o que deseja ler hoje?
As melhores fontes de proteínas para os veganos
A musculação para veganos levanta muitas questões no que diz respeito ao consumo de proteínas necessárias para a eficiência do treino e manutenção dos músculos. Uma delas é a preocupação em saber qual alimentação vegana pode suprir a quantidade necessária desse nutriente tão importante para construção de massa muscular.
Para te ajudar a entender um pouco mais sobre proteínas veganas, separamos algumas vantagens de se adotar uma dieta livre de animais, além de dicas de alimentos ricos em proteínas que irão turbinar ainda mais sua alimentação vegana. Confira!
Proteínas animais vs. Proteínas veganas
A disseminação da alimentação vegana vem desfazendo alguns mitos que cercavam a ausência de proteína animal em uma dieta. É verdade que um alimento de origem animal, tal como frango, peixe ou carne, continua sendo uma fonte completa de proteína necessária para o corpo, porém, esse número pode ser atingido facilmente através da ingestão de diversos vegetais de forma qualitativa e até mais benéfica à saúde.
As proteínas veganas são, no geral, ricas em aminoácidos arginina; contêm vitaminas e minerais que ajudam na digestão das proteínas; ajudam a prevenir o entupimento das artérias; podem ser anti-oxidantes, antiangiogênica e imunossupressora; favorecem a função renal; podem reduzir a formação de pedras na vesícula, além proporcionar uma dieta mais saudável e bem-estar.
As proteínas de origem animal, apesar de completas, podem ocasionar uma digestão gástrica demorada, liberando mais ácido para o processamento dos alimentos e resultando em azia e gastrite; são ricas em gordura saturada, o que aumenta o colesterol e ocasiona o estreitamento, endurecimento e aumento de placas nas artérias.
Sendo assim, a alimentação vegana, quando realizada adequadamente, pode ser extremamente benéfica tanto para a musculação quanto para a sensação de bem-estar do corpo.
4 exemplos de proteínas veganas para turbinar sua alimentação
As proteínas possuem um papel de suma importância na musculação, já que são responsáveis pela construção e manutenção dos tecidos, além de atuarem como enzimas e ajudarem na coagulação do sangue, no sistema imunológico e muitos outros.
Para usufruir o máximo das proteínas veganas, separamos alguns exemplos que irão complementar sua alimentação vegana de forma rica e gostosa!
Feijão
Um dos queridinhos dos brasileiros, o feijão é uma ótima fonte de proteína vegana. A quantidade de proteína varia de acordo com o tipo escolhido. Procure combiná-lo com arroz integral para elevar ainda mais a quantidade do nutriente na refeição.
Brócolis
O brócolis é um excelente aliado da alimentação vegana. Isso porque, das 36 calorias encontradas em 100 gramas do vegetal, 45% são derivações de proteína. Além disso, ele ainda é rico em minerais, cálcio, potássio, ferro, zinco, sódio e possui grande quantidades de vitaminas A, C B1, B2, B6 e K. O alimento ainda é bom para os dentes, cabelos, unhas e pele. Quando consumido diariamente pode ajudar na diminuição de doenças relacionadas ao coração.
Cogumelos
Pobre em gordura e rico em vitaminas B2, B3 e B5, os cogumelos são ótimas fontes de proteína, contendo 38% do nutriente no total de suas calorias. O alimento ainda contém cobre, triptofanos, potássio e fósforo.
Grãos
Sementes de girassol, chia, quinoa, gergelim e grão-de-bico são só alguns dos exemplos de alimentos que são ricos em proteínas veganas. Além da grande variação, os grãos podem ser consumidos de diversas formas, como em saladas, misturados em outros alimentos e até como farinha.
Além disso, hoje em dia é fácil de encontrar proteínas veganas em pó, como a de arroz e a de ervilha, que são ricas em aminoácidos essenciais e não essenciais e podem ser fonte de BCAA e ferro, como no caso da ervilha.
Lembrando que para ter uma alimentação vegana balanceada é sempre importante procurar um profissional da nutrição para garantir o consumo necessários de todos os nutrientes e proteínas veganas.