o que deseja ler hoje?
Passo a passo para começar com a meditação
Você sabia que a meditação traz benefícios tanto para a mente quanto para o corpo? Na correria do mundo moderno, ela tem sido a saída encontrada por um número cada vez maior de pessoas para encontrar a tão sonhada paz.
Desacelerar a vida para encontrar o equilíbrio pode até parecer uma meta distante para quem não tem tempo para nada, mas é mais fácil do que parece. Quer controlar a ansiedade e reaprender a ser feliz?
Veja o passo a passo que preparamos para esvaziar a mente e transformar a meditação em um saudável hábito regular.
Entenda como a meditação funciona
Antes de mais nada, é interessante compreender como a meditação funciona e por que ela traz benefícios para o corpo e a mente.
Estudo do Instituto do Cérebro do Hospital Israelita Albert Einstein publicado na revista científica norte-americana Neuroimage, mostra que a meditação modifica funções e estruturas cerebrais.
Na comparação do cérebro de quem não medita e de quem pratica a meditação pelo menos meia hora três vezes por semana, foram encontradas mudanças substanciais.
Para desempenhar a mesma tarefa, por exemplo, o cérebro de quem não medita ativa mais áreas. Para os pesquisadores, isso parece indicar a meditação torna o cérebro mais eficiente.
Como começar a meditar?
A meditação não tem nada de complicado e pode ser feita de diversas formas. Para começar, basta seguir estes cinco passos básicos.
- Prepare-se para meditar
O ideal é escolher sempre a mesma hora, como uma forma de condicionamento. Especialistas sugerem a manhã, logo após acordar. Escolha um local confortável, onde você possa sentar em silêncio, de forma concentrada.
- Não crie expectativas
Nada de criar expectativas sobre o que ou como será a meditação. Procure não antecipar resultados, apenas deixe fluir. Se ocorrer alguma interrupção ou distração, não tem problema. Retorne a atenção para a meditação após resolvida a questão.
- Não faça esforço
A meditação deve ser uma coisa natural, como dormir. Você já reparou que quanto mais você quer dormir mais o sono foge? Ocorre o mesmo com a meditação, portanto não se esforce. Apenas relaxe e deixe a mente vagar.
- Aprenda a respirar
A respiração também influencia na meditação. Procure respirar de forma lenta e profunda. Faça isso em sete ciclos, logo ao iniciar a meditação. A respiração correta acalma e o ajuda a se conectar consigo mesmo.
- Coloque um sorriso no rosto
Não, não é brincadeira. Vários estudos sugerem que o sorriso acalma, colabora com a meditação e ainda ajuda a aumentar a sensação de felicidade.
Escolha sua forma de meditação
Há várias formas de praticar a meditação. São exercícios simples que ajudam a cultivar o foco e o relaxamento – até mesmo no trabalho.
Meditação da maçã
Antes de dar a primeira mordida na maçã, pegue e lave com cuidado, secando-a em seguida. Depois foque na fruta, olhando-a em seus detalhes, percebendo o peso, a cor, sua forma. Sinta seu cheiro. Morda e mastigue vagarosamente, pensando apenas no seu sabor e textura, até terminá-la.
No trabalho
Comece com uma tarefa simples. Procure fazê-la do início ao fim focando apenas nela e em mais nada. Preste atenção a cada etapa, até terminar.
Caminhando
Escolha um lugar em que não seja interrompida. Para começar, preste atenção à postura: coluna reta e alinhada, braços soltos ao longo do corpo, pés paralelos.
Descalça ou apenas de meia, coloque o peso do corpo em um pé e depois em outro, prestando atenção à sensação de peso e leveza.
Caminhe lentamente até 12 passos, focando nos joelhos, articulações e músculos. Dê meia volta e retorne ao ponto de partida. Repita quantas vezes quiser.
Meditação sentada
Escolha uma cadeira confortável e preste atenção nas sensações: o assento de encontro às nádegas, as mãos em contato com as coxas, apoio dos pés no chão.
Ouça os sons ao redor, sem se preocupar com sua origem. Se não houver nada, preste atenção ao silêncio. Note sua respiração e as partes do corpo que se movem com a inspiração e expiração.
Encontre suas emoções, como você se sente. Quais os pensamentos que estão cruzando sua mente?
Ao final, deixe-se apenas estar, deixando com que os pensamentos fluam naturalmente, sem se fixar em nada.
Procure fazer da meditação um hábito, assim como a alimentação saudável e a prática de exercícios físicos. Logo você perceberá uma mudança substancial na sua rotina, a desaceleração da ansiedade e uma boa melhora da sua qualidade de vida.