, estimulando o fator de cicatrização e aumentando a produção dos hormônios do crescimento.
4. Lisina
Esse aminoácido exerce função de sintetizar tanto proteínas quanto hormônios, e ainda oferece auxílio para que o corpo consiga absorver cálcio adequadamente, sendo bastante importante na produção de colágeno, elastina e energia. Ao mesmo tempo, também fornece e fortalece o sistema imunológico.
5. Metionina
É o principal responsável na regulação do metabolismo, auxiliando também na desintoxicação física. É uma substância essencial para garantir um melhor crescimento tecidual e desempenha papel importante na absorção dos minerais, entre eles, o selênio e o zinco.
6. Fenilalanina
A substância em questão é o aminoácido precursor dos neurotransmissores tirosina, dopamina, epinefrina e norepinefrina, que fornece a estrutura adequada para a geração de outros aminoácidos, permitindo que desempenhem suas funções de maneira adequada.
7. Treonina
Oferece auxílio para que o organismo possa metabolizar a gordura corretamente, contribuindo, também, com a imunidade, além da formação de colágeno e elastina — que são elementos importantes para a pele e o tecido conjuntivo.
8. Triptofano
É o aminoácido que ajuda a equilibrar o nitrogênio do organismo, protegendo no processo de produção da serotonina. O triptofano também ajuda a regulando o apetite, o humor e o sono da pessoa.
9. Valina
A valina é também um aminoácido da cadeia ramificada e é responsável por estimular e melhorar os hormônios do crescimento, a regeneração dos músculos e ainda ajudando na produção de energia para o corpo.
Quais são os alimentos fonte de aminoácidos essenciais?
Estão disponíveis para consumo, normalmente, em uma grande variedade de alimentos. Esses alimentos podem ser tanto de origem animal quanto de origem vegetal, e geralmente seu consumo pode ser feito facilmente e sem restrições. Suas principais fontes são por meio do consumo de:
-
Proteínas de origem animal, sejam elas diretamente de carnes magras, ou mesmo em produtos derivados do leite ou através do consumo de ovos, seja qual for a maneira;
-
Proteínas de origem vegetal também oferecem boas concentrações da substância e são opções excelentes para veganos e vegetarianos que precisam aumentar sua reserva de aminoácidos essenciais. Podem ser encontrados no grão-de-bico, soja, arroz e feijão;
A suplementação também oferece uma forma mais fácil e direta para quem tem problemas de absorção de proteínas, como é o caso de pessoas bariátricas.
Para garantir o consumo adequado dos aminoácidos essenciais e alcançar uma vida mais saudável, é recomendável procurar um nutricionista e realizar consultas regulares.
O nutricionista poderá fornecer orientações personalizadas sobre as quantidades mais adequadas para o seu organismo. Isso garantirá que você atenda às suas necessidades nutricionais de forma eficaz.
Procure ter também uma dieta bastante variada e com base principalmente em vegetais, além de quantidades equilibradas de carnes para que a sua absorção seja a melhor. E confira também as dicas da True Source dos melhores multivitamínicos para você e para toda a sua família!
Obrigado pelo seu tempo e nos vemos na próxima!