o que deseja ler hoje?
O que comer depois do treino? Confira 10 opções!
Após conhecer os melhores suplementos pré-treino hoje vamos conhecer dicas incríveis os especialistas em nutrição indicam para comer depois do treino.
A alimentação após a prática de exercícios é tão importante quanto o pré-treino, pois são os compostos destes alimentos que auxiliam na recuperação muscular, além de auxiliar ativamente no alcance dos objetivos.
E quando pensando em como deve ser a refeição pós-treino, é preciso que os alimentos escolhidos contenham proteínas e carboidratos, principalmente! Então, a escolha dos ingredientes e o preparo deve receber uma atenção especial, concorda?
Acompanhe com a True Source 10 opções de suplementos e alimentos para comer no pós-treino!
5 melhores suplementos para o pós-treino
Os suplementos são práticos e fáceis de serem preparados, além de serem um verdadeiro blend de vitaminas e proteínas para quem busca soluções rápidas de dieta para o pós-treino. Conheça 5 opções para você incluir na sua rotina:
1. Whey protein
O Whey Protein é um suplemento de rápida absorção que consegue ser digerido rapidamente pelo nosso corpo, tendo grande papel naquele momento após o treino em que nosso organismo possui uma necessidade de reposição calórica urgente após momentos de treino intensos.
Além disso, o Whey Protein é um poderoso aliado para uma alimentação após o treino que exige uma recuperação rápida, mas não deve ser ingerido em outros momentos do dia, pois o corpo não irá absorver todas as proteínas do suplemento.
Se você precisa de um alimento prático que possa levar na bolsa, este suplemento é uma ótima opção, mas também pode ser utilizado em diversas receitas, se tornando mais atrativo para o dia a dia.
Confira os produtos
2. Creatina
A creatina faz parte dos aminoácidos essenciais para quem treina e pode ser utilizada tanto no pré-treino como no pós-treino, oferecendo resultados diferentes nas duas ocasiões.
Como pré-treino, a creatina favorece a hipertrofia, e no pós-treino ela auxilia na recuperação do glicogênio muscular, responsável por suprir a energia necessária para o corpo humano durante qualquer atividade.
Este suplemento energético já foi elemento de muitos estudos científicos, como a pesquisa realizada por Peralta e Amancio (1), que comprovaram uma atividade ativa da creatina na manutenção dos níveis de trifosfato de adenosina (ATP), responsáveis pelo armazenamento de energia nas células quando o corpo está em condições de trabalho ou repouso.
Ela é muito prática de ser ingerida e pode acompanhar você em todos os lugares, levando-a pronta em sua shakeira para misturar com água ou até mesmo combinada com um tipo de shake pós-treino.
3. Glutamina
A glutamina é mais um suplemento do grupo dos aminoácidos essenciais e possui função de imunonutriente, auxiliando na manutenção das células, produção de antioxidantes e fortalecendo o sistema imunológico.
Seus efeitos pós-treino são vários, como:
- o ganho de massa muscular nos períodos de recuperação;
- aumento do sistema imunológico;
- e ajuda a diminuir as lesões nos músculos após treinos intensos.
Você pode consumi-la com o Whey Protein para favorecer uma melhor absorção deste aminoácido pelo organismo.
4. Suplemento completo com aminoácidos
Os aminoácidos são partículas que fazem parte das proteínas com a função de responder pelo funcionamento do organismo, na formação dos músculos, células do sistema imunológico, enzimas, melhorar as condições de humor e desempenho físico.
Ter um suplemento completo composto com todos os aminoácidos essências é muito importante para os resultados pós-treino, bem como para o bem-estar diário.
A melhor opção é ter um blend com 8 aminoácidos essenciais (Leucina, Valina, Isoleucina, Lisina, Fenilalanina, Treonina, Metionina e Triptofano), para uma suplementação completa no seu pós-treino!
