o que deseja ler hoje?

Musculação em casa

Como fazer musculação em casa? Aprenda com as melhores dicas!

Nos últimos anos, as pessoas passaram a ficar mais tempo dentro de casa devido à pandemia, certo? Com isso, surgiu a necessidade de realizar atividades físicas que sejam fáceis de se adaptar a essa nova realidade!

Sim, é possível fazer exercícios de musculação em casa e conseguir um resultado incrível. Seja com o intuito de ganhar mais disposição ou tonificar o corpo, as atividades físicas praticadas nos lares devem ser feitas com um cuidado extra, seguindo as recomendações dos especialistas para evitar dores no futuro.

Tem dúvidas sobre o assunto? Vem com o blog da True Source e fique por dentro de como fazer musculação em casa e veja dicas importantes para montar uma série de exercícios assertiva. Vamos lá?

O que é preciso para fazer exercícios de musculação em casa?

Fazer exercícios em casa é uma opção barata, pois não requer investimentos, como pagar a mensalidade de uma academia! Além disso, tem a facilidade de ser feito a qualquer momento, sem precisar se locomover para fazer suas atividades.

Para começar você precisa organizar sua rotina e ter o compromisso (e a disciplina) de fazer seus exercícios com frequência. Lembrando que um objetivo requer estratégias, a disciplina é o elemento fundamental para que a musculação em casa não fique em segundo plano na sua agenda.

Veja a seguir quais são os demais recursos necessários para se exercitar com segurança em casa:

Tenha bons equipamentos para musculação

Para quem já faz alguma atividade física, em algum momento irá sentir falta de equipamentos ou acessórios que vão intensificar os movimentos da musculação. Ao trocar o ambiente da academia pela sua casa, é interessante investir em itens como:

Musculação em casa

  • Colchonete;
  • Tornozeleira;
  • Elásticos extensores;
  • Halteres;
  • Bola;
  • Roda;
  • Kettlebell;
  • Corda.

Todos esses materiais podem ser usados para prática de exercícios em casa. Cada um deles pode oferecer mais de uma possibilidade de uso, tornando-os versáteis do jeito que você precisa. Mas, atenção: você não precisa necessariamente de todos esses equipamentos para fazer musculação em casa. Sob a orientação de um profissional, é possível montar treinos que utilizam somente o peso corporal para conseguir o resultado sonhado!

Use materiais da sua casa para substituir os pesos para malhar

Improvisar peso para fazer exercícios em casa é mais comum do que parece. Algumas influencers já deram exemplos disso usando galão de água como peso para trabalhar diversos músculos do corpo. Essas são algumas opções fáceis de serem aplicadas nos exercícios:

  • Garrafas com água;
  • Mochilas ou bolsas;
  • Saco de alimentos;
  • Latas de alimentos;
  • Roda de bicicleta;
  • Pneu;
  • Balde com água ou areia.

As alternativas de peso que elencamos podem ser adaptadas para diversas atividades que visam tonificar tanto os grupos musculares dos braços quanto das pernas. Abuse da sua criatividade e adapte objetos disponíveis em casa para fazer valer a pena o seu treino do dia!

Quais são os melhores exercícios para musculação em casa?

Vimos que é possível substituir aparelhos por objetos que já temos em nosso lar, certo? Agora, fique por dentro das variadas opções de exercícios que podem ser feitos em casa sem nenhum acessório para malhar com confiança. Listamos 6 dicas de exercícios para você começar a praticar agora. Confira:

1) Flexão de braços

Deitado no chão com a barriga para baixo você apoia as mãos na direção dos ombros, abrindo um pouco para que consiga fazer os movimentos de “empurrar” seu corpo para cima. Com as costas retas e o tronco alinhado, somente as mãos e os pés tocam o chão. Repita esse movimento em séries.

Flexão de braços

2) Avanço alternado

Esse exercício é simples. Comece em pé, coloque um pé a diante, abaixe o corpo flexionando a perna de trás de forma que sua perna faça um ângulo de 90º graus, mas não toque o chão com o outro joelho, volte para a posição inicial. Esse exercício pode ser feito avançando um caminho ou parado no mesmo local, apenas fazendo a troca da perna.

Avanço alternado

3) Burpee

Essa opção inclui uma sequencia por isso mistura fortalecimento muscular e queima de caloria. Nesse exercício a proposta é fazer uma flexão de braços, um agachamento e um salto. sevem ser feitos nessa sequencia com ritmo mais animado.

Burpee

4) Agachamento

Em pé, posicione os pés na direção do quadril, os braços devem ser posicionados para frente, na altura do ombro. No movimento com o corpo para baixo, lembre-se de ter as pernas sempre alinhadas.

Agachamento

5) Abdominais

Para esse exercício, deite-se no chão, com as pernas flexionadas e os pés no chão, na direção do quadril, então com os braços apoiados atrás da cabeça, levante o tronco contraindo o abdômen até que o corpo chegue perto da perna. Faça esse movimento repetidamente.

Abdominal

6) Mergulho

Em uma cadeira atrás de você, apoie as mãos no assento, na direção do seu ombro, com as pernas flexionadas para frente, apoiando os pés no chão, você deve descer o corpo, até que seu cotovelo forme o ângulo de 90º graus. Repita esse movimento levantando e abaixando o corpo com os braços.

exercício mergulho

Essas opções de exercícios não precisam de equipamentos e podem ser feitos dentro de casa. Mas para saber a intensidade e quantidade ideal a ser praticada, indicamos que consulte um profissional da área, dessa forma você não força o seu corpo de forma desnecessária, nem corre o risco de estar fazendo pouco e esperando muito.

Malhar em casa dá resultado? Entenda!

Sim, a prática de exercícios, seja onde for, traz resultados para a saúde. Mas é importante entender qual é o resultado esperado. Fazer alguns agachamentos uma vez ou outra não vai oferecer as melhorias que você gostaria.

Por isso, tenha constância nos seus treinos em casa. Evolua na intensidade e quantidade de exercícios. É indicado que consulte um profissional da área de educação física, como um personal trainer, para entender quais as melhores formas de incentivar os músculos a tonificarem.

Comece por uma alimentação saudável. O acompanhamento de um nutricionista fará a diferença, com orientações mais assertivas para o seu biotipo. Afinal, o especialista te ajudará a entender melhor sobre como seu corpo absorve nutrientes e como a suplementação alimentar ajuda na queima de calorias.

Essas foram algumas dicas de como começar a praticar exercícios em casa. Se está interessado em aprender mais sobre exercícios e suplementos, continue navegando em nosso blog. Aqui temos as melhores dicas e conteúdos para você!

4.2/5 - (Total de avaliações: 12)
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Nutri Elaine

Nutri Elaine

Elaine Henzel já atua na área da nutrição há mais de 14 anos. Começou sua carreira como técnica em Nutrição e Dietética, onde atuou na área na suplementação esportiva. Se formou em Nutrição em 2014 e logo buscou a sua especialização em Nutrição Clínica Funcional. É também Coach de Mindfulness e Mindful Eating. É pós graduanda em Nutrição comportamental e Psiquiatria Nutricional. Elaine trabalha muito com a área da saúde mental e neurociência.Como sempre foi apaixonada pela área da suplementação, pois acredita no grande potencial que um bom suplemento têm em melhorar a saúde e performance das pessoas, foi que ela chegou até a True Source. Para ela, trabalhar com a True Source é trabalhar com seu propósito de vida: o cuidar e tratar pessoas!

INSCREVA-SE JÁ

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Você vai gostar também:

o que deseja ler hoje?

INSCREVA-SE