o que deseja ler hoje?

Até quando treinar em casa vale a pena

3 Minutos de Leitura

Muita gente que nem era nascida acha que é novidade, mas na década de 80 houve um verdadeiro boom do treino em casa, lançado por um dos ícones do cinema mundial, Jane Fonda.

Em 1982 a atriz e escritora lançou um vídeo de ginástica aeróbica que, acreditem, vendeu nada mais nada menos que 17 milhões de cópias em todo o mundo, tornando-se o vídeo do gênero mais bem-sucedido de todos os tempos. Foi o início de uma série deles, que, só para você ter uma ideia, até na Praça Vermelha, na Rússia, Jane Fonda fez gravações seguida por uma multidão.

Hoje, a moda parece ter voltado graças aos aplicativos que trazem treinos inteiros que podem ser assistidos pelo smartphone ou smartTV. Mas até que ponto vale a pena apostar nos treinos em casa? Será que os resultados são os mesmos? Entre prós e contras, qual será a sua opinião?

shutterstock_187289129

Treino em casa: bom para quem é tímido ou não tem tempo  

Algumas vantagens do treino em casa são inegáveis: você está no conforto de seu próprio lar, usa a roupa que quiser e não tem que dividir equipamento com ninguém.

Quem é tímido pode exercer seu santo direito de não falar com ninguém na boa (mas também perde uma ótima oportunidade de fazer amizade) e pode ser mais rápido para quem sempre diz não ter tempo, até porque a sua casa não fecha, como as academias que têm horário certo. Também fica mais fácil para assaltar a geladeira depois, mesmo que seja para devorar aquele suplemento ready to drink.

Quando o treino em casa não tem supervisão (contras) 

Se você tem pouca experiência ou está começando, as chances de você fazer tudo errado são muito maiores, porque no treino em casa ninguém supervisionando a sua posição. Com isso, não só os resultados podem ser bem diferentes do esperado, como você ainda corre o sério risco de se machucar, ter uma distensão ou ainda forçar demais ou de menos os grupos musculares.

Fora isso, há várias distrações como o telefone tocando, alguém à porta, empregada chamando, cachorro no meio das pernas e, é claro, a geladeira.

Além disso, como não há nenhum tipo de motivação nem ninguém por perto, é bem mais fácil acabar desanimando com o tempo e começar a largar o exercício pela metade, pulando séries ou deixando “o resto para amanhã”.

Tem outro ponto importante também: os aparelhos são caros, então você vai acabar ficando limitada aos mais baratos, como alguns pesos, cordas e extensores, reduzindo o seu aproveitamento.

Chegou a uma conclusão se o treino em casa compensa? 

Decidiu mudar de vida? Com certeza todo mundo já tomou uma dessas decisões e acordou fazendo abdominais, agachamentos, corda e corridinhas – mas provavelmente não passou do terceiro dia, se as dores o deixaram chegar lá, é claro. O grande problema do treino em casa é que, a menos que você tenha uma verdadeira academia montada no quintal, ela não tem o suporte estrutural devido. Além de mais seguros, os equipamentos da academia têm uma biomecânica adequada ao corpo.

No entanto, cada caso é um caso. O treino em casa pode valer a pena se você tem bastante experiência para aplicar os exercícios da forma correta e os suplementos certos para ajudar seu corpo a crescer. Também é uma boa opção para os casos em que não se pode sair de casa por algum motivo, como deixar uma pessoa doente sozinha, por exemplo, e não se quer deixar de malhar.

Por isso, só quem pode decidir se o treino em casa compensa e se os resultados são satisfatórios é você mesmo.

E então, o que você acha? Você já treinou em casa? Conte para a gente a sua opinião aqui nos comentários!

Avalie este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Picture of True Source

True Source

Nascemos da união de um time de especialistas de peso que formularam produtos altamente eficientes e saborosos. Depois de 2 anos de pesquisas e estudos do mercado nacional e internacional, nossos médicos, nutricionistas e chefs de cozinha chegaram à fórmula perfeita.

INSCREVA-SE JÁ


Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Você vai gostar também:

o que deseja ler hoje?

INSCREVA-SE