o que deseja ler hoje?
16 benefícios da corrida para a nossa saúde
Viver bem, ter saúde e disposição física são alguns dos benefícios conquistados com a prática da corrida diária. Apesar de muitas pessoas realizarem a atividade pensando no bem-estar físico, emagrecimento e até mesmo na tonificação da musculatura, a prática de corrida, seja diária ou semanal, oferece ao seu corpo dezenas de vantagens, e o melhor: você pode adquirir eles sem custo com apenas alguns minutos ao dia.
No conteúdo de hoje você irá conferir quais são os principais benefícios da corrida, como ela pode te ajudar na construção de uma saúde melhor e como você pode adicioná-la na sua rotina de cuidados diários com o corpo.
Continue a sua leitura e fique por dentro das melhores dicas com a True Source!
O que a corrida faz com o corpo?
A corrida, assim como diversas práticas esportivas, promove a liberação de hormônios que fazem bem para o organismo e causam uma sensação de bem estar, como a endorfina, a dopamina e a serotonina. Quando esses hormônios se encontram em desequilíbrio é comum que ocorra insônia, ganho de peso, alterações de humor e apetite desregulado.
Conheça agora quais os benefícios de correr diariamente causam no seu organismo e faça dessa prática um hábito diário:
1. Alivia o estresse
Você já passou um dia estressante onde parece que tudo deu errado? É comum que nesses momentos você deseje que o dia acabe logo para ir para casa descansar, não é mesmo? Pois saiba que a melhor coisa que você pode fazer é correr!
Realizar corridas diárias faz com que você descarregue todo o estresse e cansaço físico e mental, estimulando a produção e liberação de endorfina e dopamina pelo corpo, fazendo com que você se sinta mais feliz e com mais energia, mesmo após um dia cansativo.
2. Reduz os índices glicêmicos
Correr acelera o metabolismo, aumenta a queima de calorias e causa a redução da glicemia no sangue. Isso ocorre porque a corrida faz com que o organismo absorva e responda melhor a insulina liberada pelo corpo, ajudando a reduzir o açúcar e prevenindo o risco de diabetes.
Correr também reflete positivamente para quem tem disfunção no pâncreas, estimulando a síntese de insulina pelo órgão, evitando a alteração de peso repentina e reduzindo os impactos físicos que isso promove no corpo, como cansaço, sono e sede.
3. Melhora o sono
Uma boa noite de sono é influenciada por diversos fatores, como a alimentação, quantidade de água ingerida durante o dia e pausas para descanso. Se você passou por um dia turbulento e sem muita atenção com seu corpo, a corrida pode auxiliar, pois ela atua na melhora da musculatura cerebral e sistema nervoso, o que reflete diretamente em excelentes noites de descanso.
4. Melhora a memória
O cérebro é um tipo de músculo que possui diversas conexões nervosas e, ao executar exercícios aeróbicos, você melhora a relação da rede frontal-parietal — que é responsável pela integração das informações sensoriais —com outras partes do cérebro que estão associadas à memória e autocontrole.
Além disso, a capacidade cognitiva também aponta melhorias, permitindo que você absorva melhor informações e consiga desenvolver um aprendizado rápido em todas as áreas.
Confira: 12 melhores suplementos para memória e concentração.
5. Queima gordura
Este é o objetivo de muitas pessoas que começam a praticar exercícios físicos. Como vimos antes, a corrida acelera o metabolismo, fazendo com que isso se reflita também na queima de gordura.
Isso ocorre porque o corpo precisa de energia para manter o corpo em movimento, utilizando as reservas de gordura que o corpo armazena. Além disso, essa massa extra que temos no organismo é transformada na desejada massa magra, ou seja, músculos, tendões, ligamentos e ossos.
6. Promove a circulação sanguínea
A circulação sanguínea é o movimento do sangue e das células que faz com que todos os nutrientes, oxigênio e líquidos vitais cheguem em todas as partes do corpo e órgão, mantendo o bom funcionamento do organismo como um todo.
Assim como qualquer exercício aeróbico, correr faz com que o sangue e os músculos precisem de mais oxigênio. E essa demanda aumenta a velocidade da circulação sanguínea, fazendo com que eles recebam todos os líquidos vitais para o seu funcionamento.
7. Aumenta a produtividade
Correr promove mais resistência para o seu organismo, fazendo com que você fique mais produtivo ao longo do dia e com mais disposição para fazer inúmeras atividades. Ao realizar corridas diariamente ou até mesmo semanalmente, faz com que você aumente a sua capacidade de produção em diversas áreas, seja no trabalho, faculdade ou academia.
8. Reduz a ansiedade
A corrida é uma atividade que promove bem-estar físico e exige que você demande de muita energia para realizar o exercício, resultando na liberação de endorfina pelo organismo. Esse tipo de estímulo faz com que a ansiedade seja reduzida e as crises de ansiedade também ocorram com menor frequência.
Caso esse seja um problema que você enfrente diariamente, adapte a sua rotina para que você corra pelo menos alguns minutos por dia e usufrua dos seus benefícios sempre!
