o que deseja ler hoje?

7 alimentos para evitar durante a noite

Se você é daquelas que adora relaxar à noite fazendo aquele “lanchinho básico” em frente à TV, você tem razão: isso é mesmo uma delícia – mas pode ser um problemão se você estiver tentando emagrecer.

Um dos motivos é que, para haver perda de peso é preciso que o metabolismo seja acelerado, mas durante a noite acontece exatamente o oposto. Se durante o dia temos mais horas para fazer a digestão e queimar calorias, nas horas de sono o metabolismo desacelera.

Por outro lado, os componentes de alguns alimentos podem atrapalhar o descanso necessário para a reposição de energia. Quer entender mais sobre isso? Então descubra agora quais são os piores alimentos para ingerir durante a noite:

  1. Chocolate 

Sabe aquela sensação de euforia que você tem ao devorar uma bela barra de chocolate? Pois será ela também que, muito provavelmente, irá atrapalhar sua noite de sono. Esse alimento dos deuses pode até fazer bem para a sua nutrição diária (quando tem mais de 70% cacau), mas à noite a cafeína e teobromina, dois estimulantes poderosos, vão aumentar os níveis de energia prejudicando seu descanso. E não se esqueça do açúcar que vai sabotar a sua tentativa de perda de peso.

  1. Sorvete

Ele pode até parecer especialmente delicioso no verão, mas a grande quantidade de leite e de açúcar também estimula a atividade cerebral prejudicando o sono, além de engordar.

Emagrecimento, aliás, que fica ainda mais prejudicado porque o sorvete se transforma em gordura impedindo a perda de peso.

  1. Bebidas alcoólicas

Você acha que uma taça de vinho tinto a ajuda a dormir melhor? Bem, a história não é bem assim. O álcool altera os tempos do sono, aumentando a dificuldade de se manter em REM, a fase profunda do sono. Além disso, o álcool também pode causar desidratação e prejudicar a absorção de nutrientes.

  1. Carboidratos refinados

Nada como chegar cansada e fazer um sanduíche no pão francês quentinho ou então uma bela macarronada – o tipo do prato rápido e gostoso, ainda mais depois de um dia inteiro de dieta, certo?

Errado, a ingestão de carboidratos refinados (arroz branco pizza, biscoito, macarrão, pão branco) são pobres em fibras e ricos em açúcar, aumentando a produção de insulina e propiciando o acúmulo de gordura – o que prejudica a perda de peso.

  1. Carne vermelha 

Já que massa não pode, nada como um filé suculento. Péssima ideia para a noite, já que o alto índice de gorduras e proteínas da carne vermelha faz com que o organismo trabalhe a noite inteira para fazer a digestão, atrapalhando o sono – e ainda aumentando o risco de cólicas e câimbras. Churrascaria, de dia.

  1. Frituras

Quem busca o emagrecimento deve tirar as frituras do cardápio a qualquer hora do dia, mas à noite elas são especialmente contra indicadas. Como os alimentos fritos têm sempre uma grande carga de gordura, eles aumentam a instabilidade do sono porque a digestão é mais difícil.

  1. Bolos e doces

Para quem visa perda de peso ou ganho de massa magra, todos os alimentos com alto índice glicêmico (que estimulam a produção de insulina) devem ser completamente evitados durante a noite. Isso porque nessa hora, o metabolismo mais lento faz com que seja maior o acúmulo de energia em forma de gordura.

O que comer, então?

A essas alturas você deve estar se perguntando o que sobrou então para matar a fome quando chega do trabalho. Bem, nesse caso a dica é realmente evitar esses alimentos, mas também procurar jantar pelo menos duas horas antes de ir para a cama. E como à noite o metabolismo é mais lento, o organismo não precisa de tanta energia, então você também pode reduzir bastante a quantidade de comida que ingerir. Assim você otimiza sua perda de peso e potencializa seus exercícios diários.

Como uma boa noite de sono é fundamental para a saúde, você pode apostar em alimentos que melhorem a qualidade do sono, como os ricos em triptofano e que auxiliem a produção de serotonina (aveia, castanhas e arroz integral), magnésio (banana, que também tem triptofano), maracujá, chás (especialmente os de camomila e de melissa), e canela que induz ao relaxamento.

Outra boa opção são as barrinhas de cereais, que dão sensação de saciedade e ajudam a acelerar o metabolismo, favorecendo o emagrecimento. A Kind Protein Bar, por exemplo, é feita com frutas, nozes e grãos integrais, tem apenas 5g de açúcar, 7g de fibras, 6g de proteína, baixo índice glicêmico e baixo teor de sódio, perfeita para matar aquela vontade de mastigar em frente à TV.

5/5 - (Total de avaliações: 1)
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
True Source

True Source

Nascemos da união de um time de especialistas de peso que formularam produtos altamente eficientes e saborosos. Depois de 2 anos de pesquisas e estudos do mercado nacional e internacional, nossos médicos, nutricionistas e chefs de cozinha chegaram à fórmula perfeita.

INSCREVA-SE JÁ

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Você vai gostar também:

o que deseja ler hoje?

INSCREVA-SE