o que deseja ler hoje?
Fisiculturista – Um guia sobre o universo do fisiculturismo!
O fisiculturismo é umas das modalidades competitivas de aspecto físico mais buscadas no mundo, quando se trata de musculação e elevação corporal. A prática foca todos os seus esforços na hipertrofia muscular por exercícios, dietas rigorosas e substâncias que auxiliam no crescimento muscular.
Se você quer saber como alcançar os mesmos resultados físicos de um fisiculturista experiente, seja para alcançar resultados competitivos ou garantir um shape semelhante ao dos profissionais dessa área, o blog da True Source traz algumas respostas acerca das principais dúvidas que envolvem essa modalidade esportiva.
Continue a leitura!
O que é fisiculturismo?
O fisiculturismo é uma prática esportiva cujo objetivo é elevar ao máximo o aspecto físico do corpo, ou seja, fazer com que os músculos cresçam exacerbadamente para ser exaltada uma musculatura bem definida, costumeiramente em competições profissionais por todo o mundo.
Nessas competições, os atletas fisiculturistas são analisados de forma criteriosa. São observados principalmente a força, a proporção, o tamanho, a definição e a estética muscular de cada um dos competidores.
Em geral, um dos objetivos principais de uma competição de fisiculturismo é que os competidores apresentem a falta (ou ausência) de músculos subdesenvolvidos. Isso significa que toda estrutura muscular corporal do atleta precisa estar em seu ápice de desenvolvimento.
Em se tratando de competição, o fisiculturismo é dividido em algumas categorias direcionadas para cada tipo de atleta, tanto nas modalidades masculino quanto feminino.
Essas categorias são pré-definidas por critérios de faixa etária, limite de peso e altura do/a competidor/a, todas definidas pela IFBB (Internacional Federation of Bodybuilding and Fitness). E se enquadrando em qualquer um desses grupos, os profissionais estão automaticamente aptos para competir.
Uma das categorias mais procuradas é fisiculturismo natural, um método de treinamento que se opõe ferozmente ao hábito de consumir anabolizantes entre outras drogas para ajudar no crescimento e aumento muscular.
No fisiculturismo natural, são trabalhados os músculos apenas por meio de malhação, alimentação saudável, ingestão de suplementos naturais e a abolição de qualquer tipo de substância que possa promover alterações hormonais artificias no/a atleta.
O que é preciso para se tornar um fisiculturista?
Um/a atleta fisiculturista, para alcançar os melhores resultados e o desenvolvimento ideal dos músculos, se utiliza de estratégias diversas e treinamentos especiais feitos para que seu corpo possa alcançar limites altissímos.
Essas preparação pode ser feita através de uma série de exercícios físicos de alta resistência, repouso regular e nutrição especial feita com acréscimo de proteína extra em toda a alimentação, e inclusive por meio de suplementos alimentares, se necessário.
Esses treinos são focados em grupos musculares específicos para garantir que toda a musculatura corporal seja desenvolvida ao máximo.
Para que isso seja possível, são projetadas e organizados planos de treinos, pré-treinos e sessões rigorosas de treinamento de força, além de trabalhar com um variedade de halteres e aparelhos de musculação, sempre se concentrando em uma ou duas partes do corpo por vez, durante cada treino.
Qual o salário de um fisiculturista?
Ao contrário dos atletas de outros esportes, onde o profissional se estabelece em clube/time para representá-lo em competições nacionais e internacionais, um atleta fisiculturista se estabelece de maneira solo quando se trata de representatividade no esporte.
Mas, o que isso significa de fato? Atletas profissionais atuando em clubes recebem salários fixos, que podem ou não ser negociados e que, normalmente, apresentam representatividade jurídica de sindicados esportivos. Isso garante a esses profissionais, como dito, salários pagos mensalmente, muitas vezes, em valores muito altos.
No caso dos profissionais do fisiculturismo, esses salários podem ou não ser definidos segundo seus patrocínios ou em remunerações, caso seja campeão em determinada modalidade.
Ainda assim, esses valores podem variar bastante e, quando estabelecidos como patrocínio, pode ganhar em média 828 reais mensais para os iniciantes e 2.053 reais mensais para os profissionais de expressão mediana. Porém, no Brasil, a média salarial para atletas do tipo é de 1.277 reais mensais.
Mesmo com essa média salarial considerada baixa, muito atletas podem alcançar salários entre 5 mil reais e 20 mil reais por meio de campanhas de divulgação de marcas e exposição da própria imagem feita sob planejamento de marketing adequado.
O que é bodybuilder? Saiba a diferença entre bodybuilding e fisiculturista!
Um meio termo esportivo entre a musculação tradicional e o fisiculturismo de alta performance, o bodybuilding se baseia na construção corporal ideal levando em consideração uma série de preceitos físicos, mas sem necessariamente envolver a parte competitiva.
Para um praticante bodybuilder, o foco principal é no ganho de massa muscular e na perda de gordura. Ou seja, no máximo volume muscular, no máximo condicionamento físico e na simetria e proporções adequadas do corpo.
Em tradução livre para o português, o termo “bodybuilder” significa “fisiculturista”. Ainda assim, no Brasil, o termo também ganha outras denominações interessantes, e um tanto engraçadas, como “marombeiro”, “bombadão” e “montanha”.
Seja um atleta profissional focando em sua saúde sempre!
E ai? Se interessou pela chance de se tornar um fisiculturista? Entrar e conseguir crescer nessa modalidade esportiva pode ser algo bastante complicado, porém, com uma boa prática de exercícios focados em alto rendimento, acompanhamento profissional, alimentação direcionada para perda de gordura e muita dedicação, você com certeza pode chegar lá.
Procure dar os seus primeiros passos devagar e sempre com o auxílio de nutricionistas e professores de educação física especializados, para você ter acesso a informações completas sobre o seu desenvolvimento.
E se você chegou até aqui interessado em saber ainda mais sobre esse mundo da construção física ideal, aproveite também para dar aquela lida em nossas dicas de como perder gordura corporal de forma saudável.
Obrigado pela companhia e até a próxima!