o que deseja ler hoje?

Uma bancada com comidas

Quais são os alimentos probióticos?

8 Minutos de Leitura

Micro-organismos vivos contidos em uma grande variedade de alimentos, os probióticos são bactérias essenciais tanto para um bom funcionamento quanto equilíbrio da flora intestinal, chamada também entre os especialistas de microbiota intestinal. Cada um deles pode ser encontrado em diversos alimentos, como em vegetais e no leite e seus derivados fermentados.

São esses micro-organismos que oferecem as mais diversas vitaminas e minerais ao organismo humano, todas muito importantes para sua nutrição, ajudando a manter o intestino em pleno funcionamento e auxiliando em tratamentos contra diabetes, gastrite e pressão alta.

E para que todos os seus benefícios sejam muito bem aproveitados, é necessária a ingestão diária de, pelo menos, um alimento rico em probióticos. Por isso, para te ajudar a descobrir quais são esses alimentos e os seus exatos benefícios ao corpo, o blog da True Source traz uma lista de alimentos probióticos para você introduzir no seu dia a dia. Confira!

1. Iogurte

copo de Iogurte aberto com uma colher dentro

Um dos alimentos probióticos mais famosos, o iogurte pode ser facilmente encontrado em diversos mercados tanto em sua versão de baixo teor de gordura ou de alto teor gordura.

A escolha do tipo deverá ser feita de acordo a sua necessidade gástrica, dando preferência a um tipo natural, sem a adição de açúcar ou aromatizações, ainda assim, tipos com infusão de frutas são bem-vindos.

2. Kefir

pote com Kefir dentro em cima de uma mesa e do lado uma colher de pau

Também produzido a partir da fermentação do leite, o kefir apresenta textura bastante suave e sabor levemente picante. É ideal para quem precisa ajustar a flora intestinal, mas tem problemas com a ingestão de lactose, já que o mesmo não contém a substância.

Pode ser consumido com vitaminas, pães, sorvetes entre muitos outros.

3. Pasta de missô

Sua produção é feita com a utilização de soja envelhecida e fermentada, formando uma pasta rica em probióticos. É costumeiramente usada em diferentes pratos asiáticos e também para temperar todo tipo de carne, boi, frango e peixe.

É encontrada à venda em diferentes versões, sendo elas a branca, amarela, vermelha e marrom. Em geral, quanto mais escura for essa pasta, mais sabor é possível retirar dela.

4. Kombucha

dois pote de vidro com Kombucha dentro em cima de uma mesa

Bebida produzida a partir da fermentação de diferentes tipos de chá, como chá-preto ou chá-verde, pode ser ingerida pura ou adoçada.

A kombucha contém uma grande variedade de cultura de leveduras e bactérias em sua composição e, além de rica em nutrientes antioxidantes, ajuda muito no fortalecimento do sistema imunológico e na prevenção de gripes, resfriados, doenças do coração, diabetes e até mesmo câncer.

5. Chucrute

pote com Chucrute dentro em um fundo de madeira

Conserva produzida com repolho, esse alimento fermentado pode ser consumido de diversas maneiras diferentes, sejam elas em sanduíches, sopas, complementos de pratos e até mesmo puro. Pode ser encontrado à venda em forma de conserva, como também pode ser feito em casa.

6. Pão de fermentação natural

Pão de fermentação natural em cima de uma mesa com sementes do lado

Sua produção é feita a partir de um iniciador de ácido lático, onde são usadas cepas de lactobacilos. Esse tipo de pão é indicado em casos de diabetes e pré-diabetes por causa do menor pico de açúcar no sangue quando comparados aos pães de baixa ou média fermentação. Além de bastante saboroso, também contém fibras que ajudam ainda mais na digestão.

7. Tempeh

Tempeh fatiado em cima de uma mesa

Também conhecido como tempê, o prato originário da Indonésia é produzido com soja ou grãos fermentados. Muito semelhante ao tofu, sua principal característica é seu sabor picante. Além de muito rico em probióticos, apresenta também uma boa parcela de proteína em sua composição. Pode ser consumido em sanduíches, como acompanhamento e até mesmo puro.

