o que deseja ler hoje?
8 benefícios do colágeno: saiba como consumir e quando tomar
O colágeno é o principal componente proteico de diversos órgãos como pele, além de cartilagens, ossos, tendões e ligamentos. Uma substância que age de forma estrutural no organismo, proporcionando sustentação às células.
A ingestão correta de colágeno como suplementação é importantíssima tanto para manter a jovialidade do rosto e outras partes do corpo, quanto para proporcionar mais resistência nos treinos, reduzindo o risco de lesões.
Conheça com o blog da True Source 8 motivos para começar a consumir colágeno e descubra porque a procura por este suplemento aumenta cada vez mais!
O que é colágeno?
O colágeno é uma proteína de ação rápida e produzida naturalmente pelo corpo humano. Ela é responsável por cerca de 30% da estrutura do organismo. É uma substância que forma as fibras, como um bloco de sustentação. No entanto, assim como várias outras substâncias, seu nível de produção começam a diminuir com o passar do anos.
Por volta dos 25 anos de idade, há uma perda de 1% de colágeno por ano. Aos 50 anos, a produção natural é de apenas 33% do necessário para os órgãos de sustentação. Por causa dessa perda, os sinais de envelhecimento vão ficando cada vez mais visíveis.
Sem os diferentes tipos de colágeno existentes, a musculatura começa a ficar flácida, os ligamentos e as articulações perdem em força e elasticidade fazendo com que a cartilagem que as envolve fique cada vez mais frágil e porosa.
Os baixos níveis de colágeno também estão relacionados à diminuição da espessura do fio capilar, à perda de elasticidade e desidratação da pele, que causa a flacidez e o aparecimento de rugas, estrias e celulites.
Quais os benefícios do colágeno?
Os suplementos de colágeno procuram reverter a perda natural da substância no organismo, seja pelo consumo em cápsulas, pó, barras de cereais, shakes ou cremes. Esses suplementos não são milagrosos, mas ao reporem os níveis da proteína em combinação com exercícios físicos e alimentação balanceada, trazem diversos benefícios à saúde.
Confira mais sobre as vantagens do colágeno:
1. Redução a flacidez da pele
O suplemento de colágeno não acaba de vez com a flacidez, mas ajuda bastante a reduzí-la e evita o seu agravamento com o passar do tempo. Da mesma forma, ele ajuda a prevenir o aparecimento de estrias.
Atenção: o colágeno não é capaz de combater os sintomas do envelhecimento sozinho, é preciso seguir um tratamento compatível com esse propósito, tudo bem?
2. Previne o aparecimento precoce de celulite
Exatamente por ajudar a diminuir a flacidez na pele, o consumo de colágeno como suplemento evita o surgimento precoce da celulite. Além disso, é possível também diminuir a aparência granulada nas coxas, nos quadris, no bumbum e na região do abdômen.
3. Fortalece as fibras dos cabelos e das unhas
Como proteína, o colágeno ajuda no fortalecimento de cabelos e unhas e ainda pode ajudar os fios a crescerem mais depressa. No entanto, seus efeitos são melhores quando o suplemento é ingerido em conjunto com uma alimentação rica em frutas, legumes e verduras.
4. Não engorda e pode ajudar a emagrecer
O consumo de colágeno não provoca sozinho o aumento de peso, apesar de ser uma proteína e ter calorias. Ele pode engordar se você abusar da alimentação e ainda fizer a suplementação com colágeno sem disciplina.
Quando a rotina alimentar está regrada, o colágeno pode até contribuir com a perda de peso ao amenizar a fome, sendo especialmente indicado nas dietas das mulheres a partir dos 30 anos.
5. Traz jovialidade à pele e define o contorno do rosto
Como é o colágeno quem dá sustentação aos tecidos, a suplementação colabora para que o contorno do rosto fique mais definido. Ele também ajuda a manter a pele mais hidratada, dando um aspecto rejuvenescido.
6. Protege as articulações
Um estudo alemão apresentado no American College of Sports Medicine, em Indianápolis (EUA), com 100 atletas de 15 a 80 anos, mostrou que o consumo de colágeno hidrolisado traz uma melhora importante nas articulações.
Quase 80% dos participantes apresentaram maior mobilidade de quadril e dos joelhos após 12 semanas consumindo 10 gramas do suplemento por dia. A maioria relatou menos dor nas articulações ao realizar exercícios de esforço e ao subir a escada.
Falamos mais sobre articulações no post “Lesões: como se recuperar delas?“.
7. Prevenção e tratamento de artrose e osteoporose
Em um artigo realizado pela Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, o colágeno como suplementação é também bastante reconhecido como um tratamento eficaz, seguro e com efeitos adversos mínimos na prevenção e tratamento de artrose e osteoporose.
Por ter em sua composição diversos aminoácidos relevantes para o combate dessas doenças, ou seja, apresenta níveis elevados de glicina e prolina, tem a capacidade de se acumular em quantidades necessárias diretamente na cartilagem.
8. Auxilia no tratamento da perda de força muscular
Por não participar apenas da estrutura da pele, o colágeno ajuda também a manter a integridade muscular. Para isso, o colágeno pode ser muito útil no tratamento de algumas doenças que podem causar perda da força nos músculos, como a sarcopenia.
