o que deseja ler hoje?
Dieta vegana para hipertrofia: melhores fontes de proteína!
Independente de quais sejam os motivos para a escolha na mudança dos hábitos alimentares, sejam eles por princípios ou mesmo uma questão de saúde, quem decide se tornar vegano, e tem a meta de desenvolver sua massa muscular, pode se deparar com um questionamento muito comum: é possível manter uma dieta sem alimentos de origem animal para hipertrofia? Bom, a resposta é sim!
Algumas indicações ótimas de alimentos que suprem as necessidades, tanto de proteínas quando de gorduras, e muito indicadas em casos de hipertrofia são:
- Lentilhas;
- Feijões;
- Soja;
- Amendoim;
- Quinoa;
- Castanha de caju;
- Sementes de chia;
- Linhaça;
- Vegetais escuros;
- Sementes de abóbora.
Esses alimentos não precisam ser consumidos todos juntos nem em todas as refeições. Variações de receitas e trocas por outros vegetais também ricos em outros nutrientes é muito importante para garantir a continuidade plena da dieta. Existe também, a possibilidade de complementar a alimentação da dieta vegana com suplementos alimentares veganos que aprimorem essa absorção mais completa das vitaminas e minerais necessários para manter a saúde do corpo.
Proteínas, carboidratos e fontes de gordura na dieta vegana para hipertrofia
Diferente do que se pensa quando o assunto é dieta vegana, as opções de proteínas, carboidratos e fontes de gordura não são “mais difíceis” de suprir, inclusive, essa afirmação não poderia estar mais errada. A dieta vegana hipertrófica permite muitas opções de fontes de nutrientes e garante um consumo mais criativo e variado de alimentos de origem orgânica que complementam a dieta com muita saúde e sabor.
Com todas essas possibilidades em mente, é preciso que algumas mudanças sejam feitas na alimentação cotidiana para que a dieta vegana hipertrófica se torne completa e forneça tudo o que se precisa para o ganho de massa. Através de alimentos vegetais diversos você consegue adquirir:
Proteínas
Encontradas em abundância em lentilhas, feijões, ervilhas, grão-de-bico e cereais. Com a combinação desses alimentos proteicos de alto valor alimentar biológico você consegue também todos os aminoácidos essenciais para o ganho de massa com maior facilidade.
Carboidratos
Fundamental para o ganho de massa muscular, os carboidratos são responsáveis pela energia muscular necessárias para a movimentação e execução de tarefas. Para um bom treinamento e os exercícios físicos feitos apropriadamente, é preciso garantir ao organismo a quantidade necessárias deles. Pão integral, batata-doce, mandioca, inhame, aveia e banana são ricos em carboidratos e ótimas opções para a inclusão na alimentação.
Gordura
Também de suma importância para a distribuição de energia ao músculo, a gordura, ao contrário do carboidrato, tem um período de duração maior no organismo. Ainda sim, para garantir o ganho saudável de massa, é preciso equilibrar quantidades significativas de gordura no corpo para que, durante os treinos, exista a queima de gordura e o fortalecimento dos músculos. Ótimas fontes vegetais são, óleo de coco, abacate, azeite, coco, amendoim, pasta de amendoim e cremes ou misturas de oleaginosas (castanhas e nozes).
Alimentação pré e pós treino: como se preparar?
Feita para garantir que o organismo tenha a energia necessária para a execução de exercícios e treinos, a pré-alimentação deve ser feita de maneira controlada, porém muito abrangente na variedade de nutrientes como carboidratos e gorduras. Você pode garantir isso a partir do consumo de alimentos ricos em açúcares naturais de frutas como banana-da-terra, tubérculos como a batata-doce cozida, café batido com óleo de coco e tapioca.
E para uma boa recuperação dos treinos, ela também é essencial, principalmente para a regeneração muscular e recuperação de massa magra. Para garantir isso, é preciso a ingestão de uma boa quantidade de proteínas e carboidratos complexos, para repor energia, a glicose e ainda garantir reservas completas para o próximo treino. Os alimentos ideias para isso são lentilhas, feijão, grão-de-bico, mandioquinha e proteína de soja.
Tenha sempre em mente que é necessário o acompanhamento profissional de um nutricionista para que toda a sua dieta vegana seja feita de maneira apropriada, afinal, o equilíbrio no ganho de massa é algo interessante e ajuda não somente na saúde física, mas também mental.
Gostou do conteúdo sobre as possibilidades da dieta vegana para a hipertrofia? Continue acompanhando o blog da True Source para mais conhecimento e informação sobre o universo da alimentação saudável. Não deixe de conferir também nosso conteúdo sobre suplementos indispensáveis para o ganho de massa e conheça também as possibilidades do inositol para sua rotina. Nos vemos no próximo post!