o que deseja ler hoje?

mulher em uma academia com regata verde claro correndo na esteira para melhorar a qualidade de vida

Atividade física e longevidade: como os dois se relacionam

7 Minutos de Leitura

Se existe algo em comum entre os jovens, os adultos e os idosos de hoje em dia, com certeza, é a busca por longevidade. Independentemente do motivador, essa preocupação tem se tornado cada vez mais comum, visto que as pessoas estão mais atentas à saúde — não é à toa que as academias, os parques e as pistas de caminhadas andam cheias, não é mesmo?

Essa virada de chave de amplitude coletiva é fruto de diversos fatores, mas o principal, definitivamente, é o aumento da expectativa de vida. No Brasil, por exemplo, ela é de 75,5 anos segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2022, logo, viver uma vida longa já é algo esperado pela população do país.

Diante disso, práticas e recursos que garantam um envelhecimento saudável são mais do que bem-vindos: eles são essenciais. É aí que entra a atividade física: a prática regular de exercícios é uma das estratégias mais efetivas para garantir longevidade. Quer entender melhor a relação entre atividade física e longevidade e quais os benefícios promovidos à saúde? Acompanhe no post!

Afinal, qual é a relação entre atividade física e longevidade?

Que as atividades físicas fazem bem para o corpo você já sabe, mas já pensou nos diversos benefícios que eles podem trazer para a sua vida a longo prazo? É justamente nesse lugar onde a atividade física e a longevidade se encontram, afinal, praticar exercícios regularmente é fundamental para viver com saúde, bem-estar e qualidade de vida.

Segundo dados levantados por Sandra Mahecha Matsudo, Victor Keihan Rodrigues Matsudo e Turíbio Leite Barros Neto no artigo “Atividade física e envelhecimento: aspectos epidemiológicos”, atletas idosos, mesmo não praticando exercícios de forma regular após envelhecer, demonstraram uma capacidade física superior do que os idosos não atletas e sedentários observados no estudo.

Para fortalecer ainda mais a verídica, a revista Journal of the American Medical Association (JAMA): Internal Medicine, no artigo “Association of Physical Activity Intensity With Mortality” apontou que a prática regular e vigorosa de exercícios físicos ao longo da vida está associada a uma redução significativa da taxa de mortalidade entre adultos nos Estados Unidos.

No dia a dia, essa relação de saúde também pode ser observada de forma prática: pessoas idosas que praticam atividades físicas com uma frequência estável apresentam melhorias em vários aspectos, como o condicionamento físico, a flexibilidade, a resistência cardiovascular, a força, a perda de peso e a redução dos riscos de perda de massa muscular e desenvolvimento de doenças crônicas.

Atividade física e longevidade: 5 benefícios para envelhecer com saúde

Para entender de forma prática como a atividade física pode contribuir para um envelhecimento saudável, a True Source elencou os 5 principais benefícios que a prática de exercícios pode proporcionar àqueles que buscam por longevidade. Veja a seguir:

homem com blusa e shorts de corrida correndo em um parque

1. Melhorias no condicionamento físico

Seja na juventude, na idade adulta ou na velhice, ter um bom condicionamento físico é fundamental para que possamos executar todas as nossas atividades do dia a dia sem comprometer a qualidade delas. Isso não só nos abre possibilidades, mas garante a nossa independência no dia a dia.

Nesse sentido, as atividades físicas desempenham um papel essencial durante o processo de envelhecimento, afinal, melhoram a capacidade cardiovascular, fortalecem os pulmões e o coração, ajudam a reduzir o peso e a gordura corporal e desenvolvem os músculos, que reduzem naturalmente com o avanço da idade.

2. Maior controle do estresse

Outro benefício significativo obtido não só pelos idosos, mas pessoas de todas as faixas etárias por meio de exercícios físicos é o controle e a redução dos níveis de estresse. Durante a prática esportiva, o corpo libera endorfina, um hormônio responsável por equilibrar os níveis de cortisol no organismo, reduzir o estresse, além de proporcionar o equilíbrio físico e emocional.