5. Proteína Vegana
Assim como o Whey Protein, a proteína vegana ajuda na recuperação muscular após o treino, além de fornecer grande quantidade de colágeno e melhorar o sistema imunológico, pois seu fator nutricional contém vitaminas essenciais para o dia a dia, além de também conter aminoácidos.
Você encontra a proteína vegana em diversos sabores, podendo levar sabor e saúde ao seu dia a dia sem fugir do seu estilo de vida.
Confira os produtos
5 melhores alimentos para comer depois do treino
Se você tem um tempo para preparo de alimentos diariamente e opta por uma dieta mais natural, conheça 5 opções de alimentos para você incluir na sua refeição pós-treino:
1. Batata-doce
A batata-doce é um ótimo carboidrato para ser ingerido no pós-treino e possui vitaminas como o ômega 3, magnésio, potássio, zinco e vitaminas A, B, C, K e E.
Você pode ingerir a batata-doce combinada com alguma proteína como o frango ou ovo para ter uma refeição completa e perfeita para o pós-treino.
2. Sanduíche de atum ou frango
O atum é rico em proteínas e ômega 3 e sua gordura tem ação anti-inflamatória, que ajuda a reduzir as dores musculares. Já o frango é rico em proteínas e antioxidantes. Você pode fazer patês com esses dois e preparar sanduíches com pão integral, incluindo legumes como tomates e cenoura para ter um lanche saudável e delicioso.
3. Ovos
Quando o assunto é alimentação saudável, os ovos sempre aparecem. Isso ocorre por eles serem ricos em proteínas e você pode prepará-los em diferentes receitas, como crepioca, omeletes com aveia, ovos mexidos com legumes, entre outros.
Para um pós-treino, a sugestão é consumir 2 ovos no preparo da receita escolhida.
4. Panquecas
As panquecas são saborosas e matam aquela vontade de comer uma massinha. Prepare panquecas com aveia e banana, além de você ter um alimento rico em carboidratos saudáveis você terá uma ótima sensação de saciedade.
5. Vitamina com banana e aveia
O leite é uma bebida rica em proteínas que além de auxiliar na manutenção dos músculos auxilia no fortalecimento dos ossos. Quando unido com a banana e a aveia, você conquista uma fonte de carboidratos que auxiliam na reposição energética e ainda dão muita saciedade.
Prepare uma deliciosa vitamina com 2 copos americanos de leite, 1 banana e duas colheres de sopa de aveia e aproveite!
Outros alimentos para usar nas suas receitas de pós-treino:
Abacate, pasta de amendoim, leite de cacau, torradas integrais, iogurte e barras de nuts também são alimentos que você pode estar preparando e ingerindo no seu pós-treino, incluindo ele em receitas ou apenas comendo eles puros.
Ao preparar os alimentos, se atente aos ingredientes utilizados para que você não tire o potencial deles durante o preparo.
Se você costuma sentir fome após o treino, escolha sempre alimentos que promovem maior saciedade.
Preparar os alimentos com antecedência também é uma ótima opção, pois assim você consegue manter uma dieta ideal para os seus objetivos.
Independente da sua meta com a prática de exercícios, incluir alimentos no pós-treino garante uma melhor recuperação do seu organismo, além de promover uma saúde muscular. Agora que você já sabe o que comer depois do treino, você pode explorar as opções de suplementos True Source e ter uma alimentação mais completa e saudável.
Gostou do conteúdo? Continue a sua leitura em nosso post onde trazemos uma lista com 15 lanches proteicos para hipertrofia. Alcance seus objetivos com a True Source, temos dicas sobre atividade física, alimentação, bem-estar, saúde mental e nutrição em textos novos toda a semana!
Referência:
(1) PERALTA, José; AMANCIO, Olga Maria Silvério. A creatina como suplemento ergogênico para atletas. Revista de Nutrição, v. 15, p. 83-93, 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rn/a/vStjpH4nGyWYjhDxshJHBCB/abstract/?lang=pt