o que deseja ler hoje?
Conheça os benefícios do exercício físico à saúde!
A prática frequente de exercícios e atividades físicas é um componente-chave para garantir uma qualidade de vida e manter o corpo saudável. Sejam elas caminhadas, futebol, corridas, natação, danças, ciclismo… enfim, tudo o que colabora para uma queima de calorias eficiente, no bom funcionamento dos músculos e na prevenção de uma série de doenças.
Essa prática regular também colabora para o aumento exponencial de energia, oferece benefícios para a pele e no funcionamento do sistema cardiovascular. Deseja descobrir mais sobre esses benefícios? O blog da True Source te conta!
O que é e qual a diferença entre atividade física e exercício físico?
Ainda que ambos tragam diversos benefícios para sua saúde, atividade física e exercício físico não são a mesma coisa.
Em geral, a atividade física não se limita a tipos específicos de exercícios, podendo ser todo e qualquer tipo de atividade diária que faça com que seu corpo se movimente. Essa prática ajuda a trabalhar melhor os músculos a fim de queimar calorias e manter uma boa flexibilidade, contribuindo também na queima de calorias.
No caso das atividades físicas, movimentos básicos feitos no dia a dia, como limpar a casa, varrer uma calçada, subir e descer escadas ou mesmo caminhar, ajudam a manter a musculatura mais ativa e fortalecida.
Já os exercícios físicos são atividades planejadas e coordenadas por movimentos estruturados e repetitivos, tudo pensado propositalmente para que exista um desenvolvimento e aumento significativo dos músculos. É o tipo de atividade feita por quem procura ganhar massa muscular avantajada.
Conheça também como alcançar a hipertrofia de maneira fácil com nossas dicas!
Exercícios físicos para a melhoria da memória
A prática constante de exercícios físicos também traz benefícios para a memória, já que ocorre um grande aumento da circulação sanguínea cerebral e da produção de catecolaminas, entre elas a noradrenalina e a dopamina. Por isso, uma ótima indicação é praticar exercícios após os estudos, mesmo que sejam leves, bastando 30 minutos para aproveitar todas as suas vantagens.
Além disso, essas práticas não apresentam restrições de idade, podendo ser feitas por todos os públicos, dos mais jovens até os mais idosos — sempre seguindo uma avaliação médica do estado físico geral e das condições cardíacas. Devem também ser acompanhadas por um educador físico profissional.
Exercícios físicos para combater o sedentarismo
Com o crescimento e o aumento do acesso às mais diversas tecnologias, como videogames, smartphones e serviços de streaming, por exemplo, o sedentarismo tem se tornado cada vez mais um problema de saúde mundial, se agravando cada dia mais.
Esse tipo de tecnologia faz com que seus usuários se mantenham muito mais tempo conectados, normalmente com algum tipo de alimento ou bebida não apropriada ao seu lado. Fazem também com que deixem de lado toda e qualquer prática de exercícios que poderiam colaborar com a saúde do corpo, dos movimentos e também da saúde mental.
Isso não significa se manter longe de seu streaming favorito ou mesmo deixar de jogar videogames, apenas diminuir o tempo de acesso a esse tipo de plataforma e dedicar um tempo maior em fortalecer a musculatura, colocando o corpo para trabalhar de uma forma benéfica ao organismo.
Quais os benefícios dos exercícios físicos para a saúde?
Como já citamos, a prática regular de atividade física é uma excelente alternativa para o combate de doenças e na manutenção da musculatura e das articulações. Mas não apenas isso, é ótimo também para o controle de uma série de processos físicos do organismo, como:
- Combate a obesidade e excesso de peso – exercitar o corpo ajuda a acelerar o metabolismo favorecendo a queima de calorias através do consumo de energia armazenada nos músculos.
- Diminui a pressão nas artérias – a prática constante de exercícios contribui na redução da pressão arterial e na melhoria da circulação sanguínea, reduzindo também os níveis de colesterol ruim, os triglicerídeos e o risco de doenças cardiovasculares.
