o que deseja ler hoje?
5 sinais que ganhei massa muscular: como notar resultados!
Saber se você está ganhando ou perdendo massa muscular é uma dúvida frequente entre as pessoas que começaram a treinar com foco principal na hipertrofia muscular. Afinal, inicialmente, é difícil notar se os ganhos obtidos estão acontecendo realmente devido ao ganho de massa muscular ou de gordura corporal — mas já adiantamos que não é impossível.
Se você quer entender se seus ganhos mais recentes na academia estão ocorrendo devido à hipertrofia, continue a leitura deste texto para tirar suas principais dúvidas sobre o tema e descobrir quais sinais indicam que você ganhou massa muscular!
Sinais que ganhei massa muscular: 5 pontos para observar
Quando se trata da percepção de que você está ganhando massa muscular, não existe muito segredo: há formas práticas de descobrir se o que você está ganhando é músculo ou gordura. Saiba quais são os 5 principais a seguir:
1. Aumento da força, resistência e desempenho em exercícios
Essa é definitivamente a forma mais fácil de perceber se você está ganhando massa muscular ou não, afinal, quando praticamos exercícios físicos para ganho de massa, é natural que o corpo se mostre mais forte e resistente e que a execução dos exercícios seja mais simples.
Caso você perceba que tanto o treino quanto a execução de atividades do dia a dia, como carregar sacolas de mercado ou qualquer outro objeto consideravelmente pesado, estiverem muito mais fáceis, é bem provável que você esteja atingindo a hipertrofia muscular.
2. Alteração do peso medido na balança
Mesmo que o acompanhamento do peso corporal normalmente seja feito para verificar o ganho de gordura corporal, essa também é uma forma de entender se você está realmente ganhando massa com a prática de exercícios físicos.
O que muda, no entanto, é que os músculos são muito mais densos do que a gordura, logo, você provavelmente vai perceber que, embora o peso medido na balança tenha aumentado, a proporção corporal pode não ter mudado tanto assim.
3. Mudanças estéticas mais perceptíveis
Além do peso e do aumento da disposição, o ganho de massa muscular fica perceptível quando direcionamos o olhar para nós mesmos. Nesse sentido, é possível que você note um aumento da proporção das coxas, dos braços e dos demais músculos do corpo, que ficarão mais torneados e aparentes.
Se você não tiver uma percepção visual muito treinada, fazer o acompanhamento semanal ou mensal para medir seu progresso na academia é muito válido — e pode até ser um incentivo para continuar praticando musculação em casa ou na academia.
4. Aumento das medidas corporais
A não ser que você esteja em déficit calórico, é natural que a prática de atividades físicas proporcione o aumento das suas medidas corporais, especialmente em regiões do corpo que você tem exercitado.
Para ter certeza de que você está ganhando massa muscular, você pode criar o hábito de tirar a medida de áreas como braços, pernas, coxas, quadril e cintura, que são os músculos mais trabalhados na musculação. Caso você note um aumento nas medidas, é provável que seus músculos também estejam aumentando.
5. Diminuição do percentual de gordura corporal
O percentual de gordura é o indicador mais preciso de ganho de massa corporal, afinal, ele é medido em contraste ao restante do organismo, constituído pelos órgãos, tecidos, músculos, sangue e água.
Se você pratica musculação em uma academia ou faz acompanhamento com um nutricionista, agendar uma análise do seu percentual de gordura será a melhor forma de entender se o seu corpo está, de fato, substituindo a gordura por massa muscular.
Quanto tempo demora para começar a ganhar massa muscular?
Ganhar massa muscular é um resultado óbvio e esperado por aqueles que praticam exercícios, mas essa não é uma mudança que vem da noite para o dia: para que a hipertrofia ocorra, primeiramente, é preciso muito foco, força, fé e paciência — já que o organismo leva um tempo para responder aos estímulos da musculação.
Normalmente, o corpo precisa de 2 a 3 meses para que os músculos comecem a se fortalecer adequadamente, mas essa métrica varia conforme as particularidades de cada organismo, que pode responder aos estímulos antes ou após esse período.
O peso corporal aumenta quando se ganha massa muscular?
Como já mencionamos, a massa muscular é mais densa do que a gordura corporal. Por isso, é natural que tanto o seu peso quanto a sua massa muscular aumentem simultaneamente.
Uma boa notícia é que o ganho de massa muscular pode mostrar uma perda de gordura corporal, mesmo quando o peso indicado na balança sofra um aumento considerável.
Como saber se estou ganhando massa muscular ou gordura?
Medir o percentual de gordura é a melhor forma de verificar se você está ganhando massa muscular ou gordura ao praticar exercícios físicos. Isso porque o teste também verifica os outros componentes do seu corpo, sejam os órgãos, o sangue, a água ou os tecidos.
Apesar disso, é possível identificar se seus ganhos consistem em massa ou gordura por meio de uma análise visual. Mesmo que o seu peso tenha aumentado na balança, se o seu corpo parecer visualmente mais firme e enxuto, a probabilidade de você ter ganhando massa muscular, substituindo a gordura, é maior.
É válido lembrar que, para que o ganho de massa muscular ocorra de uma forma saudável, é importante aliar a prática de exercícios a uma rotina alimentar elaborada com foco na hipertrofia muscular. Além disso, pode ser necessário recorrer à suplementação vitamínica. Em ambos os casos, certifique-se de consultar o médico antes de fazer qualquer alteração em sua rotina alimentar.
Continue acompanhando o blog da True Source e aproveite para conferir mais conteúdos que, assim como este, revelam dicas valiosas e fundamentais para te ajudar a ganhar massa muscular de forma saudável!