o que deseja ler hoje?

mulher bebendo líquido vermelho em uma garrafa

O que são eletrólitos? Para que servem? Como repor?

O que são e para que servem os eletrólitos?

Constituído por uma parcela considerável de água, o corpo humano necessita constantemente de hidratação e dos nutrientes que vem junto com ela. Entre esses nutrientes estão os eletrólitos, minerais que carregam cargas elétricas, positiva e negativa, e são responsáveis pelo transporte de água nas células e também pelos impulsos elétricos no corpo. Eles também são indispensáveis para o funcionamento dos órgãos, para os músculos (já que permite a movimentação muscular), sistema nervoso e do equilíbrio interno do corpo.

Esses eletrólitos são partículas encontradas na urina, suor e sangue e podem conter em sua composição cálcio, magnésio, fosfato, sódio e potássio. A presença deles no organismo auxilia no gerenciamento da pressão arterial e do pH do sangue, além de seu papel fundamental quando se trata de funções musculares, recuperando tecidos danificados (tanto pele quanto músculos), evitando cãibras, ajudando na elasticidade e contração muscular, na hidratação e produzindo energia para que essas funções sejam executadas de maneira adequada.

Desidratação por excesso de água? É possível!

Mesmo com ingestão constante de água, ainda é possível chegar a desidratação. Isso acontece quando a ingestão de água é excessiva e para equilibrar as necessidades o organismo acaba eliminando esse excesso, pela urina ou suor, e junto com ela a eliminação desses eletrólitos, em particular o sódio, já que ele acaba sendo diluído ao meio líquido.

Mulher Bebendo Termogênico

Essa falta de sódio pode resultar em disfunções cerebrais levando a pessoa a confusão, lentidão mental e até mesmo uma condição de espasmos musculares e convulsões tornando-a progressivamente não responsiva.

A desidratação também pode levar a falta de potássio, nutriente responsável pela entrada de água no interior das células e que com seu déficit pode causar fraqueza muscular, cãibras, contrações, paralisia e chegando até mesmo a ocorrer ritmos cardíacos anormais.

Alguns outros distúrbios que a falta de eletrólitos pode causar são de grande impacto ao corpo, como por exemplo:

  1. Vômito, diarreia e náuseas constantes;
  2. Fadiga excessiva, ataques e convulsões;
  3. Constipação e cólica abdominal (principalmente intestinal);
  4. Irritabilidade sem motivo a aparente;
  5. Confusão mental e letargia seguidas de fortes dores de cabeça, dormência e formigamento.

Como repor os eletrólitos de maneira efetiva?

Muito além de apenas hidratação, a reposição desses minerais deve ser feita através de uma alimentação balanceada e rica em nutrientes. Como já citado, é importante a ingestão de alimentos após treinos e exercícios para reequilibrar a presença desses ativos no organismo.

A lista de alimentos ricos em eletrólitos é grande e todos eles podem ser encontrados em supermercados e principalmente em feiras livres por preço muito acessível. Na batata-doce, banana, abacate e ameixas você encontra abundância em potássio, por exemplo.

Já nas castanhas, nozes e diversas sementes você encontra magnésio, no espinafre e na couve você encontra o cálcio e nas lentilhas, feijão e soja você consegue encontrar os três minerais juntos. Já o sódio pode ser encontrado naturalmente no próprio sal utilizado todos os dias na hora de cozinhar ou temperar. Mas lembre-se, ele não deve ser usado em excesso!

A pré alimentação e hidratação garante que todas as energias que serão usadas durante as atividades físicas estejam em alta permitindo que, mesmo que certa energia extra seja gasta, você tenha forças para aguentar seu treino sem nenhum problema. Já a alimentação pós serve para recuperar o que foi gasto. A suplementação de vitaminas e minerais também é uma ótima aliada nessa reposição – principalmente quando ela é feita com o acompanhamento médico!

colher com cápsulas de vitaminas e minerais

Outros fatores que podem causar desidratação

É importante lembrar que não são apenas distúrbios físicos externos que podem causar a perda de eletrólitos no corpo. Funções naturais do organismo, como o suor, também podem acarretar em uma perda significativa de líquidos.

Por exemplo, atletas de alto desempenho físico perdem líquido constantemente enquanto estão em atividade, isso por causa do aumento exponencial de temperatura, ou seja, parte da energia muscular é dissipada pelo organismo em forma de calor gerando a necessidade de diminuição dessa temperatura pelo corpo. através dos mecanismos termorregulatórios, consequentemente, o suor. Sem a reposição de líquidos, esses minerais essenciais se perdem no suor causando desidratação.

Com isso em mente, é de extrema importância lembrar de ingerir água, ou mesmo diferentes tipos de energéticos ricos em eletrólitos, somados a um descanso e recuperação após toda e qualquer atividade física.

Procure por um especialista para que manter sua saúde em dia!

Se alguns desses sintomas citados te causam desconforto ou problemas na hora de treinar, atente-se a procurar por um médico especialista para ajudar na resolução de seu problema. É necessário um diagnóstico profissional para determinar quais são os tratamentos ideais, quais os níveis de consumo de líquidos devem ser feitos por dia e até mesmo quais os melhores alimentos que irão suprir as suas necessidades.

Agora que você já sabe o que são os eletrólitos e como cuidar para mantê-los sempre em alta no seu organismo, aproveite também para saber sobre como melhorar seu desempenho em corridas e diversos outros assuntos do mundo dos esportes, da saúde e da suplementação!

5/5 - (Total de avaliações: 2)
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Nutri Elaine

Nutri Elaine

Elaine Henzel já atua na área da nutrição há mais de 14 anos. Começou sua carreira como técnica em Nutrição e Dietética, onde atuou na área na suplementação esportiva. Se formou em Nutrição em 2014 e logo buscou a sua especialização em Nutrição Clínica Funcional. É também Coach de Mindfulness e Mindful Eating. É pós graduanda em Nutrição comportamental e Psiquiatria Nutricional. Elaine trabalha muito com a área da saúde mental e neurociência.Como sempre foi apaixonada pela área da suplementação, pois acredita no grande potencial que um bom suplemento têm em melhorar a saúde e performance das pessoas, foi que ela chegou até a True Source. Para ela, trabalhar com a True Source é trabalhar com seu propósito de vida: o cuidar e tratar pessoas!

INSCREVA-SE JÁ

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Você vai gostar também:

o que deseja ler hoje?

INSCREVA-SE