o que deseja ler hoje?
Criança pode tomar whey? Um guia para pais fitness!
Ao considerar que não existe idade certa para praticar atividades físicas, é natural que surjam questionamentos sobre o consumo de whey protein por crianças, desde as mais ativas até as que vivem uma vida sedentária.
Mas será que a inclusão da proteína na dieta das crianças é realmente necessária ou será que ela é realmente indicada para os pequenos? Neste post, a True Source irá sanar suas principais dúvidas sobre o consumo de whey protein por crianças, como os benefícios, os malefícios e muito mais. Continue a leitura para descobrir!
Afinal, criança pode tomar whey protein?
Se você está se perguntando se chegou a hora de incluir o whey protein na alimentação do filho, a resposta é: depende. Mesmo que o suplemento seja amplamente indicado para jovens, adultos e idosos por boa parte dos nutricionistas, o consumo por parte do público infantil é um tema bastante controverso, que levanta questionamentos acerca da verdadeira necessidade de utilizá-lo.
Quando paramos para pensar sobre o consumo do suplemento na idade adulta, sabe-se que é necessário considerar fatores como o peso da pessoa e a quantidade de proteína que ela já está consumindo diariamente ao alimentar-se para saber o quanto de suplemento será necessário para atingir a meta diária de proteína.
Para os mais jovens, essa proporção deve seguir a mesma regra. Porém, considerando que as crianças pesam muito menos dos que os adultos, a quantidade diária de proteína consumida é muito menor e, na maioria das vezes, não requer suplementação para ser atingida — com exceção, é claro, de crianças que vivem com comorbidades de catabolização, como as crianças oncológicas.
Por isso, caso você esteja considerando introduzir o whey protein na dieta do seu filho, é fundamental fazer esse processo apenas com o acompanhamento médico adequado. Assim, será possível prevenir qualquer efeito negativo no organismo dos pequenos.
Quais são os benefícios do whey para as crianças?
Em tese, os benefícios do whey protein no organismo de uma criança deveriam ser os mesmos de um adulto, não é? Mas, na verdade, não é bem assim que funciona, até porque, geralmente, as crianças em desenvolvido têm uma recuperação muscular diferente e não precisam desse suplemento em sua alimentação para bater a quantidade recomendada de proteínas diárias.
Isso porque uma alimentação saudável e regular, que inclui alimentos proteicos, como carne, ovos, leite e leguminosas, já é o bastante para suprir a demanda de proteína do organismo das crianças, que costuma ser bem baixa considerando seu peso corporal.
Mas isso não significa que o suplemento não proporciona nenhum benefício aos pequenos. Na verdade, em proporções menores e medidas com base na quantidade de proteína que a alimentação regular já garante à criança, o whey protein pode ser utilizado como um suplemento para trazer energia e disposição à rotina das crianças — desde que seja recomendado por um profissional de saúde.
O whey pode trazer malefícios para a saúde das crianças?
Pensar sobre os malefícios que uma suplementação inadequada pode proporcionar ao organismo do seu filho é fundamental para garantir que a vida dele seja melhor e mais saudável. No caso do whey protein, é mais prático pensar a partir da perspectiva de como o excesso de proteína poderia prejudicar a saúde da criança. Dentre os principais malefícios causados pelo excesso de proteína, estão:
- Aumento do peso ou sobrepeso;
- Implicações no fígado e em outros órgãos;
- Maior probabilidade de insuficiência renal;
- Aumento do risco de doenças cardiovasculares.
É por isso que, durante a infância, o uso do whey deve restringir-se a casos muito específicos, normalmente identificados por um pediatra. Caso seu filho apresente sintomas como falta de energia, sono excessivo ou fraqueza, é possível, sim, incluir a suplementação em sua rotina, desde que seja nutricional, vitamínica ou mineral.
Como saber se meus filhos podem tomar whey protein?
Nesse caso, não existe muito segredo. A forma mais simples de identificar se seu filho precisa ou não tomar whey protein é por meio de uma análise pediátrica, em que o médico irá avaliar diversos fatores antes de recomendar a suplementação, seja com a proteína do leite ou suplementos nutricionais, vitamínicos e minerais.
Qual a quantidade certa de whey protein para crianças?
Assim como no caso dos adultos, a quantidade certa de whey protein para crianças depende do peso e da necessidade individual de proteína no organismo, considerando também a quantidade de proteína proveniente da alimentação diária.
Para chegar na proporção ideal, é fundamental que a criança passe por atendimento médico. Assim, o profissional responsável conseguirá avaliar se o whey é realmente o suplemento que a criança precisa e qual a quantidade ideal para introduzir na alimentação — especialmente nos casos de seletividade alimentar.
Além do whey, crianças podem consumir outros tipos de suplementos?
Sim. Existem diversos tipos de suplementos que podem ser consumidos por crianças sem que a saúde dos pequenos seja comprometida. Dentre eles, os principais são utilizados no suporte nutricional, na reposição de ferro, no desenvolvimento ósseo e no fortalecimento do sistema imunológico da criança, como ferro, zinco, selênio, vitamina D, vitamina A e outros suplementos.
Vale ressaltar que, assim como no caso do whey, qualquer outro tipo de suplemento só deve ser incluído na alimentação da criança mediante recomendação médica especializada.
Gostou deste texto? Então, continue navegando pelo blog da True Source e aproveite para conferir outros posts que, assim como este, contemplam temáticas relacionadas à saúde, ao bem-estar, ao condicionamento físico, à longevidade, à qualidade de vida, à alimentação, à suplementação e muito mais. Aproveite e confira nosso conteúdo sobre como fazer uma criança ter uma alimentação saudável!