5 Minutos de LeituraCom crescimento exponencial no Brasil nos últimos anos, os suplementos para ganho de massa muscular se tornaram essenciais para qualquer praticante de exercícios físicos de alta intensidade. Eles colaboram com a complementação nutricional e ajudam a melhorar o desempenho nos exercícios, contribuindo também com a recuperação muscular pós treino.
Esses suplementos são, de maneira bem direta, produtos com propriedades alimentares muito similares aos alimentos consumidos diariamente. Ainda sim, devido a sua produção “fora do organismo”, os suplementos trazem esses nutrientes em maior quantidade e concentração, que são desenvolvidas especificamente para reposição de nutrientes específicos. Aqui no blog da True Source já falamos sobre o que são os suplementos e como usá-los, venha conferir!
No mercado atual de suplementos, é possível encontra-los em cápsulas, líquidos, em pó, granulados e até mesmo em pastilhas. A principal diferença entre cada formato está na opção que mais funciona para o seu dia a dia e rotina de exercícios. Pensando em como te ajudar a escolher, a True Source separou informações indispensáveis sobre os 3 suplementos mais populares para ganho de massa!
Whey Protein
Começando pelo mais famoso e mais consumido dos suplementos, o Whey Protein. O produto é um composto de proteínas extraídas do soro do leite animal ou vegetal e contribui para o desenvolvimento e a recuperação muscular, ou seja, é um ótimo suplemento para ser consumido no pré-treino, com o objetivo de melhorar o desempenho durante os movimentos do exercício, ou no pós-treino, para a recuperação do músculo após os exercícios ajudando em um ganho muito maior de massa.

O whey protein pode ser encontrado em três diferentes tipos de acordo com seu processo de filtragem e absorção pelo organismo: whey concentrado, isolado e whey hidrolisado. O whey concentrado apresenta até 89% de proteína, uma maior quantidade de calorias, carboidratos e gordura, já o whey isolado apresenta uma quantidade menor de calorias, carboidratos e gorduras, com mínimo de 90% de proteína. O terceiro tipo, o whey hidrolisado, apresenta baixas quantidades de calorias, carboidratos e gorduras, além de um melhor fator digestivo que os tipos anteriores.
É importante lembrar que o whey protein é normalmente consumido de acordo com as necessidades nutricionais referentes aos tipos de treino que você realizada e o objetivo que tem em mente. Um outro fator que faz o whey ganhar pontos na praticidade é que ele pode ser diluído tanto em água quanto leite ou suco, e também pode ser consumido junto a frutas.
Creatina
Um composto derivado de aminoácidos encontrado em carnes vermelhas, frango, ovos, leite e frutos do mar, a Creatina, encontrada a venda em formato de pó, é usada principalmente para melhorar o desempenho físico durante os treinos e ajuda em um maior ganho de massa muscular, já que possui concentrações maiores de aminoácidos. O suplemento também ajuda a prevenir cãibras e lesões durante as atividades físicas, melhorando e otimizando a recuperação muscular pós treino.
A creatina monohidratada da Creapure é um tipo específico de creatina que também pode ser usada como suplemento dietético. Além de ser muito estável, eficaz, segura é facilmente absorvida pelo corpo, pode ser consumida diariamente ajudando a reabastecer os depósitos de creatina do corpo.
O uso do suplemento vai muito além de aumentar a força, volume muscular e rendimento nos treinos, a creatina monohidratada também é muito utilizada para melhorar a cognição, diminuir o risco de depressão e doenças cardíacas, melhorar a hidratação do corpo e também se mostrando muito benéfica contra o câncer.

Ainda sim, o composto deve ser consumido de maneira saudável e com o acompanhamento de um nutricionista para evitar os efeitos maléficos do seu consumo exagerado. Esse composto favorece na retenção de líquidos pelo músculo, e pode, inclusive, levar também a um aumento de peso e comprometer o funcionamento dos rins.
BCAA

Durante os treinos pesados o corpo também acaba perdendo uma grande quantidade de aminoácidos essenciais, proteína essa que, ao contrário da creatina e glutamina, o corpo não produz naturalmente sem a reposição por ingestão. A importância desses aminoácidos vai muito além de apenas construir músculos, são também fundamentais para os tecidos estruturais do corpo humano, para o sistema imunológico, para a formação enzimática, para o sistema endócrino e para as células sanguíneas, além de outras funções.
Considerando que sua reposição é necessária, e normalmente é preciso de boas quantidades, a suplemento Perfect Amino, um blend com os oito aminoácidos essenciais, é o mais indicado. O produto também pode ser indicado para outras finalidades, como na prevenção da sarcopenia e também para os bariátricos, pré e pós cirúrgico, dietas low carb, no tratamento de desordens gastrointestinais e, claro, na prática esportiva e na construção muscular.
Cuidados no consumo dos suplementos
Ainda que os suplementos sejam livres para venda e consumo sem receita, diversos cuidados precisam ser tomados. Pessoas alérgicas a lactose, por exemplo, não podem consumir o Whey Protein de leite animal devido a alta concentração de proteína do leite em sua composição. Nesses casos, o ideal é buscar por opções de suplementos e proteínas veganas!

Quem sofre com problemas nos rins ou fígado também devem evitar o consumo de creatina, afinal, sem o acompanhamento médico adequado, elas podem prejudicar a curto prazo ainda mais o funcionamento desses órgãos. E sempre, em qualquer hipótese, consulte um especialista antes de começar a usar qualquer um desses suplementos, o uso prolongado sem acompanhamento pode causar danos irreversíveis e graves ao corpo.
Agora que você já conhece os 3 principais suplementos da sua rotina de reposição, aproveite para conhecer também novas informações sobre outros assuntos ligados ao mundo fitness com o blog True Source!
Dúvidas? Chame a gente no WhatsApp diretamente aqui na página!