o que deseja ler hoje?
Yoga: o que esta prática milenar pode fazer por sua rotina
Qualidade de vida. Nunca essas duas palavras foram tão valorizadas como nos últimos anos, principalmente através da busca por atividades que a implementem no dia a dia.
Ao combinar técnicas de respiração, postura e meditação, a milenar yoga, por sua vez, está entre as modalidades que mais integram corpo, mente e espírito, levando ao desenvolvimento de uma harmonia essencial à qualidade de vida.
Conjunto de benefícios da yoga melhora a qualidade de vida
Se de um modo geral as atividades físicas – como musculação, corrida e lutas marciais, por exemplo – além de manter a forma já ajudam a aliviar a tensão e o estresse, a yoga consegue ir ainda mais longe.
A melhora do condicionamento físico vem acompanhada por mais flexibilidade, equilíbrio, força, resistência e também maior fluidez da corrente sanguínea, com resultados que se refletem na produtividade no trabalho, na disposição diária, na concentração e na vida sexual.
Emocionalmente, a yoga desperta o chamado ascender energético do Muladhara Chakra, na região no períneo, no baixo abdome, estimulando a canalização de energias. A partir daí, como um efeito dominó, ocorre o despertar de todos os outros chakras, conectando o fluxo de energia vital com todo o universo.
Yoga na prevenção de doenças e restauração do equilíbrio
Para os praticantes de yoga, esse é só o começo do caminho rumo à qualidade de vida, onde a rotina se torna mais equilibrada, focada e distante do estresse. Fisicamente, a prática da yoga provoca melhorias no sistema respiratório e ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, melhorando cada vez mais o condicionamento físico, aumentando a força, o equilíbrio, o alongamento e a flexibilidade.
A redução da ansiedade diária ajuda também a eliminar dores no corpo, o que melhora a concentração no ambiente de trabalho, por exemplo.
Ao melhorar a flexibilidade do corpo, a yoga contribui para o aumento da qualidade de vida, permitindo a execução de movimentos diários sem a ajuda de acessórios físicos ou objetos externos, como bengalas e muletas para idosos, por exemplo. É o caso de entrar e sair de um carro ou simplesmente subir em uma cadeira. Dessa forma, a atividade treina a resistência muscular evitando a instabilidade das articulações.
Além disso, ao contemplar os exercícios físicos em conjunto com os respiratórios, a yoga incentiva também a concentração no movimento executado, colabora para aumentar a consciência corporal, melhorando o foco, a concentração e ainda melhorando a sensibilidade e expressividade do praticante.
Yoga atua também no controle de peso
A princípio, não há restrições para a prática da yoga, independente de idade, sexo ou peso, sendo indicada inclusive para quem está com aqueles quilinhos a mais. É claro que os exercícios serão limitados de acordo com a capacidade física do praticante, mas o ideal é procurar um médico para fazer um teste ergométrico e ter a autorização do especialista.
Para que a yoga atue mais eficazmente na redução de peso, o ideal é que ela seja combinada com outras práticas, como caminhadas, ciclismo ou natação, por exemplo. Na prevenção contra doenças cardiovasculares, a yoga deve ser amparada por atividades físicas aeróbicas complementares, que aumentam a frequência cardíaca, otimizando os resultados e melhorando ainda mais a qualidade de vida do praticante.
Técnicas atuam de formas diferentes sobre o físico e o psicológico
Há várias técnicas de yoga e todas elas colaboram para a melhoria da qualidade de vida, atuando no corpo de forma distinta e mudanças físicas, fisiológicas, psicológicas e sociais. Para isso, basta que seja realizada duas ou três vezes por semana. Mas mesmo quem tem o tempo curto pode fazer diversos exercícios respiratórios que oferecem resultados bastante satisfatórios.
As principais delas são:
- as técnicas corporais (ásanas);
- os exercícios respiratórios (pránáyámas);
- as técnicas de descontração (yoganidrá) e
- as técnicas de concentração, meditação e samádhi (samyama).
É sempre bom lembrar que qualidade de vida é a percepção do indivíduo quanto à sua posição na vida, levando em consideração o contexto da cultura e seu sistema de valores, além de suas metas, padrões, preocupações e expectativas de vida.
Como é afetada pela saúde física e mental, espiritualidade, relacionamentos e os elementos do ambiente em que o indivíduo vive, a yoga atua multidimensionalmente, melhorando a rotina e a forma de ver a vida como um todo, através de uma filosofia de vida saudável.
Tenha em mente que a prática da yoga deve estar sempre associada a um estilo de vida e alimentação saudáveis. Procure um nutricionista para fazer um plano alimentar individualizado, de acordo com as suas necessidades e com a suplementação adequada.