o que deseja ler hoje?
Pular corda emagrece: benefícios e dicas para o seu treino
Você já deve ter ouvido falar dos inúmeros benefícios que pular corda proporciona ao corpo, como o aumento da frequência cardíaca e a alta queima de calorias, assim como todo bom exercício aeróbico. Mas pular corda emagrece mesmo? Sua prática diária, seja em seções concentradas ou até mesmo antes e durante o seu treino, traz resultados visíveis?
Se um dos seus objetivos é a queima de gordura ou perda de peso, acompanhe a True Source na leitura deste post e conheça quais são os benefícios de pular corda, quanto tempo é indicado que você pratique este exercício e como potencializar seus resultados. Seu próximo passo para uma vida mais saudável está aqui! Boa leitura!
O que acontece se eu pular corda todos os dias?
Pular corda todos os dias pode te deixar mais resistente e o hábito de praticar este exercício diariamente traz benefícios como a queima de calorias, perda de gordura localizada e tonificação dos músculos da panturrilha, coxas, glúteos e abdômen.
Apesar de parecer um exercício fácil e prático de se fazer, pular corda exige a capacidade de concentração e coordenação motora, além de uma boa postura para ter uma excelente performance sem correr o risco de lesionar alguma parte do corpo, pois, a prática exige uma movimentação de todo o corpo e um bom preparo com alongamentos para que se possa iniciar e terminar o exercício sem dificuldades.
Caso você não tenha o hábito de pular corda diariamente e queira aderir a esta prática, faça uma caminhada antes para aquecer seu corpo e alongue-se. Ao começar a pular corda, estabeleça pequenas metas, sempre respeitando o seu limite, pois assim você conseguirá usufruir melhor do exercício todos os dias.
Quais são os benefícios de pular corda diariamente?
Prático, essa atividade física pode ser feita em qualquer lugar! Pular corda proporciona muitas vantagens físicas e até psicológicas para quem adota este exercício diariamente.
Souza et al. (2020)¹ concluiu em sua pesquisa feita com atletas que pular corda pode auxiliar consideravelmente no ganho de força física, pois o exercício incide diretamente em mudanças musculares e neurais que facilitam e aumentam a eficiência em atividades que exijam habilidades rápidas e potentes.
Além desses, conheça alguns benefícios que você terá ao iniciar sua prática diária:
1. Músculos tonificados
Pular corda não só tonifica todas as partes da perna até os glúteos, como também tonifica os braços, as costas e, especialmente, o abdômen, região que desempenha um grande papel durante a prática do exercício, exigindo que fique contraído para manter a postura ereta. É um ótimo exercício para desenvolver a musculatura da perna simultaneamente.
2. Melhora a coordenação motora
Ao pular corda você treina seu corpo a ter uma coordenação motora mais desenvolvida, além de treinar sua capacidade de movimentação e sincronia. Desenvolver a coordenação motora traz excelentes benefícios para o cérebro, pois, você treina o desenvolvimento de uma atividade com seus membros direitos e esquerdos simultaneamente.
3. Melhora a densidade óssea
Quando seus músculos, tendões e tecidos são estimulados a fazerem algum tipo de atividade repetitiva, uma das reações do organismo é fortalecer aquela parte do corpo, e o mesmo ocorre com os ossos. Pular corda é uma atividade de alto impacto, a tensão repetitiva que faz com que sua densidade óssea nessa região seja fortalecida e estimulada prevenindo a osteoporose.
4. Grande queima de calorias
Quando a questão é se pular corda emagrece mesmo, a queima de calorias está inteiramente relacionada a isso, e com apenas 30 minutos de prática você consegue perder até 300 calorias, podendo chegar a 800 calorias em períodos e ritmos maiores, ou até mesmo quando feito com outros exercícios.
Uma dica que temos é que você faça pequenos intervalos a cada minuto pulando corda, assim você consegue acelerar seu metabolismo, resultando na queima de mais calorias.
5. Potencializa a capacidade cardiorrespiratória
Um dos maiores benefícios que pular corda oferece é o melhoramento da capacidade cardiorrespiratória e a frequência cardíaca.
