o que deseja ler hoje?

Nootrópicos

Nootrópicos: o que são e como funcionam as “smart drugs”!

Substância capaz de alterar e melhorar ações cerebrais e aumentar o foco, atenção, memória e raciocínio, os nootrópicos, também conhecidos popularmente como “smart drugs”, elevam a performance intelectual e cognitiva para quem busca melhorar o desempenho profissionais ou nos estudos sem causar efeitos colaterais. A substância também tem sido usada para melhorar a rotina de pessoas diagnosticadas com depressão e TDH.

Cunhada como nootrópico em 1972 pelo químico e psicólogo Corneliu E. Giurca, a droga foi sintetizada por ele mesmo a partir do Piracetam, outra substância estimulante para o cérebro, e mistura em seu nome duas palavras gregas, nou (mente) e tropo (direção). Vendidas costumeiramente em versão capsular, os neuroativadores também são encontrados no mercado nos formatos de bebidas, alimentos e suplementos como o Brain Up, da True Source.

Tomando Nootrópico

Em suma, seu consumo estimula e equilibra os sinais entre neurônios de acordo com suas próprias características (concentração/acetilcolina, cognição/dopamina e memória/noradrenalina) atuando como mensageiros e transportando essas mensagens de um neurônio para o outro, estimulando também células as nervosas junto a várias outras células cerebrais.

Principais tipos de nootrópicos naturais

Como já dito, os nootrópicos podem ser encontrados em diversos formatos, como o mais tradicional, em cápsulas de Triptofano, para quem tem pouco tempo livre, mas quer garantir diariamente seus treinos físicos com a melhor performance; como suplemento em pó de creatina, como a glutamina True Source. Ainda sim, também é possível encontrar a substância de maneira natural através de alimentos que provocam esses estímulos. Entre os alimentos naturais estão:

Nootrópico Natural

Cafeína

Nela é possível encontrar elementos neurotransmissores que ajudam a manter o cérebro sempre ativo de maneira saudável, contribuindo com um maior alerta mental, melhoria no desempenho cognitivo, maior tempo de reação e vigilância e também no desempenho de atividades físicas (exercícios, treinos e esportes).

Guaraná

O mais consumido entre a população brasileira em sua versão em pó, o guaraná é um ótimo estimulante para manter a atenção, o foco e a performance intelectual em alta, além de reduz a ansiedade, taquicardia e equilibrar a pressão arterial.

Cacau

Rico em flavonoides e antioxidantes poderosos que atuam também como anti-inflamatórios, em seu formato natural de fruta ou como chocolate amargo, o cacau tem como outros benefícios a melhoria da saúde cerebral e cardiovascular, intensificando também a memória recente e os processamentos de informações visuais.

Nozes

Sua composição conta com fibras solúveis e ácido-graxo ômega 3 e 6 que ajustam e equilibram o colesterol, além de atuar contra o estresse na rotina e amenizando o cansaço e fadiga. O consumo de nozes é uma ótima fonte de energia para atividades diárias.

Mirtilo

Fruta altamente rica em antioxidantes, vitaminas e fibras que auxiliam no atraso da memória e da cognição, o Blueberry, como também é conhecida, é considerada um dos mais poderosos ativos naturais para a saúde cerebral e seu consumo pode ser feito diariamente sem riscos.

Alguns outros produtos naturais que também contém as mesmas propriedades são Huperzine A (extraída da erva chinesa Huperzia), Ginko Biloba (planta auxiliar no tratamento da doença de Alzeimer), Ômega 3, Creatina e Coenzima (recomendadas para aceleração sináptica), Curcumina (extraída do açafrão), Selegilina (utilizada no tratamento de Mal de Parkson) e Piracetam (uma das substâncias usadas para sintetizar os nootrópicos).

Na hora de consumir qualquer que sejam os nootrópicos escolhidos, suplementares ou naturais, é preciso estabelecer um equilíbrio também na alimentação diária para que todos eles funcionem de maneira ordenada. Desenvolva e estabeleça uma boa dieta em que todos esses elementos se equilibrem uns aos outros e possam proporcionar o efeito desejado.

Como utilizar os nootrópicos?

Defina bem seus objetivos quanto ao uso dos nootrópicos e avalie cada um deses aspectos dentro de sua rotina diária, ou seja, escolha tanto a forma que você prefere consumi-los, natural ou suplementar, e quais serão, por exemplo, os horários a serem utilizados. Inicie com pequenas doses e vá aumentando progressivamente até você descobrir quais são os limites dessas substâncias em seu corpo e qual sua necessidade diária.

Estímulo Nootrópico

Outro detalhe: não confie apenas em uma única fonte natural. Consuma na medida certa todos os alimentos ricos na substância e vá mudando o cardápio diariamente ou semanalmente. Crie um cardápio diferenciado, isso ajuda a não enjoar de apenas um tipo de alimento, mas também maximiza cada um dos efeitos.

Tente também colocar em ordem seu sono e sua alimentação. Ainda que eles ajudem a melhorar o desempenho cognitivo, os nootrópicos precisam de um empurrãozinho de uma boa noite de sono e uma alimentação regulada, não somente dos alimentos por si só, mas também seus horários e para a otimização das funções cerebrais. O mesmo vale para o uso das versões suplementares.

Gostou de nossas informações sobre os nootrópicos? Agora que você já conhece tudo sobre eles, descubra também um pouco mais sobre melhores dietas veganas – que são muito beneficiadas por esse fortalecedor cerebral. Venha conferir as principais notícias do mundo fitness com a True Source!

Avalie este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Nutri Elaine

Nutri Elaine

Elaine Henzel já atua na área da nutrição há mais de 14 anos. Começou sua carreira como técnica em Nutrição e Dietética, onde atuou na área na suplementação esportiva. Se formou em Nutrição em 2014 e logo buscou a sua especialização em Nutrição Clínica Funcional. É também Coach de Mindfulness e Mindful Eating. É pós graduanda em Nutrição comportamental e Psiquiatria Nutricional. Elaine trabalha muito com a área da saúde mental e neurociência.Como sempre foi apaixonada pela área da suplementação, pois acredita no grande potencial que um bom suplemento têm em melhorar a saúde e performance das pessoas, foi que ela chegou até a True Source. Para ela, trabalhar com a True Source é trabalhar com seu propósito de vida: o cuidar e tratar pessoas!

INSCREVA-SE JÁ

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Você vai gostar também:

o que deseja ler hoje?

INSCREVA-SE