o que deseja ler hoje?

Aprenda a substituir o trigo, o ovo e o leite em suas receitas

Que as pessoas não são iguais não é nenhuma novidade, a novidade é que você pode refazer algumas receitas de acordo com as suas preferências alimentares sem perder em nada o sabor original.

Por isso, quem decidiu que não quer ou não pode, por algum motivo, comer ovos, leite ou glúten, tem alternativas muito legais para fazer receitas saudáveis e saborosas sem esses ingredientes.

Assim você pode aproveitar o melhor das receitas sem glúten e das receitas veganas sem abrir mão daquele gostinho que torna os pratos tão especiais. Veja agora como fazer receitas saudáveis substituindo o trigo, o ovo e o leite.

Como substituir os ovos nas suas receitas saudáveis

Para substituir os ovos na sua receita vegana, o primeiro passo é compreender exatamente a que ele se destina, para então encontrar o melhor substituto. Os ovos podem ser usados para umedecer a receita, fazer o alimento crescer, dar liga, emulsificar os ingredientes ou dar cor ou sabor ao alimento. Veja como substituir os ovos em cada caso:

Para umedecer a receita – Use 1/4 xícara de purê de banana para cada ovo pedido (pode haver mudança no sabor);  ⅓ de xícara de purê para substituir um ovo ou ¼ de xícara de purê com uma colher de sopa de fermento em pó para dar mais maciez e leveza; ⅓ de xícara de abóbora amassada em purê para substituir um ovo em muffins e pães; 1 ovo por ¼ de xícara de nata vegana (que também funciona como agente ligante).

Para fermentar o alimento –  Substitua cada ovo pedido por 1 colher de sopa de vinagre misturado a uma colher de sopa de fermento em pó; por 2 colheres de sopa de água com 1 colher de sopa de óleo vegetal e 1 colher de sopa de fermento em pó; ou cada clara de ovo por 1 colher de sopa de pó de ágar em 1 colher de sopa de água (bata, resfrie na geladeira e bata de novo para usar).

Para dar liga – Cada ovo por 1 colher de sopa de sementes bem moídas de linhaça ou chia em 3 colheres de sopa de água em repouso por 30 minutos; 2 colheres de sopa de amido de milho em duas de água; 2 ou 3 colheres de sopa de batatas amassadas; 3 colheres de sopa de arroz cozido amassado, de migalhas de pão ou aveia cozida.

Para emulsificar, dar cor e sabor – Troque cada ovo por ¼ de xícara de purê de tofu ou açafrão para dar cor aos pratos salgados.

Faça receitas saudáveis substituindo o leite

A substituição do leite para receitas veganas ou por motivo de intolerância ou alergia à lactose é bastante fácil. Há uma grande variedade de leites vegetais que podem ser encontrados prontos no mercado ou que você mesmo pode fazer em casa. A maioria deles substitui o leite com perfeição em qualquer receita, praticamente sem alteração de sabor significativa.

Você também pode adicionar chocolate, coco ou baunilha aos leites vegetais dependendo da sua preferência. Se houver necessidade de um teor de gordura um pouco mais elevado a dica é usar leite de coco um pouco mais denso do que o habitual.

Conheça as opções de farinha para sua receita sem glúten

Quem tem doença celíaca (intolerância ao glúten) ou quer tirar a substância da dieta por qualquer motivo conta com várias opções de farinhas sem glúten para substituir a de trigo e deixar a receita saudável. De acordo com a receita no entanto, é interessante combinar os tipos de farinha entre si para chegar ao melhor paladar.

As farinhas glúten-free podem ser integrais (de arroz integral, sorgo, coco, trigo sarraceno, milho, linhaça, chia ou aveia); amidos (polvilhos, fécula de batata, araruta ou amido de milho); sementes e oleaginosas (castanha-do-Pará, amêndoas, gergelim ou amaranto); ou ainda as farinhas de grão-de-bico, banana verde, berinjela, beterraba, psyllium ou soja.

Para dar elasticidade à massa, no entanto, é preciso usar gomas, como a guar e a xantana, que evitam que a massa fique esfarelada.

A farinha de arroz é a mais utilizada para substituir a farinha de trigo, mas não existe uma regra para a substituição, mas sim uma relação aproximada que pode tornar a textura e o paladar mais saborosos. Ela é feita com  ½ xícara de farinha de arroz, 3 colheres de sopa de fécula de batata, 1 colher de sopa de polvilho doce e ½ colher de sopa de goma xantana para cada 1 xícara d efarinha de trigo.

5/5 - (Total de avaliações: 2)
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Nutri Elaine

Nutri Elaine

Elaine Henzel já atua na área da nutrição há mais de 14 anos. Começou sua carreira como técnica em Nutrição e Dietética, onde atuou na área na suplementação esportiva. Se formou em Nutrição em 2014 e logo buscou a sua especialização em Nutrição Clínica Funcional. É também Coach de Mindfulness e Mindful Eating. É pós graduanda em Nutrição comportamental e Psiquiatria Nutricional. Elaine trabalha muito com a área da saúde mental e neurociência.Como sempre foi apaixonada pela área da suplementação, pois acredita no grande potencial que um bom suplemento têm em melhorar a saúde e performance das pessoas, foi que ela chegou até a True Source. Para ela, trabalhar com a True Source é trabalhar com seu propósito de vida: o cuidar e tratar pessoas!

INSCREVA-SE JÁ

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Você vai gostar também:

o que deseja ler hoje?

INSCREVA-SE