- Auxilia no controle da glicemia – além da queima significativa de gordura, também são ótimos para melhorar a sensibilidade e produção de insulina no organismo, bem como controlar a glicemia. Esse processo auxilia na redução dos níveis de açúcar no sangue e no combate e controle da diabetes.
- Fortalece as articulações e a estrutura óssea – exatamente por auxiliar na movimentação, os exercícios ajudam a fortalecer as articulações e ainda promovem o crescimento ósseo no processo. É ideal para a redução dos riscos de lesões e prevenção da osteoporose.
- Melhora a resistência e a força muscular – exatamente por aumentar a massa muscular, essas mesmas atividades também trazem maior fortalecimento as fibras musculares, aumentando sua resistência e força conforme os estímulos se intensificam. São ótimos também para quem procura reduzir a perda de massa devido ao avanço da idade ou em decorrência de algum tipo de doença.
- Traz benefícios para a saúde mental – a prática também é benéfica para a melhoria da saúde mental. Atividades assim estimulam a produção e liberação do hormônio endorfina, responsável pela sensação de prazer e bem-estar. O hormônio promove no corpo uma ação analgésica de relaxamento, sensação de prazer e melhoria do humor.
- Traz maior disposição – como os exercícios vêm juntos uma maior produção de serotonina e dopamina, a prática frequente também ajuda a melhorar a energia, o bem-estar, o estado de alerta e reduz a sensação de cansaço no processo.
- Combate o estresse, ansiedade e depressão – além do aumento na produção de serotonina e dopamina, a prática aumenta também a produção de noradrenalina, regulando os níveis de humor, ajudando no sono mais profundo, melhorando o apetite, e diminuindo o estresse, ansiedade e depressão.
Como começar a praticar exercícios físicos?
Para quem não está acostumado/a, uma boa opção é iniciar os exercícios com atividades simples e bastante leves, a exemplo das tão citadas caminhadas que, posteriormente, podem evoluir para corridas de diferentes níveis.
Em casos de necessidade de exercícios para o fortalecimento muscular, levantamento de pesos leves, flexões e alongamentos são opções bastante interessantes. A vantagem aqui é que, além de fortalecer a musculatura, você ainda pode executar cada um deles dentro de casa e, muitas vezes, até mesmo com equipamentos improvisados.
O ideal aqui é que sejam realizadas atividades entre 3 e 5 vezes por semana, mas para começar devagar, podem ser feitas ao menos 2 vezes na semana. Comece praticando por, pelo menos, 30 minutos e vá evoluindo até alcançar os 60 minutos.
Depois disso, conforme o desenvolvimento, é possível ir aumentando o tempo e a intensidade de cada exercício também.
Procure sempre por acompanhamento profissional
Nunca se esqueça de procurar acompanhamento profissional antes de dar início a qualquer tipo de atividade física. Esse acompanhamento com o médico e com exames é necessário para verificar o estado geral de sua saúde, seja muscular, articulação, coração e peso.
Com isso, além de uma boa indicação de quais são os melhores exercícios para sua necessidade, você também terá um melhor aporte de quais os melhores alimentos ingerir para alcançar seus objetivos.
De preferência, também tenha um especialista por perto, seja um personal trainer ou fisioterapeuta, para acompanhar sua evolução e diminuir qualquer tipo de risco.
Blog True Source: dicas e informações de saúde e bem-estar
No blog da True Source você encontra tudo o que precisa saber sobre exercícios físicos, atividades físicas e como alcançar seus objetivos de saúde da melhor forma possível. Coloque em prática tudo o que você aprendeu nesse texto e aproveite diversas outras de nossas dicas para se inspirar e ter uma vida e saúde melhor.
Acompanhe nossos conteúdos e descubra toda semana o que há de mais interessante em alimentação saudável, suplementação, hipertrofia e emagrecimento.
Obrigado pela leitura e nos vemos na próxima!