o que deseja ler hoje?
Ômega 3: Como tomar para maximizar os benefícios à saúde
O ômega 3 é um ácido graxo essencial que não é produzido pelo corpo dos seres humanos, que precisam consegui-lo de outras formas. Isso porque ele é essencial tanto para bebês — que o conseguem através do aleitamento materno — quanto para crianças maiores, adultos e idosos — que o obtêm pela alimentação ou suplementação extra, quando necessário.
O ômega 3 traz diversos benefícios à saúde do cérebro, coração e da pele, se for tomado da maneira correta. Quer aprender como tomar o ômega 3, para que ele é indicado, qual a dosagem ideal e o melhor horário para consumi-lo?
Então, continue lendo este conteúdo que preparamos para você, com as respostas para essas perguntas e dicas para incluir esse suplemento em seu dia a dia.
Para que o ômega 3 é indicado?
O consumo de ômega 3 é extremamente importante para pessoas de todas as idades, já que essa substância atua no funcionamento do sistema cerebral e cardiovascular. Além disso, colabora para os cuidados com a pele, fortalecimento do sistema imune e conta com características anti-inflamatórias.
Qual a dosagem ideal de ômega 3 para o seu perfil?
De acordo com a Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar (EFSA), em média, os adultos precisam de 250 mg por dia de ômega 3. No entanto, essa quantidade pode variar de acordo com fatores particulares como peso, estado de saúde e idade, já que o suplemento também é essencial para crianças, idosos e gestantes.
Por isso, antes de iniciar o consumo desse produto, consulte com seu médico de confiança, que avaliará suas necessidades específicas e conseguirá recomendar a dosagem adequada para seu perfil.
Qual o melhor horário para tomar ômega 3?
Para conseguir que seu organismo absorva melhor o suplemento, é indicado consumir o ômega 3 logo após uma das principais refeições — café da manhã, almoço ou jantar. É possível tomar o ômega 3 antes de dormir, porém, a eficácia será reduzida em comparação com o consumo próximo às refeições principais.
Vale lembrar que ingerir o suplemento em um horário menos favorável ainda é melhor do que não o tomar no dia.
Por quanto tempo devo tomar ômega 3?
O ômega 3 pode ser tomado por períodos indefinidos de tempo, uma vez que não há nenhuma contraindicação ao seu uso prolongado, que inclusive pode trazer benefícios para o cérebro, os músculos e o sistema cardiovascular. No entanto, consulte um especialista em nutrição e medicina para garantir um consumo seguro dessa e de outras suplementações.
3 dicas práticas para incluir o ômega 3 na sua rotina
Você quer aproveitar ao máximo os benefícios do ômega 3 em sua saúde sem se esquecer de tomá-lo todos os dias? Então, confira as três dicas práticas que preparamos para você começar a ingerir esse suplemento rico em ácidos graxos EPA e DHA:
1. Estabeleça um horário fixo para o consumo
Uma boa forma de garantir que se lembrará de consumir o ômega 3 diariamente é criar uma rotina para sua ingestão sempre em um horário específico. Assim, você cria um hábito e o momento da suplementação passa a ser automático. Esse horário deve ser fácil de encaixar em sua agenda, de modo que haja o mínimo possível de interrupções em sua rotina.
2. Acompanhe seu progresso e os benefícios obtidos
Outra maneira de manter a suplementação em dia é acompanhar periodicamente os resultados e benefícios que você já obteve desde que começou a consumi-la. Desse modo, você sentirá maior motivação para tomar o ômega 3 todos os dias.
Para te ajudar, você pode escrever em um papel sempre que você ou um profissional notar melhorias em sua saúde e qualidade de vida e consultá-lo semanal ou mensalmente.
3. Combine o ômega 3 com alimentos ricos em gordura boa
Se você quiser aumentar ainda mais a absorção do ômega 3 em seu organismo, além de tomá-lo próximo a uma refeição, inclua alimentos ricos em gorduras boas, como abacate e azeite de oliva, em seus pratos. Isso porque a maior absorção do suplemento está diretamente relacionada com o maior ganho de seus benefícios.
Efeitos colaterais e cuidados para tomar o suplemento
Em geral, o uso de ômega 3 nas quantidades adequadas não costuma causar efeitos colaterais, porém, seu consumo excessivo pode resultar em complicações como enjoo, diarreia, aumento do LDL ou colesterol ruim e dores abdominais. Além disso, ele pode interagir com alguns tipos de medicação e atrapalhar seus efeitos.
Portanto, sempre informe seu médico sobre o consumo desse suplemento e siga as orientações do profissional. Para conseguir uma maior absorção e obter maiores benefícios, você deve tomar o ômega 3 logo depois de uma das principais refeições do dia.
Além disso, o consumo deve ser feito respeitando a dosagem recomendada por seu médico ou nutricionista a fim de evitar complicações por excesso de suplementação. Assim, você garante que aproveitará as vantagens da substância sem precisar lidar com efeitos colaterais indesejáveis.
Agora que você já sabe a maneira correta de consumir esse suplemento, que tal aproveitar seu conhecimento e conferir o ômega 3 e outros produtos para manter a concentração da True Source?
Referência
EUROPEAN FOOD SAFETY AUTHORITY. Scientific Opinion of the Panel on Dietetic Products, Nutrition and Allergies on a request from the European Commission related to labelling reference intake values for n-3 and n-6 polyunsaturated fatty acids. The EFSA Journal, v. 7, n. 1176, p. 1-11, 2009. Disponível em: https://efsa.onlinelibrary.wiley.com/doi/10.2903/j.efsa.2009.1176. Acesso em: 31/10/2024.