o que deseja ler hoje?

Biomassa de banana verde: o que é e por que consumi-la?

Saiba tudo sobre a biomassa de banana verde e comece a aproveitá-la nas mais variadas receitas saudáveis.

Você já ouviu falar da biomassa de banana verde?! Este ingrediente está cada vez mais popular, especialmente na cozinha de quem prioriza uma alimentação saudável e natural. Pode ser usada para substituir ingredientes ou acrescentada em diversas receitas, doces e salgadas.

É possível preparar a biomassa em casa, de um jeito muito prático, ou comprá-la pronta em lojas de produtos naturais e alguns supermercados. A receita está no final deste artigo, mas antes conheça suas propriedades e benefícios.

Por que a biomassa de banana verde é tão saudável?!

 Vamos começar do início: Por que precisa ser a banana verde?! Bem, o fato de a banana ser usada ainda quando está verde faz toda a diferença para que ofereça tantas propriedades nutricionais.

É na banana verde que está presente o amido resistente, um carboidrato que não é digerido pelo intestino. Dessa forma, ele trabalha como uma fibra, oferecendo diversos benefícios ao organismo, como:

  • Para quem faz dieta de emagrecimento, as fibras da biomassa aumentam a sensação de saciedade, além de ser um alimento com baixas calorias;
  • É excelente aliada na prevenção de infecções intestinais e da prisão de ventre, pois ajuda a manter a flora intestinal saudável;
  • Ajuda a controlar a glicemia e o colesterol, reduzindo a absorção de açúcares e gorduras de outros alimentos;
  • Através da liberação de triptofano, a biomassa trabalha na formação da serotonina, hormônio que aumenta a sensação de bem-estar.

Quando a banana amadurece, esse amido resistente se transforma em açúcar, deixando de oferecer os mesmos benefícios. Entretanto, oferece outros, por isso a banana continua sendo ótima para a saúde, em todos os seus estágios de maturação.

 Informação nutricional da biomassa de banana verde

Além de todos estes benefícios, em cada 100g de biomassa você consome:

  • Proteínas: 1,3g
  • Carboidratos: 14,2g
  • Gordura: 0,2g
  • Fibras: 8,7g
  • Potássio: 293mg
  • Magnésio: 14,6mg
  • Cálcio: 5,7mg
  • Fósforo: 14,4mg

Mas atenção: o consumo diário de biomassa deve restringir-se a duas colheres de sopa, de preferência, divididas em duas refeições, para manter o equilíbrio na absorção de seus nutrientes.

 Como utilizar a biomassa de banana verde?

Por ser uma massa de sabor neutro e de consistência ajustável, ela pode ser usada tanto em receitas doces quanto salgadas e para diversas finalidades em cada prato:

  • Substitui o leite condensado para fazer um brigadeiro saudável;
  • Substitui o creme de leite em estrogonofes e pratos semelhantes;
  • Serve como base para patês, massas de bolos e pães, pão de queijo e pudins;
  • Dá consistência ao mingau de aveia, sopas, molhos e caldos;
  • Transforma sucos e vitaminas em smoothies deliciosos.

 Como fazer a biomassa de banana verde caseira?

Por conta do seu tempo de duração na geladeira e recomendação de consumo diário, não é necessário fazer grande quantidade de biomassa a cada vez. Usando de 5 a 7 bananas já se consegue uma boa porção. Veja como fazer:

  1. Corte as bananas verdes do cacho com uma faca, com cuidado de cortar mais em cima do talo para não abrir a casca e expor a polpa.
  2. Lave bem as bananas, uma a uma, com água e sabão.
  3. Na panela de pressão, coloque água para ferver (sem pressão) e depois coloque as bananas na água fervente, deixando todas imersas.
  4. Tampe a panela e leve ao fogo. Quando começar a chiar, reduza o fogo e deixe cozinhar por 8 minutos. Desligue o fogo e espere a pressão sair totalmente.
  5. Retire as bananas da panela (cuidado para não se queimar) e passe para uma refratária.
  6. Com a ajuda de um garfo, retire as cascas das bananas ainda quentes.
  7. Coloque as bananas no liquidificador e adicione um pouco de água. Bata e, se necessário, acrescente mais um pouco de água até que vire uma pasta. Pode ser mais mole ou mais espessa, conforme as receitas que pretender utilizar.
  8. Separe em potinhos de vidro pequenos com cerca de 1 xícara de biomassa em cada um, pois costuma ser a quantidade utilizada na maioria das receitas.

Depois é só armazenar na geladeira por até 5 dias ou congelar por até 3 meses. Para descongelar pode colocá-la em banho-maria, também pode colocar direto na panela com um pouco de água e mexer até que volte à consistência de creme ou pode deixar que descongele em temperatura ambiente.

4.3/5 - (Total de avaliações: 23)
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Nutri Elaine

Nutri Elaine

Elaine Henzel já atua na área da nutrição há mais de 14 anos. Começou sua carreira como técnica em Nutrição e Dietética, onde atuou na área na suplementação esportiva. Se formou em Nutrição em 2014 e logo buscou a sua especialização em Nutrição Clínica Funcional. É também Coach de Mindfulness e Mindful Eating. É pós graduanda em Nutrição comportamental e Psiquiatria Nutricional. Elaine trabalha muito com a área da saúde mental e neurociência.Como sempre foi apaixonada pela área da suplementação, pois acredita no grande potencial que um bom suplemento têm em melhorar a saúde e performance das pessoas, foi que ela chegou até a True Source. Para ela, trabalhar com a True Source é trabalhar com seu propósito de vida: o cuidar e tratar pessoas!

INSCREVA-SE JÁ

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Você vai gostar também:

o que deseja ler hoje?

INSCREVA-SE