o que deseja ler hoje?
Crossfit: o que é, especificações e benefícios!
Um dos programas de treinamento mais procurados atualmente em diversas academias espalhadas por todo o país, o crossfit tem como objetivo melhorar o condicionamento físico através de práticas funcionais de exercícios dos mais variados tipos.
A ideia principal do crossfit é melhorar a rotina diária do praticante, sendo o principal método de treinamento para o aumento de força e condicionamento físico. Além de garantir uma otimização significativa da resistência muscular e cardiorrespiratória, essa prática também visa aprimorar a flexibilidade, força, agilidade, precisão, coordenação, equilíbrio e perda considerável de peso.
Quer saber mais sobre essa prática, seus benefícios e também como fazer? Nós do blog da True Source separamos algumas informações interessantes para te ajudar a elevar sua saúde física e entrar de cabeça nessa modalidade. Confira!
O que é crossfit é para que serve?
Já considerado uma modalidade esportiva própria, o crossfit se utiliza de repetições e combinações de diversos tipos de exercícios funcionais, como aqueles praticados no dia a dia, com exercícios aeróbicos de alta intensidade.
Esses exercícios funcionais são costumeiramente variações de atividades diárias executadas de maneira muito mais intensa e de forma constante.
Entre os benefícios já citados, o crossfit também oferece definição muscular acentuada, além de promover uma melhora na saúde mental do praticante, já que eleva a produção e liberação no cérebro de hormônios do bem-estar.
Esse treinamento tem também como vantagem a alta adaptação de seus exercícios em relação ao objetivo da pessoa com o seu porte físico, podendo ser modificado sempre que necessário para se adequar às limitações de cada praticante.
Por ser um tipo de atividade física que oferece desgaste considerável, o crossfit precisa e deve ser feito somente sob orientação de um profissional capacitado e devidamente qualificado.
Qual a diferença da academia para o crossfit?
Dentro das academias, em treinos tradicionais, os exercícios são proporcionalmente direcionados a trabalhar o crescimento de músculos isolados e até a falha. No caso do crossfit, é feita a utilização de movimentos funcionais baseados tanto na ginástica quanto no atletismo, todos eles somados ao tradicional levantamento de peso.
A ideia principal do crossfit é deixar de lado o padrão monótono dos treinos de musculação, escolhidos de acordo com o treinamento do dia e executados em sessões, introduzindo movimentos mais aperfeiçoados e adicionando uma carga maior de peso relacionado ao objetivo proposto.
Essa maior intensidade garante um treino mais acentuado, a fim também de garantir seus benefícios em um prazo menor de tempo.
Como deve ser feito o treino de crossfit?
Por ser um tipo de treinamento que consegue trazer uma gama de resultados bem rápidos, o crossfit é ideal para pessoas que precisam colocar o corpo em movimento. E por ser bastante adaptável, como dito anteriormente, para pessoas sedentárias e de baixa atividade física, o método deve ser feito de forma leve, promovendo a adaptação física através de baixas cargas, aumentando-as progressivamente.
O crossfit é costumeiramente executado durante um período diário de uma hora por trabalho físico, sendo feito em três diferentes etapas de trabalho: aquecimento, técnica e workout of the day (WOD).
- Aquecimento – em geral, é a fase inicial de cada treino. Tem como objetivo aquecer e elevar a flexibilidade da musculatura preparando o corpo para o futuro treino. Esse tipo de atividade pré-treino ajuda a prevenir e evitar lesões musculares provocadas pelos exercícios;
- Alongamento dinâmico ou técnica – nessa etapa, tanto os exercícios quanto a movimentação são elevados pouco a pouco, oferecendo um aperfeiçoamento ao treino através de novas cargas. Isso é feito para que o treino siga naturalmente, sem que haja um comprometimento da técnica aplicada;
- Workout of the day (WOD) – nessa fase, os exercícios executados anteriormente, são realizados novamente de forma mais intensa e em um tempo pré-estabelecido. São treinos realizados em diferentes séries de exercícios, todos feitos no menor tempo e com menor intervalo possível entre cada execução — é nesse aumento de intensidade que os benefícios buscados aparecem de fato.
Para quem é indicado o crossfit?
Um dos principais benefícios e características do crossfit é que os exercícios físicos podem ser feitos pelos mais variados tipos de pessoas. Independentemente do gênero, idade ou porte físico, tudo o que se exige para essa execução é uma orientação profissional e da disposição de cada indivíduo.
Em jovens, o crossfit oferece maior condicionamento físico, preparo do corpo para o crescimento e desenvolvimento muscular. Para os adultos, mantém a saúde em dia e oferece maior resistência. Já para os idosos, ajuda a melhorar a densidade óssea e aumentar a força física e a agilidade. Em todos os casos aumentam significativamente a autoestima.
Dicas de saúde, treinos e tudo para o melhor bem-estar!
Vale sempre ressaltar que, para executar cada um dos exercícios promovidos pelo crossfit e adquirir seus benefícios, faça um acompanhamento médico prévio e siga sempre as orientações de um instrutor certificado e autorizado.
E agora que você já sabe quais são os benefícios desse método de treino, vale a pena também conferir nossas dicas dos melhores exercícios para ganhar massa muscular.
Obrigado pela leitura e nos vemos no próximo texto aqui no blog da True Source!