o que deseja ler hoje?
Tipos de colágeno: quais são e como consumir?
O colágeno está presente em nosso corpo para fortalecer a pele e outros tecidos como cartilagens e articulações, mas com o passar do tempo, a formação dessa proteína acaba sendo diminuída pelo organismo. Por isso é importante estimular a produção, assim como repor de outras formas o colágeno em nosso organismo.
Para entender melhor sobre os tipos de colágeno, como ele funciona, a melhor forma de ingerir e outras informações a respeito dessa proteína, vamos responder as perguntas mais frequentes para quem está aprendendo sobre o assunto!
O que é colágeno?
O colágeno é uma proteína produzida pelo corpo, principalmente em células musculares, durante o preparo de regeneração muscular. Um organismo rico em vitamina C, vitamina A, proteínas e vitaminas do complexo B é mais propenso para essa produção. A ingestão em grande quantidade de açúcar, álcool ou cafeína também pode vir a atrapalhar a ação do colágeno, pois a glicose pode se unir ao colágeno causando sua desnaturação.
Essa produção natural começa a diminuir gradativamente a partir da fase adulta, fazendo com que a pele vá perdendo a elasticidade e resistência. Por isso é importante estimular a formação do colágeno e também fazer a suplementação, de acordo com o que é indicado por um profissional nutricionista. Ele é responsável pela flexibilidade e elasticidade dos tecidos em nosso corpo, não apenas pele e cabelos, mas agem também nos músculos, cartilagens, tendões e articulação em geral.
Quais os tipos de colágenos ?
Existem diversos tipos de colágenos, e cada um tem uma função e atributo diferente. O que mais ouvimos falar a respeito do colágeno são os benefícios para a pele, cabelos e unhas, mas além disso o colágeno é fundamental para a saúde e bom funcionamento das articulações, cartilagens e músculos. Esses são os tipos de colágenos e suas principais áreas de atuação:
- Colágeno Tipo I : Pele, ossos, cabelos, dentes, tendões, ligamentos
- Colágeno Tipo II: Cartilagens
- Colágeno Tipo III: intestino, rins, fígado
- Colágeno Tipo IV: Vasos e célula muscular lisa
Vamos entender também qual a função de cada tipo de colágeno:
Colágeno Tipo 1
Presente em maior quantidade em nosso corpo, o colágeno tipo 1 é encontrado em dentes, pele, e cabelos. É o mais resistente. Proporciona músculos mais firmes e ossos mais fortes. Em nosso corpo 80% de todo colágeno é do tipo I. Conforme passam os anos, o corpo perde aos poucos a capacidade de reposição do colágeno, fazendo que as fibras diminuam, em extensão e espessura, causando rugas e linhas de expressão, por exemplo.
Colágeno Tipo 2
Encontrado nas cartilagens, que são constituídas em 60% de colágeno. Pode auxiliar e prevenir dores das articulações. Previne e trata doenças nas articulações. Com a suplementação, esse tipo ajuda a melhorar inflamações e reduzir a secreção de enzimas, aliviando dores musculares. Também pode ser encontrado em estruturas ósseas.
Colágeno Tipo 3
Presente em musculaturas lisas, como o intestino e útero, além de órgãos como rins, fígado, fornecendo proteção e sustentação. Muito encontrado também em vasos sanguíneos mais grossos, como artérias.
Colágeno Tipo 4
Essa variação se prende através de suas extremidades a outras moléculas, formando uma rede ou uma espécie de tela. Servem como um filtro promovendo força a matriz de outras células do nosso corpo.
Onde encontramos colágeno nos alimentos?
Quando falamos sobre alimentos, nem sempre imaginamos as variedades que podem proporcionar a produção de colágeno. Encontrado na pele e carne de animais, clara de ovo e derivados do leite de vaca, ao ingerir esses alimentos o organismo decompõe as proteínas e seus componentes são absorvidos, fazendo com que o corpo produza o tipo de colágeno que está mais necessitado.
Alimentos ricos em proteínas no geral são os mais indicados, mas não precisa ser apenas ter uma origem animal. Fontes de colágeno como feijão, lentilha e grão de bico são alimentos de origem vegetal que também são ótimos para incentivar a produção do colágeno. Além desse cuidado, é necessário estar atento a presença de vitaminas como vitamina C, vitamina A e vitamina E, todas essas estão presentes em frutas. Biotina, zinco, cobre e aminoácidos também são importantes, e estão presentes em oleaginosas e vegetais.
A suplementação do colágeno, é importante?
A suplementação do colágeno não deve ser feita apenas com objetivos estéticos. É ótimo para firmeza da pele, e prevenção de rugas, mas os benefícios não param por ai, afinal, ela pode prevenir doenças como osteoporose, hipertensão, regeneram os tecidos da pele, fortalecem ossos e as cartilagens. Os benefícios são muitos, temos um post exclusivo dos motivos pelos quais é importante consumir colágeno, venha conferir!
A tempos a ciência vem procurando formas de adequar suplementos de colágeno, de forma que o organismo aceite e absorva essa dose extra da proteína. Com o avanço dos estudos, foi adequada a forma do colágeno hidrolisado, que é o processo de quebra do colágeno, para que seja absorvido de forma prática e saudável.
Como ingerir suplementação ?
A quantidade pode variar de acordo com o indicado pelo fabricante, mas no geral é indicado que ela seja diluída em água. Sempre é mais adequado o consumo antes de dormir, ou pela manhã, ainda com o organismo em jejum. Mas existem outras possibilidades, para entender melhor qual é o momento em que seu corpo estará mais apto a receber essa suplementação e absorve-la, consulte seu nutricionista.
Essas são as principais características que você precisa entender para fazer a suplementação correta do colágeno, assim como para consumir alimentos que vão incentivar e proporcionar a produção dessa proteína tão importante para o corpo. Aqui no blog você encontra também outros conteúdo a respeito de saúde, alimentação e exercícios físicos. Venha conferir!