o que deseja ler hoje?
Musculação no inverno: quais são os cuidados?
Para quem ama musculação, não é um friozinho à toa que vai afastar alguém da academia. Mas, nem todos são assim. Para driblar a preguiça de deixar o edredom, muita gente já está lançando moda e dormindo prontinha para malhar.
Mas por que nosso organismo reage dessa forma quando a temperatura fica mais baixa? Será que existe algum cuidado para quem pratica musculação no inverno? O corpo funciona de forma diferente durante o treino? Vale a pena ficar atento a alguns cuidados, até porque os benefícios compensam o “sacrifício”.
Musculação no inverno? Intensifique o aquecimento
Em qualquer época do ano a musculatura precisa estar preparada para o treino, já que ela receberá um estímulo mais forte em alguns minutos. Então, para que o sangue chegue com mais facilidade à região trabalhada e as miofibrilas tenham sua flexibilidade aumentada, o aquecimento é fundamental.
Quando a temperatura ambiente está muito baixa, esse aquecimento corporal deve ser reforçado, evitando lesões e distensões musculares. Assim a musculação no inverno já começa a fazer efeito desde a primeira série – e você evita prejuízos que podem ser irreversíveis.
Cuidado com a alimentação
O esforço que o corpo despende para manter sua temperatura regulada é maior no inverno, claro, afinal ele trabalha através de um mecanismo de compensação. Quando a oscilação de temperatura é muito radical, até o metabolismo pode ser afetado ou haver um colapso do organismo. Proteínas, células e enzimas podem ser alteradas pelo frio – e o organismo faz de tudo para que a temperatura se regularize.
Dentre os vários mecanismos para regular a temperatura está a queima de calorias para gerar calor, por isso sentimos maior vontade de comer no inverno, uma tentativa do corpo de gerar mais tecido adiposo para se aquecer e usar como fonte de energia.
A ingestão calórica tende a aumentar, por isso fique atento à sua dieta para hipertrofia, porque muito provavelmente seu organismo pedirá mais calorias para funcionar melhor.
Não esqueça de manter a hidratação
A hidratação adequada é fundamental para os bons resultados na musculação, mas é normal, no inverno, sentirmos menos necessidade de beber água do que no verão, quando uma maior quantidade é expelida pelo organismo através do suor. No entanto, para que nutrientes e toxinas sejam transportados de forma eficiente, é preciso que a quantidade de água ingerida seja o equivalente a 2 litros diários.
Ao ingerir menos que isso, mesmo no inverno, ocorre um acúmulo maior de substâncias tóxicas no organismo, principalmente para quem faz musculação no inverno devido à dieta altamente proteica. Há ainda prejuízos para o intestino e nos processos digestivos, que podem acabar prejudicando o treino.
Mantenha o sistema imunológico sadio
Para manter as defesas do organismo em alta, o sistema imunológico deve estar bem nutrido. Mantenha uma alimentação saudável, rica em proteínas, aminoácidos, sais minerais e antioxidantes para que as células funcionem perfeitamente.
No inverno, é comum as academias manterem os salões de musculação com as janelas fechadas para barrar a entrada do ar frio, o que propicia a disseminação de fungos, vírus e bactérias do próprio meio ambiente ou de pessoas infectadas. Essa postura pode causar desde simples resfriados até doenças mais graves, como a meningite, por exemplo.
Além de reforçar seu sistema imunológico através da alimentação saudável e da suplementação correta, prefira ou incentive a abertura das passagens de ar dos salões, evitando ambientes confinados onde pode haver algum tipo de contaminação.
Crie mecanismos para deixar a preguiça de lado
Apesar do frio, crie hábitos que o incentivem a manter a musculação mesmo no inverno. Veja algumas dicas para driblar o desânimo e manter seu treino regularmente:
- Defina metas específicas para a estação mais fria do ano. Melhore seu tempo na corrida, estipule uma carga específica para chegar ao final da estação e peça ao professor um treino específico para a época.
- Use roupas apropriadas, usando a técnica da cebola: uma camada por cima da outra. Assim você vai tirando as peças conforme o corpo for esquentando.
- Escolha um horário diferente. Está muito difícil ir malhar tão cedo? Experimente na volta do trabalho – ou na hora do almoço.
- Fuja da rotina. Experimente um aparelho diferente ou uma modalidade. Pratique uma luta paralelamente à musculação, por exemplo.
- Aposte na suplementação. Faça uma programação de suplementos diferente para a musculação do inverno, de forma a ganhar mais energia, disposição e foco para os treinos. Assim você vence a preguiça e se sentirá sempre bem disposto para o dia seguinte.
Algumas sugestões são os blends proteicos, como o Whey Blend, elaborado com 4 fontes de proteínas, fornecendo 25g de proteína por porção; ou o Probolic, por exemplo, com alta concentração de BCAA e glutamina que mantém os músculos alimentados por 12 horas.