o que deseja ler hoje?
Descubra a isometria e seus benefícios com a True Source!
A rotina de treinos semanais é uma parte indispensável para manter a saúde mental, emocional e física em dia. A união de uma alimentação saudável com exercícios eficazes resulta em um estilo de vida saudável e satisfatório para quem os pratica.
Entre os diversos tipos de exercícios físicos que existem, destacamos os de fortalecimento, que trabalham diretamente na resistência do corpo e no processo de ganho de massa muscular. Os exercícios isométricos são um ótimo exemplo de como definir o corpo com práticas que testam os limites, sempre elevando o padrão dos treinos e, por consequência, dos resultados também.
No post de hoje exploraremos melhor o universo dos exercícios isométricos, seus benefícios e como incluí-los na rotina de treinos. Continue a leitura nesta página para entender!
O que é isometria?
A isometria é uma técnica de atividades utilizada predominantemente no fortalecimento do músculo. Para os treinos, a isometria significa exercícios estáticos, onde ocorre uma contração do músculo, mas não há movimentos. Um bom exemplo é a temida prancha.
Essa é uma prática bastante recomendada, pois quando aliada a outros exercícios, o atleta ganha músculos sem precisar se movimentar tanto. Ela pode ser aliada com os treinos da semana e intercalada com alguma atividade de cardio, por exemplo.
Diferente do que muitos pensam, a prática da isometria não se limita ao ganho dos músculos (que também ocorre), mas contempla uma série de outros benefícios, como o tratamento de problemas ortopédicos e melhoria do metabolismo.
Esse conjunto de ações traz diversas vantagens ao corpo que exploraremos no desenvolver do texto, e sua execução é simples quando a técnica é bem aplicada. Continue com a gente para entender como incluí-lo nos seus treinos!
Para que serve a isometria?
A isometria é uma prática que chega para melhorar todos os campos do corpo humano, desde o exterior com a estética, até o interior, com a proteção e o fortalecimento.
O fortalecimento ocorre porque esses exercícios são feitos flexionando o músculo e isso acaba enrijecendo ele, ou seja, ele se torna mais resistente e, com o tempo, se acostuma a pegar cargas mais pesadas do que as do início.
Além desse fortalecimento, eles são perfeitos para melhorar a postura, pois em todas as suas execuções, o tronco é utilizado, seja no ombro, no abdômen, ou nas costas propriamente.
E por último, a questão estética, a qual é a que mais acompanhamos no espelho. Os resultados são inegáveis, pois seja para emagrecer com saúde ou ganhar massa muscular, os exercícios isométricos nos forçam a superar os limites e a consequência é projetada na definição do nosso corpo.
Quais as vantagens da isometria?
Como já dissemos anteriormente, a isometria é vantajosa para uma série de problemas. O primeiro que citaremos são as dores e desgastes nas articulações, que são exponencialmente reduzidas por conta da estabilidade dessa prática. O atleta fica verdadeiramente imóvel, o que acaba por não desgastar a articulação.
Como resultado, temos uma quantidade muito inferior de lesões, quase nula. Indo para o lado oposto dos machucados, os exercícios isométricos proporcionam o fortalecimento dos tendões e ligamentos.
São ótimas atividades para coordenação motora, equilíbrio corporal e ganho de massa magra de forma saudável e sem forçar o corpo. Sendo assim, ele é perfeito para evitar possíveis machucados ao mesmo tempo que aumenta a resistência corporal.
Por ser um exercício de intensidade e resistência, ele resulta na melhoria do desempenho em diversas outras atividades físicas, além de fortalecer a proteção do músculo trabalhado durante a série — que normalmente é feita com o peso do próprio corpo.
Quais são os tipos de isometria que existem?
Por incrível que pareça, não existem diferentes tipos de isometria. Isso porque o termo se refere apenas a um tipo de exercício: atividades estáticas com contração do músculo para fortalecimento e desenvolvimento.
O que pode ocorrer de variação neste processo, é a intensidade da carga, a posição do atleta que está treinando, ou tempo de duração de um exercício para o outro, que devem ser mantidas do início ao fim.
As diferentes cargas, tempos e posições devem ser definidas pelo treinador ou nutricionista esportivo, levando em consideração o tipo de corpo da pessoa, contato com exercícios físicos e outros fatores particulares de saúde.
Em suma, a isometria é uma só e pode ser aplicada de diversas maneiras entre os treinos semanais. A seguir, confira algumas das maneiras mais simples para começar a incluir a isometria em seus exercícios.
Como fazer exercícios de isometria?
Para conseguir executar exercícios de isometria com excelência é preciso praticar bastante e aprender a aplicar a técnica, pois não basta ficar parado, é preciso contrair o músculo. Felizmente essa é uma prática simples de começar e com o tempo se desenvolve.
Para fazer corretamente, você deve se posicionar da maneira que o exercício proposto exige e flexionar o músculo que está sendo trabalhado. Ele que dará sustentação para o restante do corpo. Você pode manter por um tempo determinado, como um minuto, mas também pode ser mais ou menos, indo até o “ponto de falha”.
Como citamos acima, a prancha é uma ótima maneira de começar. Ela consiste em que o treinador se posicione de bruços e eleve o corpo com o antebraço e a ponta dos pés, contraindo o abdômen lá em cima. A prancha é ideal para emagrecer com saúde e fortalecer os braços, ombros, costas e nádegas.
Outra boa prática para quem quer começar essa tática é o agachamento isométrico, que nada mais é do que se posicionar com as penas em um ângulo de 90º, como se estivesse sentado em um banquinho imaginário e, a partir daí, contrair a musculatura das pernas e abdômen para fortalecer.
Essas estratégias são ideais para o desenvolvimento de posteriores e definição da barriga, aumentando a resistência do corpo e causando menos cansaço ao final do treino. Com o tempo eles se desenvolvem mais e mais, mas é necessário tomar cuidado para não praticar o overtraining e acabar se machucando.
O que achou dos exercícios isométricos para incluir na sua rotina? Diga adeus às dores articulares e olá ao fortalecimento constante dos músculos, tronco e postura. Os resultados são motivadores e a prática, cada vez mais natural!
Continue explorando o blog da True Source e tenha acesso a diversos conteúdos sobre alimentação, atividades físicas, estilo de vida e bem-estar. Se você gostou deste post, talvez nosso conteúdo sobre dicas para melhorar o foco seja interessante para colocar nossas sugestões em prática. Até a próxima!