o que deseja ler hoje?
Nootrópicos: o que são e como funcionam as “smart drugs”!
Substância capaz de alterar e melhorar ações cerebrais e aumentar o foco, atenção, memória e raciocínio, os nootrópicos, também conhecidos popularmente como “smart drugs”, elevam a performance intelectual e cognitiva para quem busca melhorar o desempenho profissionais ou nos estudos sem causar efeitos colaterais. A substância também tem sido usada para melhorar a rotina de pessoas diagnosticadas com depressão e TDH.
Cunhada como nootrópico em 1972 pelo químico e psicólogo Corneliu E. Giurca, a droga foi sintetizada por ele mesmo a partir do Piracetam, outra substância estimulante para o cérebro, e mistura em seu nome duas palavras gregas, nou (mente) e tropo (direção). Vendidas costumeiramente em versão capsular, os neuroativadores também são encontrados no mercado nos formatos de bebidas, alimentos e suplementos como o Brain Up, da True Source.
Em suma, seu consumo estimula e equilibra os sinais entre neurônios de acordo com suas próprias características (concentração/acetilcolina, cognição/dopamina e memória/noradrenalina) atuando como mensageiros e transportando essas mensagens de um neurônio para o outro, estimulando também células as nervosas junto a várias outras células cerebrais.
Principais tipos de nootrópicos naturais
Como já dito, os nootrópicos podem ser encontrados em diversos formatos, como o mais tradicional, em cápsulas de Triptofano, para quem tem pouco tempo livre, mas quer garantir diariamente seus treinos físicos com a melhor performance; como suplemento em pó de creatina, como a glutamina True Source. Ainda sim, também é possível encontrar a substância de maneira natural através de alimentos que provocam esses estímulos. Entre os alimentos naturais estão:
Cafeína
Nela é possível encontrar elementos neurotransmissores que ajudam a manter o cérebro sempre ativo de maneira saudável, contribuindo com um maior alerta mental, melhoria no desempenho cognitivo, maior tempo de reação e vigilância e também no desempenho de atividades físicas (exercícios, treinos e esportes).
Guaraná
O mais consumido entre a população brasileira em sua versão em pó, o guaraná é um ótimo estimulante para manter a atenção, o foco e a performance intelectual em alta, além de reduz a ansiedade, taquicardia e equilibrar a pressão arterial.
Cacau
Rico em flavonoides e antioxidantes poderosos que atuam também como anti-inflamatórios, em seu formato natural de fruta ou como chocolate amargo, o cacau tem como outros benefícios a melhoria da saúde cerebral e cardiovascular, intensificando também a memória recente e os processamentos de informações visuais.
Nozes
Sua composição conta com fibras solúveis e ácido-graxo ômega 3 e 6 que ajustam e equilibram o colesterol, além de atuar contra o estresse na rotina e amenizando o cansaço e fadiga. O consumo de nozes é uma ótima fonte de energia para atividades diárias.
Mirtilo
Fruta altamente rica em antioxidantes, vitaminas e fibras que auxiliam no atraso da memória e da cognição, o Blueberry, como também é conhecida, é considerada um dos mais poderosos ativos naturais para a saúde cerebral e seu consumo pode ser feito diariamente sem riscos.
Alguns outros produtos naturais que também contém as mesmas propriedades são Huperzine A (extraída da erva chinesa Huperzia), Ginko Biloba (planta auxiliar no tratamento da doença de Alzeimer), Ômega 3, Creatina e Coenzima (recomendadas para aceleração sináptica), Curcumina (extraída do açafrão), Selegilina (utilizada no tratamento de Mal de Parkson) e Piracetam (uma das substâncias usadas para sintetizar os nootrópicos).
Na hora de consumir qualquer que sejam os nootrópicos escolhidos, suplementares ou naturais, é preciso estabelecer um equilíbrio também na alimentação diária para que todos eles funcionem de maneira ordenada. Desenvolva e estabeleça uma boa dieta em que todos esses elementos se equilibrem uns aos outros e possam proporcionar o efeito desejado.
Como utilizar os nootrópicos?
Defina bem seus objetivos quanto ao uso dos nootrópicos e avalie cada um deses aspectos dentro de sua rotina diária, ou seja, escolha tanto a forma que você prefere consumi-los, natural ou suplementar, e quais serão, por exemplo, os horários a serem utilizados. Inicie com pequenas doses e vá aumentando progressivamente até você descobrir quais são os limites dessas substâncias em seu corpo e qual sua necessidade diária.
Outro detalhe: não confie apenas em uma única fonte natural. Consuma na medida certa todos os alimentos ricos na substância e vá mudando o cardápio diariamente ou semanalmente. Crie um cardápio diferenciado, isso ajuda a não enjoar de apenas um tipo de alimento, mas também maximiza cada um dos efeitos.
Tente também colocar em ordem seu sono e sua alimentação. Ainda que eles ajudem a melhorar o desempenho cognitivo, os nootrópicos precisam de um empurrãozinho de uma boa noite de sono e uma alimentação regulada, não somente dos alimentos por si só, mas também seus horários e para a otimização das funções cerebrais. O mesmo vale para o uso das versões suplementares.
Gostou de nossas informações sobre os nootrópicos? Agora que você já conhece tudo sobre eles, descubra também um pouco mais sobre melhores dietas veganas – que são muito beneficiadas por esse fortalecedor cerebral. Venha conferir as principais notícias do mundo fitness com a True Source!