o que deseja ler hoje?
Kombucha: como fazer o queridinho do momento em casa
Conhecida como “elixir da saúde”, o que tem de esquisito no nome a bebida do momento tem de poderosa quando o assunto é antioxidantes. O probiótico Kombucha é preparado a partir da fermentação do chá da árvore Camellia sinessis, a mesma utilizada para preparar o chá verde – só que é considerado muito mais benéfico à saúde.
Por isso, conheça todas as vantagens do Kombucha para a saúde e aprenda a fazer em casa esse probiótico poderoso.
Os benefícios do Kombucha para a saúde
Apesar de estar na moda, o Kombucha está longe de ser uma novidade: a bebida é conhecida há mais de 220 a.C., sendo largamente utilizado há milhares de anos nos países asiáticos e amplamente divulgado em países como Estados Unidos e Austrália.
Na verdade, a fermentação do Kombucha ocorre por causa do scoby, uma espécie de disco gelatinoso de coloração creme a castanha composto por bactérias, fungos e leveduras e que geram álcool etílico, gás carbônico e glicose. Como a colônia se alimenta justamente do açúcar, o Kombucha tem baixo teor de carboidratos.
Além das propriedades antioxidantes, a bebida medicinal também é rica em vitaminas dos complexos B e C, propriedades energéticas e aminoácidos. Entre seus benefícios estão:
- O emagrecimento, porque ela estimula o metabolismo de carboidratos e alívio da compulsão alimentar;
- Alívio instantâneo do mal estar digestivo;
- Ações antioxidantes e desintoxicante associadas;
- Ação energizante por conta do ferro formado durante a fermentação combinado com a cafeína naturalmente presente na bebida;
- Aumento da imunidade geral do organismo.
Como preparar o Kombucha em casa e usufruir de seus benefícios
Uma das vantagens do Kombucha é que você mesmo pode preparar o probiótico em casa, através da doação de colônias por alguém que já as cultiva. Para isso você vai precisar de:
- 1 litro de água
- 3 colheres de sopa de açúcar comum, mascavo ou orgânico
- 1 colonia de Kombucha
- 6 bolsas de chá verde, preto ou branco orgânicos (60g)
- ½ xícara de líquido iniciador do Kombucha.
Esse líquido iniciador geralmente é a sobra de um Kombucha anterior, mas também pode ser feito a partir de 1 ¼ xícara (312 ml) de vinagre branco destilado ou vinagre de cidra de maçã pasteurizado.
Utensílios para o preparo:
- 1 jarra de vidro
- 1 pedaço de tecido ou toalha
- 1 colher de sopa de plástico, madeira, barro ou silicone (não pode ser metálico)
- 1 elástico de borracha
- 1 canudo
- 1 coador
Cuidados no preparo do Kombucha
Apesar de ser fácil, o preparo do Kombucha requer alguns cuidados em relação à contaminação. Para evitar que microrganismos prejudiciais à saúde já presentes no ambiente contaminem a bebida na hora do preparo, tanto os utensílios quanto a própria cozinha devem estar bem desinfetados.
Para preparar o Kombucha
Coloque a água para ferver com o açúcar e deixe fervendo até que ele tenha se dissolvido. Coloque o chá escolhido e deixe ferver por mais 2 minutos. Desligue o fogo, tampe a panela e deixe em descanso por 4 horas ou até que esteja em temperatura ambiente.
Depois coe a infusão sobre a jarra onde o Kombucha irá fermentar, adicione a cultura e o líquido iniciador. Cubra o frasco com o pedaço de tecido ou toalha limpo e feche bem com o elástico de borracha.
Para acomodar a fermentação, coloque o Kombucha em um local que não receba luz solar e deixe lá por um período entre uma e duas semanas. O tempo influenciará no sabor do Kombucha, que ficará mais amargo e carregado quanto mais tempo ficar em repouso.
Para saber a hora certa de considerar a bebida pronta, comece a experimentar a partir do quinto dia de preparo. Para isso, basta introduzir um canudo limpo com cuidado para não danificar o fungo que foi formado na superfície. Tampe a abertura do canudo, retire e solte o líquido em outro recipiente para provar.
Enquanto estiver doce ele deve continuar descansando. Ele estará no ponto quando o sabor estiver ácido – mas amargo significa que o processo não deu certo. Nesse caso, você pode utilizar a bebida para temperar saladas, como vinagre.
Como tomar o Kombucha?
Comece tomando o Kombucha aos poucos, a princípio ¼ de xícara, para que seu organismo se habitue com a bebida. Depois vá aumentando gradualmente. Mas lembre-se de guardar sempre 10% do chá como líquido iniciador para a próxima vez que preparar o Kombucha.