Considerando que o estresse é extremamente prejudicial para o organismo humano, contar com meios e estratégias de redução é essencial para diminuir as chances de desenvolvimento de doenças cardíacas, digestivas, emocionais e demais problemas nocivos à saúde da pessoa idosa.

3. Aumento da qualidade do sono

O sono é uma necessidade básica do ser humano que precisa de condições adequadas para recuperar a energia, induzir a regeneração celular e desenvolver as funções imunológicas do nosso corpo. Por isso, seguir uma boa rotina de sono faz total diferença quando se trata da saúde e longevidade de pessoas idosas.

mulher deitada na cama com coberta dormindo

Se você tem insônia ou dificuldade para dormir, saiba que os exercícios físicos podem ajudar e muito! Isso porque, além de promoverem o cansaço físico após a prática, eles liberam neurotransmissores vinculados às sensações de bem-estar e relaxamento, que são fundamentais para ter um sono de qualidade.

4. Superação de vícios e hábitos nocivos

Mais um benefício significativo obtido por meio da atividade física frente à obtenção da longevidade é o condicionamento a abandonar hábitos e vícios nocivos para a saúde, como o tabagismo, o alcoolismo e uma dieta pobre em nutrientes e alimentos ricos em aminoácidos.

Quando pensamos em uma pessoa idosa que carrega hábitos e vícios nocivos há um bom tempo, os exercícios físicos entram como um recurso que estabiliza a produção de neurotransmissores responsáveis pela sensação de prazer e bem-estar. Logo, a necessidade de reprodução desses hábitos diminui.

Além disso, quem pratica exercícios tende a introduzir hábitos mais saudáveis na rotina, que são essenciais para ter um envelhecimento saudável e de qualidade.

5. Conciliação com uma dieta saudável

Ao passo que a atividade física é introduzida na vida da pessoa idosa, é natural que hábitos novos e mais saudáveis sejam aderidos também. Dentre eles, a construção de uma dieta saudável é um dos mais importantes, afinal, ela é responsável por nutrir o corpo da forma adequada, mantendo-o com energia e saúde.

Para ter uma alimentação que, além de boa, vai de encontro com a prática esportiva, é muito importante que o idoso busque ajuda profissional. Assim, será possível introduzir uma dieta rica em frutas, vegetais, proteínas e alimentos integrais, que também irão potencializar os ganhos com as atividades físicas, já que haverá mais energia e disposição para tal.

Além disso, o profissional poderá verificar a necessidade de suplementação para a pessoa idosa e, caso necessário, construir uma dieta saudável que já inclui suplementos vitamínicos que garantem o aumento energético, a melhora da memória e da disposição, dentre diversos outros benefícios para a saúde.

A prática de atividades físicas não apenas está associada à longevidade como é fundamental para a obtenção de um envelhecimento mais saudável, com direito a melhorias no bem-estar e na qualidade de vida da pessoa idosa. Por isso, se você deseja atingir a longevidade, não tenha dúvidas: a prática de exercícios físicos é o caminho.

Não sabe por onde começar? Sem problemas! Aqui no blog da True Source, você encontra conteúdos supercompletos que contemplam assuntos relacionados à prática de atividade física, alimentação saudável, suplementação e muito mais. Aproveite e confira nosso conteúdo sobre os principais benefícios da natação, um esporte poderoso e sem contraindicações para idosos!

5/5 - (Total de avaliações: 2)
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Picture of True Source

True Source

Nascemos da união de um time de especialistas de peso que formularam produtos altamente eficientes e saborosos. Depois de 2 anos de pesquisas e estudos do mercado nacional e internacional, nossos médicos, nutricionistas e chefs de cozinha chegaram à fórmula perfeita.

INSCREVA-SE JÁ


Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Você vai gostar também:

o que deseja ler hoje?

INSCREVA-SE