9. Melhora o humor
Apesar de muitas vezes o mau humor representar uma reação em relação a momentos, pessoas ou fatos, se você se sente irritado (a) com frequência, não tem paciência e até mesmo percebe que sempre está com uma perspectiva negativa dos fatos, saiba que isso pode não ser só uma fase e sim um desequilíbrio hormonal que seu corpo está passando.
Como já falamos, entre os muitos hormônios que são gerados na corrida, a serotonina é aquela responsável pela melhora do humor, fazendo com que você se sinta mais feliz diariamente.
10. Fortalece a musculatura
Além dos membros inferiores (pernas e glúteos) que são fortalecidos durante a corrida, também utilizamos o abdômen e a lombar, responsáveis pelo equilíbrio e resistência do corpo.
11. Previne contra o risco de infarto e AVC
Por ser um tipo de atividade física que estimula o sistema cardiorrespiratório, a corrida pode reduzir pela metade o risco de você sofrer um infarto ou AVC.
O sedentarismo, especialmente em pessoas adultas, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), está entre os cinco principais fatores de risco de morte, então a prática de exercícios com a corrida pode, sim, reduzir o risco de alguma emergência médica que pode deixar sequelas.
12. Controla o Colesterol
O colesterol é um tipo de gordura produzida naturalmente pelo nosso organismo. No entanto, quando ele se encontra em alta quantidade ou até mesmo quando há um desequilíbrio na dieta, essa gordura pode causar entupimento das artérias, dor no peito, queda de pelos e cabelos e cansaço.
Para evitar a quantidade de colesterol no sangue e ter que lidar com os problemas causados por ele, praticar corrida diariamente junto com outros exercícios aeróbicos e uma dieta equilibrada é indispensável.
13. Combate a depressão
Apesar de ser uma doença que normalmente é tratada como psicológica, a depressão pode ocorrer pelo desequilíbrio de hormônios. Desse modo, é essencial que, para evitar ou até para auxiliar nos tratamento você dela, você inclua exercícios aeróbicos como a corrida.
Além de estimular a liberação de hormônios que causam o bem-estar, ela aumenta a autoestima de quem pratica, dando um melhor condicionamento físico e promovendo maior disposição para as atividades diárias.
14. Emagrece
Para quem busca reduzir aquelas medidas extras, queimar gorduras e até perder peso, a corrida é um excelente tipo de exercício. Ideal para pessoas que praticam ou não exercícios físicos, essa prática é um caminho para o emagrecimento, já que pode ser adaptada conforme a sua rotina.
15. Diminui o risco de osteoporose
Além de fortalecer a musculatura, os exercícios aeróbicos são aqueles que mais utilizam oxigênio em todas as partes do corpo para a geração de energia, combatendo e fortalecendo especialmente a parte óssea das pernas.
Para quem já sofre com a osteoporose é ideal que a corrida seja indicada pelo médico, evitando atividades de alto impacto.
16. Aumenta a expectativa de vida
Com todos esses benefícios não podemos deixar de ressaltar que os efeitos de correr todos os dias gera consequências para o seu futuro e longevidade, garantindo uma saúde plena com o avanço da idade, prevenindo doenças e dando para você mais qualidade de vida mesmo em idade mais avançada.
Quais os músculos que são trabalhados na corrida?
Os músculos mais trabalhados nas corridas são os dos membros inferiores, sendo os glúteos, quadríceps, a panturrilha e os músculos posteriores da coxa. A musculatura da perna, além de absorver o impacto, se tonifica e se torna mais resistente para outras atividades como o ciclismo.
Qual o tempo ideal de corrida por dia?
O ideal é que você realize, pelo menos, 45 minutos de corrida por dia, mantendo o seu organismo ativo todos os dias. Para facilitar o processo de adaptação, inicie com pequenas metas e vá avançandoconforme você ganha mais resistência e força.
Comece correndo pelo menos 2km por dia em um ritmo que você consiga manter até o final do percurso e nunca se esqueça de sempre se desafiar aumentando a quilometragem e a velocidade.
Quando a corrida começa a fazer efeito?
Os efeitos da corrida já podem ser sentidos logo após realizar o exercício, na forma de bem-estar, uma boa noite de sono e melhora do humor. Já os sinais físicos da corrida são apresentados a partir da quarta semana de prática diária, com uma tonificação aparente da musculatura, perda de gordura localizada, mais disposição e resistência.
A corrida é um tipo de exercício que pode ser realizada por todas as pessoas, com diversos tipos de porte físico. Para aproveitar melhor seus benefícios é ideal que você tenha a consistência de fazer ela diariamente, sempre colocando metas para se desenvolver na prática e sempre respeitando a sua condição física.
Agora, que tal começar a incluir essa prática nos seus exercícios diários? Inclusive, a corrida e qualquer outro exercício físico não dispensa que você tenha uma dieta e alimentação regulada, por isso, para te ajudar continue em nosso blog e confira 16 opções de café da manhã saudável para emagrecer.
Até o próximo post!