Resultados observados por médicos pesquisadores, em um estudo publicado no The British Journal of Nutrition, avaliou cerca de 53 homens diagnosticados com diferentes níveis de sarcopenia mostrou que a suplementação traz uma possibilidade de melhora, ainda quando atrelada em conjunto à atividade física.
Quem pode tomar colágeno? Há contraindicações?
Em geral, o colágeno é indicado para pessoas acima dos 30 anos de idade, pessoas que possuam algum tipo de deficiência da substância e também para quem apresenta algum tipo de problema nas articulações ou músculos.
Além disso, também pode ser recomendada a suplementação de colágeno para ajudar na cicatrização de feridas e recuperação de pós-cirurgias. O consumo feito dessa forma favorece muito a redução de cicatrizes mais antigas.
Quanto às contraindicações, até o momento, não existe nenhum fator que indique qualquer risco no consumo de suplementos de colágeno. Apenas se certifique de evitar o consumo de suplementos de origem duvidosa, como receitas caseiras sem comprovação científica e sem a orientação do seu nutricionista.
Veja também: 5 suplementos importados para testar agora mesmo!
Como consumir colágeno em pó?
Entre os principais tipos de colágeno encontrados à venda, a versão em pó do produto é a mais fácil de incluir no dia-a-dia. O colágeno em pó pode ser consumido de diversas formas e é costumeiramente utilizado em diferentes tipos de receitas, sejam elas de doces e ou salgadas.
Uma boa opção é a sua inclusão em pratos para o café da manhã e café da tarde. Alguns dos tipos mais interessantes de receitas são:
- Bolos;
- Vitaminas;
- Sucos de frutas;
- Mingau de aveia;
- Gelatinas;
- Barras proteicas;
- Panquecas;
- Omelete.
Qual o melhor horário do dia para tomar colágeno?
Além de poder ser ingerido de diversas formas, em receitas de todo o tipo, o colágeno em pó também pode ser consumido em qualquer horário do dia.
A recomendação é que essa ingestão regular seja feita de forma constante seguindo sempre as recomendações indicadas no rótulo do produto e também por um profissional da saúde.
Evite apenas a ingestão do colágeno próximo ao horário de refeições em que será consumido grandes quantidades de comida. Isso evitará qualquer tipo de perda de nutrientes durante o processo de digestão.
Qual o melhor tipo de reposição de colágeno para vegetarianos?
Por ser uma substância extraída da pele e ossos de animais, os suplementos de colágeno não devem ser ingeridos por pessoas que não consomem produtos de origem animal.
Ainda assim, para os veganos e vegetarianos que precisam ou querem esse auxílio na sustentação da pele e músculos, existe uma série de alimentos e suplementos veganos que contém os nutrientes necessários, tais como:
- Lentilha (glicina);
- Soja (lisina);
- Nozes (prolina, arginina e treonina);
- Laranja e a acerola (vitamina C);
- Manga (vitamina A);
- Abacate (vitamina E);
- Amêndoas (vitamina B7 – biotina);
- Castanha-de-caju (zinco);
- Espinafre (cobre).
Para aqueles que não conseguem manter uma alimentação tão regrada e com tamanha variedade, a suplementação pode ser uma opção. Também chamados de suplemento pró-colágeno, a suplementação vegana é produzida a partir desses mesmos nutrientes vegetais ajudando na produção natural de colágeno pelo organismo.
Colágeno e gelatina são a mesma coisa?
A resposta é não. Vale a pena lembrar que a gelatina apresenta colágeno em sua composição, mas não somente ele.
Já o colágeno é a substância encontrada em nosso corpo ou em suplementos hidrolisados, ou seja, produtos cuja formulação sofreu o processo de hidrólise para quebrar a água presente nas moléculas de proteína, facilitando a sua absorção pelo organismo.
Nesse formato, o colágeno suplementar é considerado um alimento pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e, portanto, o produto pode ser comprado sem nenhuma prescrição médica.
São tantos os suplementos oferecidos pelo mercado atualmente que pode ser um pouco difícil encontrar aquele que te agrade de verdade ou te ofereça tudo o que você realmente precisa.
Mas agora, sabendo exatamente quais são as vantagens que o colágeno pode trazer para a pele, músculos e até mesmo no auxílio de tratamentos de doenças, fica mais fácil saber como encontrar o produto certo para sua necessidade.
E se você gostou de nosso texto e quer saber mais sobre os principais suplementos do mercado, explore nosso blog e aproveite os conteúdos que publicamos semanalmente por aqui. Para a sua próxima leitura, indicamos post “Conheça o mundo dos nutricosméticos: os queridinhos do momento“.
Até lá!
Confira os produtos
Referências:
- Review Articles • Rev. bras. geriatr. gerontol. 19 (1) • Jan-Feb 2016 • https://doi.org/10.1590/1809-9823.2016.14145
- British Journal of Nutrition , Volume 114 , Issue 8 , 28 October 2015 , pp. 1237 – 1245 DOI: https://doi.org/10.1017/S0007114515002810
- Nutrients 2019, 11(1), 76; https://doi.org/10.3390/nu11010076