o que deseja ler hoje?
12 Benefícios do abacate que você precisa conhecer!
Considerado como o vilão das dietas antigamente, o abacate passou a ser um super aliado dos fisiculturistas e bodybuilders quando se trata de alimentação saudável.
Quer saber porquê?
Então venha com o blog da True Source, saiba mais sobre essa fruta cultivada há milhares de anos e que é a queridinha do momento!
Abacate: a fruta que pode impulsionar os resultados da sua dieta!
Quem diria que o abacate agora só uma das grandes estrelas no mundo da alimentação fitness. Pode parecer estranho para muitos, mas seu consumo entre a galera de academia faz todo sentido.
A fruta é rica em gorduras? Sim, mas no caso, gorduras saudáveis: 70% das gorduras do abacate são monoinsaturadas, principalmente o ácido oleico. Os 30% restantes são gorduras saturadas (ácido palmítico) e poli-insaturadas (ômegas 3 e 6).
O abacate também é rico em fibras que regulam o intestino e ajudam a saciar a fome. Se considerarmos apenas 10g do abacate, a fruta já é capaz de fornecer 40% da quantidade recomendada de ingestão de fibras necessárias por dia.
Vitaminas e sais minerais também não faltam na composição do abacate. Entre os que mais se destacam estão:
- vitamina A;
- vitamina C;
- vitamina E;
- vitaminas do complexo B;
- zinco;
- potássio;
- manganês;
- cobre;
- fósforo;
- e magnésio.
Como a (boa) gordura da fruta dissolve carotenoides, ela auxilia na absorção dos antioxidantes betacaroteno e licopeno. Para isso, basta acrescentar 150g em saladas ou aderir ao óleo de abacate. Falaremos mais sobre as grandes vantagens que o abacate oferece à sua saúde a seguir!
Conheça 12 benefícios do abacate para o corpo
Todas essas propriedades do abacate se revertem em altos benefícios para o corpo, inclusive para os treinos, já que a fruta oferece grande fornecimento de energia.
Por ser rica também em antioxidantes, como a glutamina, a fruta ajuda a prevenir uma série de diversas doenças, como o combate e bloqueio de cerca de 30 agentes cancerígenos e problemas cardíacos. Ajuda também a combater o colesterol ruim.
Saiba porque o abacate se tornou uma das frutas favoritas dos brasileiros e também o porquê de ser uma das melhores opções de alimentos funcionais. Venha conferir:
1. Ajuda na hipertrofia muscular
Para quem faz musculação, consumir abacate antes do treino pode ser uma ótima opção. A fruta é uma grande fonte de energia e de proteínas que ajudam a recuperação do músculo, reduzindo a fadiga muscular pós treino e favorecendo a hipertrofia.
Isso ocorre por conta da grande quantidade de antioxidantes, combatendo os radicais livres que surgem por conta da intensidade dos exercícios.
Sobre recuperação muscular, temos um conteúdo especial aqui no blog que vale a pena a leitura: “Qual a melhor creatina?“. Abordamos formas de uso e listamos os principais efeitos para praticantes de atividades físicas.
2. Combate as inflamações do organismo
O abacate é um alimento com alto poder anti-inflamatório devido a sua riqueza em vitamina E, já que a vitamina induz as gorduras a terem um efeito anti-inflamatório.
Além disso, é rico também em potássio e magnésio e, como resultado, a dieta regular com a inclusão da fruta pode reduzir inchaços e desconfortos causados por reumatismo, artrose e gota, por exemplo.
3. Beneficia o sistema cardiovascular
Quando incluído em uma dieta balanceada, o abacate consegue atuar diretamente na prevenção e combate a diversas doenças cardiovasculares.
A fruta tem efeito positivo sobre o HDL no organismo, o colesterol bom, ajudando a dilatar as artérias e reduzindo os níveis de LDL, o colesterol ruim.
Assim, o estresse oxidativo é reduzido na corrente sanguínea.
4. Reduz o estresse, o apetite e ajuda a emagrecer
Substância que ajuda a reduzir a incidência de câncer, a glutationa também pode reduzir os efeitos do cortisol, hormônio do estresse. Além disso, ajuda a desintoxicar o organismo, melhorando o funcionamento do fígado.
Mas a questão vai além: como o excesso de cortisol também dificulta a perda de peso, a glutationa presente no abacate favorece também o emagrecimento, ainda que indiretamente.
As fibras, por sua vez, colaboram para a sensação de saciedade. Já a abundância de gorduras monoinsaturadas auxiliam no processo de diminuir a gordura abdominal.
Caso você se interesse por dieta vegana, confira: “Dieta vegana para hipertrofia: melhores fontes de proteína!“.
5. Traz melhorias significativas a visão
Essenciais para a saúde dos olhos, o abacate é uma fruta muito rica em dois nutrientes, a luteína e a zeaxantina. Os nutrientes reduzem de forma significativa o risco de desenvolvimento de catarata, protegendo os olhos contra a degeneração macular, uma das causas mais comuns de problemas e perda de visão.
6. Auxilia na absorção de nutrientes e outros alimentos
As vitaminas A, D, E e K, e o carotenoide são nutrientes essenciais ao organismo. Para serem absorvidas de forma plena pelo corpo humano, elas precisam estar associadas a moléculas de gordura.
