o que deseja ler hoje?
Tudo o que você precisa saber sobre o treino funcional
Equilíbrio, flexibilidade, condicionamento físico, resistência, agilidade, força e, por consequência, perda de peso. Se você está buscando por uma série de exercícios alternativos que não caiam no marasmo da rotina, o treino funcional pode ser a solução mais apropriada.
O exercício funcional tem como missão te ajudar a fortalecer o corpo por inteiro através de atividades físicas variadas. Conheça mais sobre esse tipo de treino que vem ganhando cada vez mais espaço e veja todos os benefícios que ele pode te proporcionar!
O que é e como surgiu o treino funcional?
Trabalhar e fortificar o centro de força corporal, também conhecido como CORE, através de movimentos variados já utilizados naturalmente pelo homem desde o início dos tempos, foi a base do surgimento do treino funcional nos Estados Unidos há mais de 50 anos atrás.
Fazendo uso de movimentos como empurrar, puxar, agarrar, girar e lançar, o treino funcional visa integrar e estimular todos os músculos do corpo.
O uso do exercício funcional ajuda na performance de atividades físicas, como levantamento de peso e maior resistência em corridas, e também proporciona maior bem-estar e eficiência nas tarefas do dia a dia.
O exercício funcional não utiliza aparelhos para trabalhar a musculatura de forma profunda, e sim acessórios como cordas, cones, discos, elásticos, entre outros.
Apesar de, inicialmente, ter sido utilizado apenas por atletas, como forma de melhoria no desempenho, o treino funcional pode ser adotado por qualquer indivíduo, desde que uma avaliação seja feita previamente para identificar e respeitar as peculiaridades de cada um.
Quais as vantagens do treino funcional?
O fortalecimento do CORE propicia muitos benefícios: desde a melhora na postura e no equilíbrio até a queima de calorias. Confira mais motivos para adotar o exercício funcional em seu treino:
- O treino funcional diminui as possibilidades de lesão durante os exercícios por ter como foco o trabalho de toda a musculatura ao invés de uma parte do corpo em específico;
- Além de prevenir lesões, esse tipo de treino pode gerar melhoras no sistema cardiovascular, reduzir porcentual de gordura, emagrecer e definir os músculos;
- Os exercícios funcionais treinam também os movimentos, não apenas os músculos. O que dá espaço para melhorias nas habilidades motoras e eficiência na locomoção;
- O treinamento melhora a postura no geral e durante o exercício funcional, a simetria (equilíbrio muscular) e também o equilíbrio estático e dinâmico;
- O treino funcional usa o peso do próprio corpo para os exercícios e fortalece a musculatura;
- Melhora a resistência e aumenta a estabilidade da região do core, ou seja, a saúde da coluna vertebral;
- O programa é adaptável a qualquer biótipo, compreendendo as deficiências de cada um;
- Se antes faltava motivação por conta dos movimentos automáticos e repetitivos que, muitas vezes, a musculação oferece, com o treino funcional é possível mudar a série e os exercícios de forma que o treino não caia na rotina.
O indicado é que o treino funcional aconteça pelo menos três vezes na semana para melhores resultados.
Como toda atividade física, é importante ressaltar a importância de ter um profissional capacitado para orientação durante o treino funcional, para que o mesmo seja eficiente e não prejudique sua saúde.