o que deseja ler hoje?

Entenda tudo sobre as diferenças entre anabólico e catabólico

Quem faz musculação buscando aumento muscular deve ficar a par dos processos pelos quais o organismo passa para chegar ao ponto desejado, afinal, quanto mais informação, mais fácil tomar atitudes assertivas para obter os melhores resultados.

Dois desses processos são o anabolismo e o catabolismo, estados diferentes que descrevem se o corpo está construindo ou perdendo massa muscular. Saber como funcionam pode ajudar você a fazer com que, estrategicamente, seu corpo fique mais tempo em um estado do que em outro, até chegar onde você deseja. Preste atenção e veja como essas informações podem ajudar a potencializar seu treino.

Catabolismo e anabolismo são processos naturais e necessários 

Todo treino é baseado em dois conceitos: a extenuação do músculo e a sua recuperação. É esse duo que faz com que ele cresça, mas para isso é preciso que a relação entre ambas as situações seja bem trabalhada.

Assim, em linhas gerais, quando você fatiga a musculatura, você está causando uma reação catabólica: quanto mais longo e pesado for o treino, mais danos ocorrem no tecido muscular. O catabolismo quebra os alimentos e nutrientes para que, mais tarde, o organismo possa usá-los para a construção das proteínas e novos tecidos.

Depois do treino, vem a fase de descanso. É nessa hora que o corpo começa, lentamente e através de uma sucessão de reações químicas, a reparar a musculatura, e aí sim, a desenvolver a massa muscular.

O anabolismo constrói as moléculas estruturais e funcionais, e cresce porque ele começa a utilizar os produtos de quebra dos nutrientes, que são moléculas pequenas, em blocos de moléculas maiores, realmente construindo novos tecidos. São monômeros construindo polímeros (proteínas), que, por sua vez, precisam dos aminoácidos que estão na corrente sanguínea para se desenvolver. Está completo o processo anabólico.

Fique mais tempo em estado anabólico

mirooo_66-5

Anabolismo e catabolismo são processos naturais do metabolismo que atuam juntos e que são extremamente necessários para manter os níveis de energia que ajudam a sustentar uma atividade muscular adequada. Então, se você sabe que o processo catabólico depois do treino pode quebrar os ganhos musculares e que a digestão é catabólica, porque é a ruptura dos alimentos em pequenos nutrientes, a ideia é procurar se manter mais tempo em estado anabólico, potencializando o aumento muscular.

Como? Consumindo alimentos altamente nutritivos ao fim do treino – e nesse sentido os suplementos são essenciais para ajudar a manter o estado anabólico no pós-treino.

Além disso, alimentar-se bem, a cada três horas, também ajuda a manter os níveis anabólicos, porque quando você não se alimenta por um longo tempo, o organismo começa a utilizar o tecido muscular como fonte de energia, o que é um processo catabólico. Por isso, o café da manhã é a refeição mais importante, porque é a primeira após um longo tempo sem nutrientes. Ou seja, você já acorda em processo catabólico, que só piora se mantiver o jejum ou comer muito pouco ou mal na primeira refeição do dia. A partir dela, a alimentação deve ser de qualidade e regular.

Mas além da alimentação, também é preciso regular o tempo do treino, porque quanto mais você treina, mais os músculos se degeneram. Você deve apenas estimular a musculatura a crescer, que é o suficiente para o aumento da massa muscular – e a partir daí o resto do treino é puro desperdício de energia. O tempo ideal, portanto, é de 60 minutos, nunca devendo passar de 90.

Em vez de passar o dia inteiro na academia, procure aumentar o peso e fazer apenas uma hora de treino. Os resultados serão mais satisfatórios. O tempo de descanso para a recuperação muscular também é importante, assim como o sono, que deve ser de oito horas por dia em média. Afinal, é fora da academia que você tem o aumento da musculatura.

5/5 - (Total de avaliações: 1)
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
True Source

True Source

Nascemos da união de um time de especialistas de peso que formularam produtos altamente eficientes e saborosos. Depois de 2 anos de pesquisas e estudos do mercado nacional e internacional, nossos médicos, nutricionistas e chefs de cozinha chegaram à fórmula perfeita.

INSCREVA-SE JÁ

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Você vai gostar também:

o que deseja ler hoje?

INSCREVA-SE