o que deseja ler hoje?

Marmitas: o que você precisa saber sobre elas

4 Minutos de Leitura

Você sabia que as marmitas voltaram à moda? Em tempos de crise e de vida saudável, é fashion levar sua própria comida de casa. E as vantagens são muitas, por isso os adeptos têm se multiplicado com facilidade. Além de ter certeza da procedência dos alimentos, você prepara do jeitinho que preferir.

Ou seja, as marmitas se tornaram uma ótima forma de economizar e emagrecer. Para facilitar ainda mais a vida, você pode fazer marmitas para a semana inteira em apenas um dia e congelar.

Pensando nisso nós separamos algumas dicas para você preparar e armazenar suas marmitas, mantendo todo o sabor e as propriedades dos alimentos. Com o planejamento certo, as marmitas vão durar mais e você previne intoxicações alimentares.

Além de perder peso e economizar, você ainda irá potencializar seus treinos com refeições saudáveis e muito nutritivas!

Veja como escolher os ingredientes para as suas marmitas

O primeiro passo é saber escolher os ingredientes para as suas marmitas. Faça uma lista de forma a para preparar 10 delas, o equivalente a almoço e jantar de segunda a sexta-feira.

Claro que se você só precisa de marmitas para o almoço, a quantidade semanal é a metade. Mas se optar por aumentar o armazenamento, fique ligado nos prazos.

As marmitas podem ficar até 5 dias na geladeira, em temperatura inferior a 5ºC, e 1 mês no freezer, em temperatura nunca acima de -18ºC.

No mercado e no hortifruti, escolha os ingredientes mais fresquinhos. Aqui fica a dica: legumes e verduras da estação são mais saborosos e também duram mais tempo. Se puder, dê preferência aos produtos orgânicos, que são mais saudáveis.

Outra dica é caprichar nos temperos. Evite usar o sódio, que é prejudicial à saúde e retém muito líquido. Em vez do sal, use vinagre e limão para carnes e saladas, e temperos para os demais alimentos. Essa é uma substituição que é muito mais saudável e também colabora para a perda de peso.

Opte também pelos grãos integrais, como arroz e massas, por exemplo. Ricos em fibras, eles dão maior sensação de saciedade e ainda ajudam o intestino a funcionar melhor. Mais um ponto para quem quer emagrecer.

Como cozinhar para armazenar melhor as marmitas

O cozimento também merece alguns cuidados. Evite fazer frituras. Carne vermelha, de aves e peixes devem ser cozidos, assados ou grelhados. O macarrão pode ser congelado, mas sempre com molho abundante, para que não resseque.

No entanto, preste atenção porque não são todos os alimentos que podem ser congelados. Maionese, ovos, vegetais crus, batatas e preparações com leite e queijos cremosos, por exemplo, não podem ir para o freezer.

Na hora do cozimento, desligue um pouco antes do normal, porque o congelamento cozinha um pouco mais os alimentos. Da mesma forma, eles também ficam com o sal e os temperos mais acentuados, então reduza a quantidade original.

Depois de pronta a comida, ela deve sofrer um choque térmico. Para que o alimento resfrie rapidamente, mergulhe a panela sem tampa em uma bacia com água e gelo. Assim o cozimento é interrompido e os alimentos se conservam por mais tempo.

As saladas de folhas devem ser feitas na hora, não tem jeito. Elas devem ser levadas em marmitinha à parte ou em potes plásticos. Faça um tempero com 2/3 de azeite e 1/3 de vinagre e coloque em um frasco de spray, daqueles que se compra em perfumaria. Basta borrifar na hora de comer.

Congelando as marmitas

Os recipientes que receberão os alimentos devem ser transparentes, rígidos, laváveis e com tampa fechada hermeticamente. Compre etiquetas especiais para congelamento – que não desgrudam com o gelo – e marque a data de preparo e a validade. Compre marmitas que deem a quantidade certa que você costuma comer, para evitar desperdício.

Quando houver alimentos com molhos ou qualquer líquido, deixe 2 cm de sobra até a borda. Eles tendem a se expandir e provavelmente vão vazar quando estiverem congelados.

Arrume no freezer sempre mantendo espaço entre as marmitas, porque o ar frio precisa circular entre elas. A porta também deve estar bem vedada. Você pode fazer um teste fechando-a com um pedaço de papel. Se conseguir puxá-lo, está na hora de trocar a borracha.

E não esqueça: coloque na frente sempre as marmitas que estiverem com o prazo de validade menor.

Viu como é fácil preparar suas marmitas semanais? Com o planejamento certo você economiza e ainda perder peso!

Avalie este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Picture of Nutri Elaine

Nutri Elaine

Elaine Henzel já atua na área da nutrição há mais de 14 anos. Começou sua carreira como técnica em Nutrição e Dietética, onde atuou na área na suplementação esportiva. Se formou em Nutrição em 2014 e logo buscou a sua especialização em Nutrição Clínica Funcional. É também Coach de Mindfulness e Mindful Eating. É pós graduanda em Nutrição comportamental e Psiquiatria Nutricional. Elaine trabalha muito com a área da saúde mental e neurociência.Como sempre foi apaixonada pela área da suplementação, pois acredita no grande potencial que um bom suplemento têm em melhorar a saúde e performance das pessoas, foi que ela chegou até a True Source. Para ela, trabalhar com a True Source é trabalhar com seu propósito de vida: o cuidar e tratar pessoas!

INSCREVA-SE JÁ


Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Você vai gostar também:

o que deseja ler hoje?

INSCREVA-SE