o que deseja ler hoje?
Energia e Foco: como melhorar seus resultados?
Manter a energia e o foco quando se deseja eliminar peso não é nada fácil. Isso porque, fatores como o cansaço derivado de outras atividades como o trabalho e o estudo, e o metabolismo lento, podem atrapalhar na sua energia mental e disposição.
Além de uma dieta balanceada e um treino focado na perda de peso, algumas substâncias como os termogênicos, podem ser grandes aliadas na queima de gordura e para o aumento de energia. Saiba mais sobre os termogênicos e como consumi-los de forma saudável!
O que são os termogênicos e como eles podem aumentar o foco e energia?
Nem todo metabolismo funciona da mesma forma. Há pessoas, que mesmo com uma alimentação saudável e exercícios periódicos, possuem um pouco mais de dificuldade para eliminar peso e, consequentemente, se manter com a disposição necessária para seguir nos treinos.
Os termogênicos são substâncias que te ajudam a acelerar o metabolismo convertendo as calorias da gordura corporal e da alimentação em energia e elevando a temperatura do organismo.
Também conhecidos como queimadores de gordura, essas substâncias estimulam os sistemas cardiovascular, respiratório e nervoso central, aumentando o metabolismo e resultando em uma queima calórica maior durante o dia.
As substâncias termogênicas são encontradas em elementos como a cafeína, efedrina, chá verde, óleos (como o de coco e o de chia), entre outros alimentos que colaboram com o aceleramento do metabolismo.
Apesar de serem comumente utilizados para ajudar na eliminação de peso, os termogênicos apresentam outras vantagens, como aumentar o foco, a disposição e no ganho de energia mental e física para os treinos.
Mas afinal, como os termogênicos funcionam?
As substâncias termogênicas são principalmente conhecidas por ajudarem no aceleramento do metabolismo resultando no emagrecimento. Porém, há ainda outros benefícios em se consumir alimentos e produtos termogênicos que também influenciam na disposição, atenção e energia durante os treinos. Sendo eles:
- Armazenamento de oxigênio – o consumo de alimentos ou produtos com substâncias termogênicas colaboram para uma broncodilatação, que faz o aumento da dilatação dos brônquios. Esse armazenamento ajuda a potencializar atividades físicas, como corridas, levantamento de peso e até treinos de alta intensidade.
- Aceleração dos batimentos cardíacos – quanto maior for o aumento da aceleração cardíaca, mais sangue e nutrientes chegarão ao tecido e às células. Essa ação resulta em um melhor desempenho do corpo durante as atividades físicas e, por consequência, estimula a perda de peso.
- Estímulo na produção de glicose – os termogênicos também influenciam na glicogenólise, que é o processo conhecido por transformar o glicogênio presente no fígado em glicose para o sangue. Isso pode significar mais energia e foco durante as atividades físicas.
As substâncias termogênicas ainda podem ajudar na redução de apetite e na definição dos músculos.
Vale lembrar que como qualquer outro tipo de substância, seja ela natural ou sintética, é importante procurar um especialista no assunto para que o elemento seja consumido de maneira adequada sem acarretar danos à saúde.