o que deseja ler hoje?
Mindfulness: tudo sobre a técnica de atenção plena
Você já se pegou distraído em meio a uma tarefa simples, como tomar um café ou caminhar pelo parque, sem realmente estar presente naquele momento? Em um mundo acelerado e conectado com veículos que roubam nossa atenção, é muito comum perceber essa desconexão entre o que fazemos e o que pensamos.
É neste momento que o mindfulness se torna a peça chave no processo de conexão com o momento presente e desenvolvimento da consciência e atenção plena no dia a dia. Essa é uma prática poderosa que oferece benefícios à saúde física e mental, aumentando a produtividade e o bem-estar.
Quer melhorar sua qualidade de vida e longevidade, reduzindo o estresse e a ansiedade no dia a dia? Então, continue com a True Source e aproveite para descobrir tudo sobre a técnica: o que é mindfulness, para que serve, como ela age no cérebro, dicas para praticar e muito mais!
O que é mindfulness e para que serve?
Já parou para pensar o quão distantes ficamos dos nossos pensamentos, emoções e sensações ao passo que vivemos uma rotina agitada? Pois é! Isso é muito mais comum do que parece e daí surge a necessidade de desacelerar, prestar atenção ao seu redor e se concentrar totalmente no momento presente — e a técnica existe justamente para isso: direcionar seus pensamentos ao “aqui” e ao “agora”.
Na prática, o mindfulness pode ser útil em várias situações da nossa vida e rotina. Por exemplo: ao estar plenamente consciente enquanto realiza uma atividade rotineira, como escovar os dentes, você se permite escapar do modo automático em que frequentemente operamos. Isso promove uma maior conexão consigo mesmo e com o ambiente ao seu redor.
O resultado de exercitar essa atenção plena é fundamental para garantir o nosso bem-estar, além de melhorar a qualidade de vida como um todo. Ela que reverbera positivamente na saúde emocional, reduzindo a sobrecarga mental e de quebra, aliviando sintomas de ansiedade e depressão.
Como o mindfulness age no cérebro: benefícios obtidos com a prática
Quando o mindfulness é praticado rotineiramente, ocorrem mudanças significativas no cérebro, especialmente nas regiões relacionadas ao controle das emoções, atenção, tomada de decisões, memória e concentração. Isso garante uma série de benefícios, como:
- Redução do estresse: ao treinar a mente para se concentrar no presente, pensamentos ansiosos e arrependimentos tendem a diminuir;
- Melhora da atenção: praticantes de mindfulness desenvolvem uma capacidade aumentada de manter o foco em uma tarefa por muito mais tempo;
- Aumento do bem-estar emocional: a aceitação e o reconhecimento de emoções e pensamentos difíceis podem diminuir a ciclotimia, levando a uma maior estabilidade emocional;
- Melhora a qualidade do sono: ao reduzir o estresse e a ansiedade, a prática pode melhorar significativamente a qualidade do seu sono durante a noite;
- Empatia e compaixão: a prática contínua do mindfulness pode aumentar a conexão e a compreensão dos outros, resultando em comportamentos mais empáticos e compassivos, essenciais para a qualidade das relações interpessoais;
- Capacidade de autocontrole: o mindfulness ajuda a aumentar a capacidade de autorregulação emocional, facilitando o controle de impulsos e reações negativas em situações de estresse, sejam comportamentos de raiva ou manias;
- Aprimoramento da memória e do aprendizado: ao melhorar a concentração e a clareza mental, o mindfulness é associado ao aprimoramento da memória de curto e longo prazo, além de facilitar o aprendizado de novas habilidades.
É importante lembrar que esses benefícios não surgem de uma hora para outra, afinal, a prática de mindfulness exige consistência e persistência mesmo que os resultados possam ser sentidos já nas primeiras semanas da prática. Com o tempo, o cérebro começa a operar de uma forma diferente e a atenção plena passa a fazer parte do seu dia a dia, trazendo equilíbrio para a mente e o corpo.
Como praticar o mindfulness: 5 dicas para conquistar a atenção plena
Agora que você já conhece todos os benefícios, que tal aprender como incorporar o mindfulness em sua rotina para usufruir deles e conquistar a autorregulação? Para te ajudar, a True Source elencou 5 dicas para te ajudar a começar a praticar e com passos simples e eficazes. Confira!
1. Escolha um local confortável
Para começar a praticar mindfulness, escolher o ambiente certo é fundamental. Escolha um ambiente calmo, onde você possa se posicionar tranquilamente, sem se preocupar com qualquer tipo de distração. Isso facilitará o processo de concentração e permitirá que você se conecte mais facilmente com o presente.
2. Preste atenção no seu corpo e seus pensamentos
Durante a prática, volte sua atenção para o corpo. Observe as sensações físicas, a postura, e se há alguma tensão. Da mesma forma, esteja atento aos seus pensamentos, mas evite se envolver com eles. Apenas os observe e permita que venham e vão.
3. Controle o ritmo da sua respiração
A respiração é uma das âncoras mais poderosas no mindfulness. Assim como na prática de yoga ou meditação, respire lentamente, sentindo o ar entrar e sair dos seus pulmões. Se perceber que sua mente começou a divagar, retorne o foco para a respiração.
4. Deixe as distrações passarem, sem julgá-las
É normal que durante a prática sua mente seja invadida por distrações. O importante é não se frustrar com isso. Apenas observe as distrações, sem juízo de valor, e volte a focar no momento presente.
5. Mantenha o foco no presente por pelo menos cinco minutos
No início, exercitar mindfulness por longos períodos pode ser difícil. Comece com cinco minutos diários. Aos poucos, vá aumentando o tempo conforme sua habilidade de manter a atenção plena se desenvolve.
É importante lembrar que a técnica é muito plural e pode ser feito de diversas outras formas. Com tempo e dedicação, você poderá praticá-la em espaços que não são tão tranquilos e silenciosos, enquanto caminha, realiza uma tarefa no trabalho, enfim, em momentos que você julgar necessário buscar pelo estado de atenção plena.
Qual é a diferença entre mindfulness e meditação?
Apesar de mindfulness e meditação muitas vezes serem vistos como sinônimos, suas práticas têm enfoques distintos. A meditação, por exemplo, assume formas específicas, podendo ser feita a partir da meditação guiada e meditação com foco na respiração. Já o primeiro, pode ser aplicado em qualquer situação cotidiana.
É importante destacar que o mindfulness é uma habilidade que pode ser desenvolvida tanto durante a meditação quanto nas atividades do dia a dia. Enquanto a meditação exige um momento dedicado e preparação, o mindfulness pode ser aplicado em tarefas rotineiras, como comer, caminhar ou lavar a louça — é a capacidade de estar presente e consciente de cada momento, sem distrações.
O mindfulness é uma prática poderosa para aqueles que desejam cultivar uma vida com mais equilíbrio e presença. Por isso, incorporá-lo no seu dia a dia pode trazer uma nova perspectiva sobre como lidar com os desafios e aproveitar ao máximo cada momento.
Pronto para começar sua jornada em direção à atenção plena? Então, coloque as dicas da True Source em prática e sinta a revolução que essa técnica pode proporcionar na sua vida. Aproveite e confira nosso conteúdo especial sobre benefícios da corrida, a atividade perfeita para associar ao mindfulness para obter longevidade, bem-estar e qualidade de vida!