o que deseja ler hoje?

Pessoas praticando corrida

Plogging, jogging e running: aprenda a diferença entre eles

Gosta de correr? Curte a natureza e se preocupa com a saúde e também com o meio ambiente? Então o plogging foi feito especialmente para você. Sendo uma modalidade de corrida, o plogging tem ganhado cada vez mais adeptos por onde passa, e olha que ela vem lá da Suécia, país onde surgiu.

A ideia foi lançada ao público por um ambientalista em 2017 através do Facebook e logo viralizou. Atualmente, está tem se espalhado de maneira intensa por todos os continentes. Ficou curioso? Quer saber mais sobre a modalidade? Então vem com o blog da True Source e conheça tudo sobre!

Você sabe o que é plogging?

Tênis de corrida, roupa confortável e um saco plástico. Você está pronto para o plogging, uma forma saudável de manter a forma física e deixar o mundo mais limpo. Na verdade o plogging nada mais é do que correr levando consigo o lixo que encontra pelo caminho. Falando assim, não parece nada de mais.

Duas mulheres praticando plogging em local arborizado

Além de cuidar da natureza, com a prática você também potencializa o exercício físico. Afinal, além da corrida, você vai somando agachamentos e flexões a cada material recolhido. E você queima ainda mais calorias se colocar o máximo possível de detritos no saco de lixo enquanto corre. O peso extra, que vai aumentando aos poucos, acelera ainda mais a queima de gorduras.

O termo em si é uma união de duas palavras, jogging (corrida, em inglês) e plocka upp (apanhar/pegar em sueco). Curioso e genial ao mesmo tempo, o plogging oferece ainda mais valor ao agregar a ideia de recolher o lixo recolhido durante o treino com intuito de reciclar ou enviar para armazenamento em local apropriado.

A ideia vem de uma parceria da Lifesum (iniciativa privada) com uma organização sem fins lucrativos chamada Keep America Beautiful.

A parceria fornece informações sobre os pontos de reciclagem de lixo mais próximos para cada um dos praticantes de plogging e, de acordo com o aplicativo da Lifesum, um atleta amador praticante do plogging gasta 228 calorias em apenas 30 minutos de atividade.

Qual é a diferença entre plogging, jogging e running?

Se por algum motivo você está imaginando que existe alguma relação do plogging com outras duas práticas também muito conhecidas, o jogging e o running, então você está imaginando certo.

Ainda que sejam tipos de exercícios semelhantes, afinal de contas, corrida é corrida, cada umas delas se destoa da outra. Na verdade, muito mais entre o jogging e o running, já que o plogging pode ser aplicado em qualquer umas delas sem problemas.

Vale a pena aqui mostrar as diferenças entre cada uma das duas práticas para que você possa saber com exatidão como somá-las ao plogging de forma eficiente e interessante para seu próprio ritmo de exercícios.

O running

Prática tradicional de corrida, o running faz parte de uma sessão de treinos cardio com planejamento e objetivos específicos feitos por técnicas próprias. Ou seja, uma prática profissional de treino para perda de peso ou mesmo ganho de resistência física.

Mulher praticando corrida

Durante a execução do running, além de todos os elementos para alcançar os objetivos procurados, também é possível intercalar o plogging, principalmente para aqueles que não querem parar de se movimentar, mas precisam de um descanso.

Associado aos benefícios do running, o plogging oferece alta intensidade do exercício, favorece a saúde óssea, articular e cardiovascular, ao mesmo tempo em que eleva a resistência cardiorrespiratória.

O jogging

Em tradução literal, o jogging significa ‘trotar’ e apresenta uma prática diferente de exercício físico onde é feita uma corrida em ritmo mais lento e de alto impacto.

Três pessoas praticando corrida

A ideia geral da prática é promover maior resistência aeróbica e aumento da aptidão física ao praticante sem todos os inconvenientes que outros exercícios de alta intensidade podem ocasionar. Isso torna o jogging perfeito para processos de recuperação física.

Nesse processo, é possível aplicar a prática do plogging praticamente da mesma forma que no running, porém de maneira mais intensa, aumentando até mesmo a quantidade de peso do lixo recolhido, tudo de maneira proporcional, é claro.