Presente em alimentos vegetais como folhas verdes, cenoura e batata-doce, os carotenóides são nutrientes oxidantes essenciais. O consumo de abacate aliado a esses alimentos pode aumentar em até 15 vezes a quantia de carotenoides. Vale a pena combiná-los na sua próxima refeição, não é mesmo?
7. O abacate é um ótimo regulador de açúcar no sangue
O abacate também ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue devido a sua alta quantidade de fibras.
Importante ressaltar o abacate como uma fruta recomendada para o consumo de pessoas com diabetes tipo 2, que precisam incluir um número maior de fibras na alimentação.
Essas fibras passam intactas pelo sistema digestivo, garantindo que a ingestão do alimento como um delicioso lanche da tarde provoque aumento nos níveis de açúcar na corrente sanguínea.
8. Contribui para o funcionamento do intestino
Como já mencionamos, o abacate é uma das fontes mais ricas em fibras solúveis, atuando como excelente regulador do funcionamento intestinal.
Suas gorduras monoinsaturadas têm o poder de auxiliar na lubrificação das fezes. Além disso, seu consumo regular pode contribuir em muito para evitar a constipação e facilitar na evacuação das fezes.
9. Ajuda na prevenção da osteoporose
Por serem nutrientes excelentes para o aumento da densidade óssea, o zinco, fósforo, cobre, cálcio e selênio são ótimos para a diminuição dos riscos de desenvolvimento de osteoporose.
O abacate é rico em todos esses nutrientes e possui também vitamina K e D que, juntas, auxiliam também no tratamento da doença, ou seja, na regeneração dos ossos.
10. Previne o envelhecimento precoce
A grande quantidade de vitamina C presente no abacate tem como benefício o tratamento e combate ao aparecimento de estrias, rugas e celulite na pele.
A substância ajuda na metabolização do colágeno, substância que dá firmeza à pele. Dessa maneira, conferindo maior elasticidade e deixando a aparência do rosto e corpo mais viçosa. A fruta também tem papel importante na proteção da pele.
Outra fruta que é ótima aliada contra os sinais do envelhecimento. Leia aqui os demais benefícios que o consumo de açaí pode trazer para a sua saúde!
11. Potencializa a hidratação e o brilho do cabelo
Rico em vitaminas do complexo B e E, o abacate aumenta a hidratação dos fios de cabelos e favorece o seu crescimento fazendo com que os fios fiquem mais brilhosos e saudáveis.
Além de seu consumo direto como alimento, pode ser utilizado como máscara diretamente no cabelo.
12. Melhora o funcionamento cerebral
Quando ingeridos de maneira correta, o abacate também consegue melhorar a capacidade de memória. Devido a sua alta taxa de ômega 3, ocorre um aumento significativo na circulação sanguínea. Consequentemente, há um aumento na capacidade de concentração, memória e motivação.
E por possuir grandes quantidades de ácido fólico e magnésio, o consumo da fruta pode ajudar muito na prevenção da depressão, demência e Alzheimer.
Quantas vezes por semana pode comer abacate?
Seja você é alguém que adora comer abacate, mas tem dúvidas de como se deve consumir a fruta, não se preocupe! Você pode comer sua fruta favorita todos os dias. Fique atento apenas a quantidade que será consumida e não ultrapasse a dose máxima de 100 gramas diárias.
Quais os malefícios do consumo excessivo de abacate?
Como dito acima, o consumo consciente e em doses regulares de abacate pode sim trazer diversos benefícios a sua saúde.
Ainda assim, devido ao grande número de nutrientes e gorduras presentes na fruta, a ingestão em excesso do abacate pode causar danos significativos no fígado, estômago e diminuir a imunidade. Portanto, respeite a dose diária que mencionamos, tudo bem?
É verdade que o abacate engorda?
O segredo está na forma como se consome a fruta! O abacate pode auxiliar no emagrecimento, mas na quantidade incorreta, a fruta pode sim ajudar no ganho de peso e no acúmulo de gorduras ruins.
Para garantir uma saúde em perfeito estado, consulte um nutricionista qualificado para receber a orientação correta de uma dieta com abacate respeitando o funcionamento do seu organismo.
Seja qual for a sua receita preferida com abacate, sua ingestão na dieta diária deve seguir as dosagens corretas para que a fruta possa auxiliar no processo de emagrecimento.
E se você tem vontade de saber mais sobre alimentos que contribuem para uma saúde melhor, confira também nosso texto “Hibisco para que serve, como usar e seus benefícios“.
Fique de olho em nossas redes sociais para saber todas as novidades do blog e até a próxima!
Referências:
- “Efeitos da suplementação de óleo de abacate sobre parâmetros fisiológicos (…)” – Marques, Schérolin de Oliveira – Tese (PPGCS) – http://repositorio.unesc.net/handle/1/6147
- “Eu não como pelo gosto, como pelo meu objetivo”: a alimentação funcional do fitness – IX Encontro Nacional de Estudos do Consumo 21 a 23/11/2018, ESPM, Rio de Janeiro, RJ – Grupo de Trabalho:GT 05. Tendências do consumo alimentar – CONTENT ARTICLE