o que deseja ler hoje?
Descubra como começar a correr em 8 dicas!
A prática da corrida é uma excelente maneira de sair do marasmo e botar o corpo para se mexer sem gastar muito dinheiro e ainda ganhando condicionamento físico no processo. É excelente para quem quer melhorar o sono, aumentar a eficiência do sistema imunológico e também diminuir os níveis de estresse diário.
É o tipo perfeito de atividade física para quem procura efeitos benéficos tanto para o corpo quanto para a mente. Mas, apesar de ser um exercício básico e simples de se executar, é necessário também e um bom planejamento e um programa de corrida que se adéque ao que você precisa.
Por isso, para te ajudar a começar a correr e entrar de cabeça nessa nova atividade, o blog da True Source trouxe algumas dicas simples e bastante eficientes para manter seu corpo muito mais ativo e cheio de disposição para o dia a dia. Conheça mais!
1. Escolha terrenos planos para suas corridas
Antes de sair por aí correndo em qualquer lugar, pense que você está iniciando essa atividade. Para que sua corrida seja bem aproveitada e que seu corpo possa se acostumar melhor a essa nova vida, uma boa dica é procurar por locais com terrenos planos e firmes.
Terrenos assim são ótimos porque são bastante neutros e equilibrados, exigindo pouco de quem já tem experiência, mas o suficiente para quem está começando. Terrenos planos evitam cansaço a curto prazo e te dão a oportunidade de se dedicar ainda mais e procurar por novos desafios.
2. Intercale corridas de curta duração
Tá empolgado e quer sair por aí correndo a todo o vapor sem pensar em mais nada? Bom, essa certamente não é a melhor opção para os iniciantes! Correr a toda velocidade em longas distâncias já de cara não irá te ajudar em nada, apenas trará mais cansaço e te impedirá de continuar assim que começar.
Seja cauteloso e vá intercalando corridas com caminhadas durante todo o percurso, sempre em intervalos do mesmo tempo. Isso ajuda a diminuir consideravelmente o cansaço e não esfria o corpo, permitindo a continuidade da atividade por mais tempo. Quando seu corpo estiver mais bem preparado, diminua o tempo de caminhada e aumente o da corrida progressivamente.
3. Mantenha o ritmo baixo durante as corridas
Como dito na dica anterior, não comece seu exercício a todo o vapor, vá devagar e sempre mantendo a postura da corrida, deixe as disparadas já de começo para quem tem experiência. Comece correndo com um pace mais moderado, sempre trotando durante o percurso e tentando exigir o suficiente de seus músculos.
Esse processo também pode ser feito sempre que houver alguma dificuldade durante a corrida, seja de terreno ou mesmo aquela preguicinha básica. Isso ajudará a pegar o ritmo aos poucos e com bastante tranquilidade.
4. Corra no seu tempo
A ideia de manter um ritmo equilibrado e constante sem muitas mudanças para que o corpo se ajuste bem ao exercício também é referente ao tempo o qual será praticado. Em média, uma hora de corrida intercalada com caminhadas é um bom tempo, mas não é um tempo fixo e engessado.
São comuns corridas de 5 minutos com pelo menos 2 minutos de caminhada em intervalos e durante 1 hora completa. É um tempo bastante propício para iniciantes, mas cada pessoa tem sua própria exigência e um tempo fechando nem sempre é a melhor escolha.
Por isso, faça tudo no seu próprio tempo e persista da melhor forma que puder, mesmo que você faça menos do que é de costume para outras pessoas, mas faça e aprimore seu corpo do melhor jeito que puder.
5. Dê tempo de seu corpo descansar
Correr e caminhar ajudam a manter o corpo em atividade constante e sem parar. Sempre que começar o esforço e o cansaço aparecer, continue sua corrida e tente alcançar apenas os momentos de falha antes de parar totalmente e esfriar o corpo.
Pausas feitas a todo momento ou fora do programa tiram por completo a força motriz atingida pelos músculos, fazendo com que você perca a potência assim que retorne a corrida e crie a necessidade de recuperar tudo novamente.
Ou seja, quando chegar ao seu limite máximo, pare por completo e deixe seu corpo descansar muito bem até a próxima vez que for correr novamente. Exija de seu corpo o suficiente para que a corrida seja bem aproveitada e, quando estiver em casa, apenas descanse.
6. Vá gradualmente aumentando a distância da corrida
Além do tempo determinado, para mais ou para menos que o indicado, pense também nas distâncias que você irá correr. Para quem está começando, tenha em mente que pequenas distâncias são as melhores e não exagere indo muito longe (literalmente). Lembre-se de que para toda ida tem uma volta, dobrando o caminho.
Exagerar na distância pode causar um esforço muscular desnecessário, trazendo consigo lesões e dores que, futuramente, irão te impedir de continuar a correr. Seja paciente e aumente aos poucos sua quilometragem, de preferência semanalmente, aumentando também a velocidade até onde seu corpo suportar.
7. Tenha uma meta bem definida
Nem todos os dias você terá realmente vontade de correr. Alguns dias serão mais fáceis, outros mais difíceis. Por isso, tenha uma meta e um foco muito bem definidos que te façam sair da cama e ir praticar. Monitore seu peso, faça acompanhamentos do que você já atingiu e foque em suas melhoras para te ajudar a se motivar cada vez mais.
Saiba quais são os melhores exercícios para a postura e que vão te ajudar também a correr com mais qualidade!
8. Crie a playlist perfeita
Essa pode até parecer uma dica completamente fora do que se espera em uma lista como essa, mas para quem está começando, essa é sim uma dica de ouro: distrações externas podem tirar bastante o foco da corrida e ouvir aquela música que você tanto gosta durante a atividade ajuda a relaxar e lidar com a situação muito mais fácil.
E não é só música que ajuda, podcasts, audiolivros e trilhas de todos os tipos também são ótimas para esse tipo de atividade. O importante, no final das contas, é escutar o que você gosta. Por isso, vale a pena montar uma playlist com o que você acha mais legal, botar os fones nos ouvidos e se divertir correndo.
Bom, começar a correr pode sim trazer uma série de vantagens ao corpo, assim como para a mente, já que relaxa, melhora o sono e traz maior disposição para o dia a dia.
Mas se você ainda quer saber mais sobre e entender a fundo o porquê de tudo isso, venha com a gente mais uma vez e conheça os benefícios do exercício físico como um todo para a sua saúde.
Se informe e aprenda muito mais com dicas e conteúdos super completos aqui no blog da True Source!