o que deseja ler hoje?
Quando começar a fazer academia? Confira nosso guia!
Não é segredo que os exercícios físicos são indicados por especialistas desde a infância, já que estimulam um desenvolvimento saudável do corpo, aumentando a imunidade e a resistência de forma natural. Por isso, o momento para começar a frequentar a academia é da fase de crescimento para a fase adulta.
Porém, quando o assunto é esse, ainda existem dúvidas a respeito da segurança do local e dos exercícios recomendados. Por isso, nós, da True Source, separamos um guia completo respondendo as principais perguntas sobre a idade ideal para começar a fazer academia. Confira só!
Com qual idade pode começar a fazer academia?
A idade indicada para começar a fazer academia é a partir dos 13 ou 14 anos com acompanhamento dos pais, ou responsáveis, para garantir maior segurança. Ainda, não se pode esquecer da presença de um profissional adequado, com um cronograma específico que respeite os limites do corpo do seu filho.
Também é preciso seguir alguns pontos, como a lei da hidratação, uma alimentação adequada e um sono em dia. Caso se trate de uma criança mais nova, existem outras opções para manter a saúde fora da academia — veja abaixo!
Exercícios recomendados para infância
Durante a infância, o ideal é estimular as funções motoras com brincadeiras ao ar livre, como pular corda, jogar bola, correr e outras atividades lúdicas que envolvam o movimento, sem deixar a diversão de lado. Musculação e outros exercícios podem ser pesados nessa idade, por isso, devem ser feitos com cuidado e com pesos e séries bem menores para evitar qualquer tipo de lesão.
Exercícios para praticar na pré-adolescência
Já na pré-adolescência, a musculação pode começar a ser inserida aos poucos, por meio de treinos específicos montados para atender às principais necessidades do seu filho. Mas antes de começar a adaptar essa rotina, é fundamental consultar um médico especialista, já que somente um profissional poderá afirmar se o corpo do seu pré-adolescente tem maturidade mental e física para o ambiente de academia.
Uma ótima opção também são a prática de esportes coletivos, como vôlei, futsal, futebol e basquete. Eles são ideais para desenvolver trabalho em equipe e coordenação motora.
Exercícios de academia para adolescência
Na adolescência, a rotina na academia é super recomendada, desde que seja feita corretamente, com a execução ideal das técnicas dos exercícios, trabalhando todos os grupos musculares em equilíbrio.
No começo, os exercícios mais indicados são os que ajudam no peitoral, nas costas, nos ombros, nos quadríceps, nos tríceps e no trapézio. Dessa forma, os resultados ficam alinhados com o processo de crescimento dessa fase, estimulando mais saúde e boa forma.
Lembrando que esses resultados não dependem somente de uma rotina de exercícios físicos, para isso, também é preciso estar com a alimentação alinhada nos horários certos. Para isso, saiba quais alimentos evitar durante a noite.
Dicas de segurança para crianças e adolescentes na academia
Além do acompanhamento profissional, é importante que os pequenos sigam algumas recomendações básicas para colocarem em dia sua saúde com segurança e praticidade. Confira só essas dicas:
- Ajuste a quantidade e a intensidade dos equipamentos de acordo com a capacidade física da criança;
- As idas até a academia podem ser feitas de duas a três vezes na semana, durante 60 minutos, para evitar fadiga e lesões musculares;
- Indique roupas de tecidos mais leves, que permitam maior mobilidade, com luvas e outros equipamentos de proteção para evitar machucados;
- Lembre-se sempre de incentivar os alongamentos antes e após os exercícios, evitando incômodos musculares graves ou qualquer outro tipo de problema.
Uma sugestão também é alternar a rotina com exercícios mais leves para evitar o desgaste, ajustando de acordo com o limite do organismo. Isso pode ser feito com outras atividades e até mesmo a musculação dentro de casa.
O que uma criança de 11 anos pode fazer na academia?
Como já vimos ao longo do conteúdo, não existem restrições para a prática de exercícios físicos desde a infância, porém a academia pode ser um ambiente desafiador para uma criança de 11 anos. Por isso, nesses locais, as atividades devem ser voltadas para um lado mais aeróbico e lúdico, como aulas de dança, pular corda e artes marciais. Tudo com consciência e sem exageros.
Pode levantar peso com 14 anos de idade?
A resposta é sim! Nessa idade, já são recomendados exercícios que desenvolvam a musculatura e incentivem a resistência, como o levantamento de peso nas academias, de forma racional e orientada para não prejudicar a musculatura natural dos jovens. Ainda, é ideal o hábito de mínimo de 60 minutos de atividades por dia, alternando entre exercícios como corrida, caminhada, natação e ciclismo.
Não se esqueça também de adicionar uma alimentação mais saudável antes e após os treinos, sendo feita por meio de barras proteicas, frutas, marmitas completas e mais.
O que acontece se treinar muito na academia?
Assim como tudo em excesso pode fazer mal, o treinamento exagerado não é diferente. Isso porque o intervalo de descanso entre os treinos é importante para a recuperação do corpo e o desenvolvimento muscular. Sem esse período, ocorre uma perda de performance, causando danos físicos, psicológicos e cognitivos. Então, a dica é evitar exageros e respeitar os limites do corpo em qualquer idade.
Fazer academia atrapalha o crescimento?
Fazer academia não atrapalha o crescimento de forma alguma desde que essa rotina de exercícios atenda às principais necessidades de nutrição e de desenvolvimento das crianças/jovens. Ela estimula uma melhora na composição corporal de forma completa, além de ajudar na saúde do sono, na alimentação e na disposição diária.
Ainda há a melhora no controle do cortisol, na redução de gordura, no aumento de resistência óssea, nas habilidades motoras e cardiorrespiratórias, na flexibilidade e na agilidade. Interessante, não é mesmo?
Como vimos, cuidar da saúde por meio dos exercícios físicos é uma prática que já pode ser incentivada desde a infância, possibilitando a construção de adultos mais saudáveis e dispostos. Então, não perca tempo e comece já a pensar na saúde dos seus filhos, levando em consideração esses e outros pontos.
Gostou deste conteúdo? Se sim, saiba que você também pode aprimorar uma rotina saudável por meio da alimentação, conheça algumas proteínas para ajudar nos treinos!