o que deseja ler hoje?

materiais para medir a insulina no sangue

Insulina: tudo o que você precisa saber sobre esse hormônio

5 Minutos de Leitura

A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas que possui a função de realizar o transporte da glicose pelo nosso corpo. O resultado disso é: mais disposição para o dia a dia!

Mas, quando a movimentação desse açúcar não ocorre de forma adequada, algumas complicações podem ocorrer, como fraqueza e até convulsões.

Ou seja, esse hormônio é fundamental para o bom funcionamento do nosso corpo e impacta em toda nossa rotina — inclusive no ganho de peso e desempenho em atividades físicas. Continue a leitura para descobrir mais sobre o assunto!

O que é insulina?

A insulina é um hormônio responsável por transportar a glicose (açúcar) do nosso sangue para o interior das nossas células. A sua função é justamente essa: controlar o açúcar no sangue.

Quando esse processo não ocorre, essa substância não é carregada adequadamente, se acumulando no organismo ou no sangue — o que pode causar diabete. Já se o ciclo funciona perfeitamente, você se sente mais disposto para executar as tarefas do seu dia a dia!

Outra alternativa para aumentar a sua energia diária é através de suplementos, para isso, a True Source já fez uma lista com o top 10 melhores suplementos para energia e disposição.

Pico de insulina: por que pode ser prejudicial à saúde?

Assim como qualquer hormônio em nosso corpo, a insulina precisa se manter na medida certa para ocorrer o bom funcionamento do seu organismo. Caso essa substância se mantenha em excesso, isto é, com um pico constante, o resultado disso será prejudicial à saúde.

Esse ápice pode desencadear alguns problemas, são eles:

  • Inflamação crônica;

  • Desequilíbrio hormonal;

  • Ganho de peso;

  • Resistência à insulina.

O pico de insulina ocorre no momento da digestão, principalmente, após o alto consumo de carboidratos ou alta ingestão excessiva do mesmo alimento.

Qual a quantidade certa de insulina no corpo?

Sim, existe uma quantidade adequada de insulina para o corpo. E esse valor é feito a partir do cálculo do Índice de Massa Corporal, que consiste em dividir o seu peso (Kg) pela sua altura em metros.

O resultado servirá como base para descobrir a quantidade ideal para o seu corpo. Confira a tabela:

  • Até 25 de IMC: 2 a 13 mU/L de insulina;

  • Entre 26 e 30 de IMC: 2 a 19 mU/L de insulina;

  • Acima de 30: 2 a 23 mU/L de insulina.

Sintomas da insulina alta e baixa

Agora que você já sabe qual o valor ideal de insulina deve ter no seu corpo, é importante compreender quais são os sintomas sentidos quando esse hormônio está em excesso ou em falta. Vamos lá:

  • Sintomas insulina baixa: tremores, fome excessiva, palidez, vômitos, palpitação, suar frio, sonolência, confusão, dor de cabeça e náuseas;

  • Sintomas insulina alta: indisposição, má digestão, irritabilidade, fadiga, indisposição, ansiedade, diarreia e falta de concentração.

Para quem busca melhorar a energia e foco durante os treinos existem algumas alternativas, como os termogênicos, que são substâncias que contribuem para acelerar seu metabolismo.

Você tem resistência à insulina? Conheça as causas

Como comentamos antes, esse hormônio é capaz de transportar a glicose do sangue para as células. E que, quando isso não ocorre, acontece um acúmulo no sangue e no organismo desse açúcar, certo?

É essa acumulação que causa a resistência à insulina, já que a ação desse hormônio é diminuída. Algumas motivações podem favorecer esse cenário, são eles:

  • Sedentarismo;

  • Hipertensão arterial;

  • Excesso de peso;

  • Diarreia;

  • Pressão alta;

  • Gordura no sangue;

  • Esteatose hepática.

Não é possível descrevermos sintomas da resistência a esse hormônio, isso porque eles são silenciosos. Porém, nos casos mais graves, aparecem algumas manchas marrons pelo corpo que, geralmente, surgem no braço, pescoço ou axilas.

Doenças que podem causar resistência à insulina

É normal associarem a insulina à diabete, isso porque a ausência dessa substância no corpo pode causar essa doença. Mas, a lista de manifestações que podem ser desencadeadas por resistência a esse hormônio não para por aí: hipertensão, Diabete Mellitus, níveis de triglicerídeos altos, obesidade, câncer de próstata, doenças cardiovasculares, acúmulo de gordura no fígado, níveis altos de colesterol e problemas respiratórios são alguns outros exemplos.

Qual a relação da insulina com o ganho de peso?

Como você pode ter notado em nossa lista anterior, a obesidade é um fator que ajuda na resistência à insulina no corpo. Nesse cenário, em que há excesso de peso, o corpo produz mais esse hormônio, porém não processa corretamente ele. Isso gera um acúmulo de insulina.

Portanto, essa substância não é a causadora do ganho de peso, mas tem influência direta na continuidade da obesidade. Aderir a hábitos saudáveis ajudam no processo de emagrecimento.

Anotar tudo o que comer, tomar café da manhã, comer frutas durante as refeições, mastigar devagar e beber bastante água ao longo do dia são alguns costumes que fazem bem à saúde, além de contribuir na hora de perder alguns quilos.

O hormônio influencia no ganho de massa muscular?

Sim, a insulina em quantidade adequada ajuda no ganho de massa muscular. Funciona assim: o hormônio carrega aminoácidos e açúcares no sangue para os músculos, isso ajuda a conservar o tecido muscular e a manutenção da massa corporal.

Hábitos saudáveis que controlam o nível de insulina

A alimentação possui papel fundamental para manter essa substância em quantidade adequada no organismo. Mas, além disso, realizar atividades físicas contribui para regular a produção dela no corpo. Basta apenas 30 minutos de exercícios por dia para reduzir a quantidade de insulina.

Se você está começando a treinar, aproveite para conhecer quais são os 9 melhores exercícios para treinar perna, nesse post contamos com opções para praticantes do nível iniciante até o avançado.

O que achou dessas informações? Agora, você já sabe o que é, para que serve e qual a importância da insulina no corpo. E, como você notou, a atividade física e a alimentação possuem papel fundamental no controle dessa substância em nosso organismo.

Continue acompanhando o blog da True Source para ler mais conteúdos sobre o universo fitness. Até logo!

5/5 - (Total de avaliações: 1)
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Picture of Nutri Elaine

Nutri Elaine

Elaine Henzel já atua na área da nutrição há mais de 14 anos. Começou sua carreira como técnica em Nutrição e Dietética, onde atuou na área na suplementação esportiva. Se formou em Nutrição em 2014 e logo buscou a sua especialização em Nutrição Clínica Funcional. É também Coach de Mindfulness e Mindful Eating. É pós graduanda em Nutrição comportamental e Psiquiatria Nutricional. Elaine trabalha muito com a área da saúde mental e neurociência.Como sempre foi apaixonada pela área da suplementação, pois acredita no grande potencial que um bom suplemento têm em melhorar a saúde e performance das pessoas, foi que ela chegou até a True Source. Para ela, trabalhar com a True Source é trabalhar com seu propósito de vida: o cuidar e tratar pessoas!

INSCREVA-SE JÁ


Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Você vai gostar também:

o que deseja ler hoje?

INSCREVA-SE