Como todo exercício aeróbico, o treino de corda exige muito fôlego e, para quem inicia a prática, é ideal que a pessoa vá se adaptando gradualmente, treinando sua respiração e conquistando mais fôlego para longos minutos do exercício.
6. É um treino para o corpo todo
Marcio Trivelat, coordenador de ginástica da Academia Competition Unidade Paulista, explica que o exercício trabalha músculos dos ombros e antebraços (tríceps, bíceps), além dos dorsais como a lombar, o abdominal e o quadril.
E como vimos antes, ao pular corda você não treina apenas as pernas, mas exercita os glúteos, abdômen e costas.
Ainda que os braços realizem movimentos curtos durante a prática, os músculos flexores são tensionados durante o exercício. Ou seja, os braços também são exercitados, mesmo que em menor força.
7. Perda de gordura localizada
Sabe aquelas gordurinhas difíceis de perder? Pular corda diariamente é um exercício aliado para sumir com elas! Sua alta queima de calorias proporciona uma queima de gordura com resultados visíveis após 1 semana de prática diária.
8. Traz mais disposição para o dia a dia
Os exercícios físicos, em geral, trazem mais disposição física e mental para a nossa rotina, e pular corda não é diferente. Tenha mais ânimo e até mesmo resistência para a sua rotina pulando corda sempre!
9. Fortalece os membros inferiores
A musculatura que mais é tensionada neste exercício é a dos glúteos, gastrocnêmicos e sóleo, as panturrilhas, e os músculos posteriores da coxa, aqueles situados na parte de trás.
10. Ajuda a emagrecer
Com todos os benefícios que pular corda proporciona para o corpo, um dos resultados que temos a médio prazo é o emagrecimento. Sim, pular corda é um grande exercício complementar a uma dieta equilibrada, quando o seu objetivo é o emagrecimento.
Após a leitura deste post, visite nosso conteúdo sobre termogênicos e descubra como eles são poderosos auxiliares na dieta!
Quanto tempo pulando corda por dia ajuda a emagrecer?
O ideal é que você pratique em torno de 30 minutos por dia ou 15 minutos antes dos seus exercícios de musculação, pois assim você já inicia as outras práticas com o corpo aquecido.
Caso você não tenha outros exercícios complementares na sua rotina, você pode pular corda e finalizar sua prática com agachamentos, abdominais e flexões utilizando o peso de seu próprio corpo, pois assim você pode praticar em qualquer lugar, e até mesmo durante longas viagens.
Dica para sua próxima leitura: Como fazer musculação em casa? Aprenda com as melhores dicas!
7 dicas para pular corda e queimar mais calorias
Você está pronto para começar a praticar hoje mesmo? Veja algumas dicas que temos para você pular corda:
- Pratique saltos com a corda em frente a um espelho e tenha a certeza de estar com a postura ereta;
- Mantenha seus joelhos sempre flexionados;
- A cada minuto pulando corda, descanse 1 minuto para acelerar seu metabolismo;
- Comece com pequenas seções diárias e vá aumentando conforme você ganha maior resistência;
- Inicie com uma corda de PVC, ela é mais leve e seus movimentos são menos rápidos.
- Escolha uma corda com, pelo menos, 1 metro a mais que a sua altura;
- Pratique todos os dias!
Ao iniciar uma nova prática de exercícios pode ser que você encontre dificuldades por não atingir muito tempo realizando a prática. Lembra-se de que todo organismo tem um período de adaptação e é necessário que disposição e paciência para não desistir, não importa o tipo de atividade física que deseja fazer.
Agora que você conhece todos os benefícios que pular corda traz para o seu físico, que tal seguir com seu aprendizado com o conteúdo em que trazemos 10 dicas sobre como perder gordura corporal. Além de exercícios, você encontrará dicas valiosas sobre qualidade de alimentação, sono e bem-estar diário para que você busque cada vez mais uma rotina saudável!
Nos encontramos no próximo post!
Referência:
¹ Souza, R. M. de, Lourenço, C. A. da S., Santos, M. B. dos, Fiori, H., Cardoso, M. de A., Antunes, M. A., Bassani Filho, R., & Caregnato, A. F. (2020). O exercício de pular corda como forma de treinamento de força para goleiros. RBFF – Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 12(48), 166-172. Recuperado de http://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/860