o que deseja ler hoje?
Os piores erros que você pode cometer ao treinar
Muitos são os benefícios da musculação para a saúde; ajuda a emagrecer, a ganhar massa muscular, a acelerar o metabolismo, entre outros. Porém, a busca pela perfeição faz com que muitas pessoas cometam erros na musculação que além de proporcionar riscos ao corpo, compromete a eficácia do treino.
Mesmo para quem já realiza exercícios há um certo tempo, é preciso se atentar a alguns pontos. Para te ajudar a prevenir esses erros durante a malhação, separamos 6 dicas do que evitar para obter melhores resultados na musculação. Confira!
6 erros para se evitar durante a musculação
1. Pular o aquecimento
O aquecimento visa preparar o corpo para os exercícios que serão realizados. Ele aumenta a vasodilatação e a oxigenação das células musculares. Além disso, se alongar ajuda a esticar as fibras musculares e melhora a flexibilidade. Essa medida simples ajuda a proteger o corpo contra possíveis lesões, garantindo melhores resultados na musculação.
Procure contemplar no aquecimento os músculos que serão trabalhados durante o treino.
2. Ser seu próprio personal trainer
Um dos grandes erros na musculação é achar que por realizar treinos a algum tempo, a ajuda de um profissional é dispensável. Porém, a falta de auxílio na hora de elaborar uma série de exercícios pode tirar a produtividade do seu treino. Seu corpo é cíclico e uma série de exercícios que já funcionou, pode não dar mais resultados por conta das mudanças do corpo.
A ajuda de um professor ou personal trainer vai te ajudar a alcançar melhores resultados na musculação de forma saudável e correta.
3. Não se hidratar
Pode parecer algo simples, mas a maior parte das pessoas deixa para tomar água apenas quando dá sede. A boca seca já é sinal de desidratação e a água ajuda a repor nutrientes, eliminar toxinas, repor energia e a aumentar a disposição para os exercícios. Lembre-se se sempre carregar uma garrafinha com você e tomar água durante a prática dos exercícios.
4. Não adequar os aparelhos ao seu biótipo
Não ajustar os aparelhos de acordo com seu peso e altura antes de realizar uma série ou optar por pesos maiores do que seu corpo é capaz de carregar, comprometem a biodinâmica do exercício, além de prejudicar sua coluna e forçar o músculo excessivamente, podendo provocar uma lesão.
O aumento de peso ou uso de diferentes aparelhos deve ser combinado e orientado por um profissional para que haja maior eficácia.
5. Treinos longos
São muitos os motivos que levam uma pessoa a passar o dia na academia; buscar por resultados de um período curto, compensar falta nos treinos, etc. Essa prática não traz nenhum benefício ao seu corpo, muito pelo contrário: pode provocar lesões, tirar a qualidade dos exercícios e até te desmotivar. Um treino não precisa ter mais do que 50 minutos.
Além disso, seus músculos precisam de 24 a 72 horas de descanso após o treino para obter melhores resultados. Repousar também faz parte de uma boa série.
6. Malhar com dor
A dor é um dos maiores mecanismos de defesa do nosso corpo. Mesmo ocorrendo micro lesões na musculatura durante o treino, o corpo tende sempre a se recuperar e se fortalecer. Mas, se você está sentindo dor, pode ser sinal de que seu músculo esteja inflamado e força-lo só o deixará mais debilitado.
Procure respeitar a recuperação do seu corpo, não force seus músculos e procure por ajuda, caso seja necessário.
Não é preciso abusar dos exercícios ou forçar seu corpo para obter melhores resultados na musculação. A ajuda de um profissional junto com a alimentação correta já é suficiente para evitar erros durante a malhação.