Por ser indicado para qualquer idade, o jogging apresenta diversos benefícios ao corpo. Ente eles, a prevenção à obesidade e ao excesso de peso, aumento da sensibilidade à insulina, melhoria da função psicológica, melhoria da função cardíaca e diversos outros.

Como se pratica plogging?

Para quem pretende se tornar um plogger, como são chamados os praticantes da modalidade, não precisa se preocupar muito com equipamentos esportivos excessivos, apenas uma boa vestimenta para corrida, um tênis resistente, um par de luvas e de uma sacola ou saco de lixo e você já está pronto.

Mulher em local arborizado praticando plogging

Além disso, existem alguns truques para que você fique fã desta prática:

  • Procure sempre fazer o seu plogging em grupo para tornar a atividade mais divertida;
  • Combine o plogging com outros exercícios. Podem ser os já citados – running e jogging – ou outros que você goste mais, como agachamentos e flexões;
  • Faça trocas de lado de sua sacola/saco. Conforme o peso for aumentando, vá revezando de braço. Isso ajuda a evitar contraturas e ainda ajuda no fortalecimento da musculatura;
  • Faça corridas rápidas e curtas para melhorar o rendimento cardiovascular e acrescente também intensidade, utilizando o peso que for sendo acumulado no decorrer da corrida;
  • Inclua dinâmicas de competição, criando recompensas entre outros ploggers para quem conseguir recolher mais resíduos e leve-os ao ponto de reciclagem mais próximo;
  • Aplique o princípio de sustentabilidade do plogging com outros esportes, se você não for um amante da corrida. Você pode praticar a modalidade também ao caminhar, remar ou andar de bicicleta.

Por que o plogging faz bem?

Para se ter essa resposta, é preciso analisar alguns dados. A corrida é uma das práticas mais completas e traz uma série de benefícios para a saúde. Além disso, oferece sensação de liberdade, principalmente quando praticada diretamente em contato com a natureza. Entre outras vantagens estão:

Mulher com roupas confortáveis, colocando garrafa plástico e saco de lixo
  • Alivia o estresse;
  • Aumenta a queima de calorias;
  • Melhora a resistência respiratória;
  • Aumenta a atividade das enzimas e hormônios que estimulam os músculos e o coração;
  • Faz o cérebro trabalhar melhor;
  • Fortalece as articulações dos joelhos e dos ossos;
  • Melhora o humor;
  • Reduz o risco de câncer;
  • Melhora a memória.

O Brasil produz por ano nada menos que 79,9 milhões de toneladas de resíduos sólidos. Pelos cálculos da Inteligência de Recursos da Giral Viveiro de Projetos, todo esse lixo ocuparia uma área onde caberiam 18,3 milhões de pessoas. Os dados mostram ainda que 31,9% dos detritos poderiam ser reciclados, enquanto apenas 3% o são.

Então, por que não aproveitar os treinos para melhorar a saúde do corpo e do planeta através do plogging? Mas não esqueça, para que seus exercícios sejam bem feitos, procure orientação profissional, mantenha a hidratação em dia, siga uma alimentação sempre balanceada e, se necessário, recorra uma suplementação adequada para melhorar sua performance.

Agora que você já sabe tudo sobre plogging e como aderir a essa modalidade de corrida, aproveite para saber também sobre o que vem depois da sensação músculo queimando. Assuntos ligados ao mundo fitness é com o blog True Source!

Avalie este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Nutri Elaine

Nutri Elaine

Elaine Henzel já atua na área da nutrição há mais de 14 anos. Começou sua carreira como técnica em Nutrição e Dietética, onde atuou na área na suplementação esportiva. Se formou em Nutrição em 2014 e logo buscou a sua especialização em Nutrição Clínica Funcional. É também Coach de Mindfulness e Mindful Eating. É pós graduanda em Nutrição comportamental e Psiquiatria Nutricional. Elaine trabalha muito com a área da saúde mental e neurociência.Como sempre foi apaixonada pela área da suplementação, pois acredita no grande potencial que um bom suplemento têm em melhorar a saúde e performance das pessoas, foi que ela chegou até a True Source. Para ela, trabalhar com a True Source é trabalhar com seu propósito de vida: o cuidar e tratar pessoas!

INSCREVA-SE JÁ

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Você vai gostar também:

o que deseja ler hoje?

INSCREVA-SE