8. Picles

tigela com Picles dentro e um pote com mais atrás

Quando produzido de maneiras artesanais e com baixa alta infusão do vegetal, o picles consegue produzir boas quantidades de bactérias benéficas ao organismo. Ainda assim, procure consumir em pequenas quantidades porque, mesmo as opções caseiras, apresentam elevadas taxas de sal.

9. Leite de soja

Copo de leite de soja e sementes de soja em fundo de madeira

A opção ideal para veganos e pessoas com problemas sérios com lactose, o leite de soja também oferece uma grande possibilidade de consumo, já que deles também são produzidos iogurtes, queijos e outros derivados, costumeiramente enriquecidos artificialmente com cálcio e vitamina D.

10. Kimchi

tigela com Kimchi dentro

Produzido a partir da lactofermentação do repolho ou outros vegetais, o kinchi pode ser encontrado em restaurantes e em mercados especializados em alimentos de origem asiática. É uma comida bastante picante e repleta de vitamina C, costumeiramente usada no preparo de arroz, sopas ou como acompanhamento de carnes.

Qual fruta tem probióticos?

Além dos alimentos já citados, existem também as frutas probióticas, chamadas de frutooligossacarídeos (FOS), que são as pectinas, as ligninas e a inulina, encontradas principalmente em tomates e bananas.

A pectina, é encontrada na entrecasca de frutas cítricas, entre elas maracujá e maçã. As ligninas estão presentes em cascas de frutas oleaginosas (linhaça, gergelim e amêndoas) e também em algumas espécies de leguminosas (soja e feijão). A inulina está presente na raiz da chicória, alho, cebola, aspargos e alcachofra.

Como funcionam os probióticos?

Por apresentar uma grande variedade de bactérias e outros tipos de organismos microcelulares benéficos à saúde, principalmente a intestinal, os probióticos podem agir de diferentes maneiras no intestino: ajudando a manter a colônia de micro-organismos do intestino muito mais estável, ajudando o trato digestivo a retornar a seu estado natural após perturbações por antibióticos ou doenças e estabilizando com maior precisão as barreiras do trato digestivo.

São ótimos também no combate contra microorganismos nocivos ​​ à flora intestinal, auxiliando na produção de substâncias que inibem o seu desenvolvimento e combatem também outros micro-organismos patogênicos, estimulando ainda mais uma resposta autoimune.

Saiba tudo sobre o blog da True Source!

Os probióticos podem trazer uma grande variedade de benefícios à saúde de qualquer pessoa, mas devem ser consumidos em pequena escala e diariamente. Não saia comprando ou ingerindo todos ao mesmo tempo, ou em uma única refeição.

Para garantir o melhor cuidado e uma alimentação baseada em alimentos probióticos, procure por um especialista e um nutricionista que possam te auxiliar e direcionar sua dieta para uma melhor e maior aproveitamento.

E se você gostou de nossas dicas e quer saber mais sobre os melhores alimentos para deixar sua saúde lá em cima, descubra também quais são os alimentos funcionais que irão fornecer ao seu organismo todos os nutrientes básicos para seu pleno funcionamento.

Obrigado pela leitura e nos vemos na próxima. Até lá!

4.6/5 - (Total de avaliações: 7)
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Picture of Nutri Elaine

Nutri Elaine

Elaine Henzel já atua na área da nutrição há mais de 14 anos. Começou sua carreira como técnica em Nutrição e Dietética, onde atuou na área na suplementação esportiva. Se formou em Nutrição em 2014 e logo buscou a sua especialização em Nutrição Clínica Funcional. É também Coach de Mindfulness e Mindful Eating. É pós graduanda em Nutrição comportamental e Psiquiatria Nutricional. Elaine trabalha muito com a área da saúde mental e neurociência.Como sempre foi apaixonada pela área da suplementação, pois acredita no grande potencial que um bom suplemento têm em melhorar a saúde e performance das pessoas, foi que ela chegou até a True Source. Para ela, trabalhar com a True Source é trabalhar com seu propósito de vida: o cuidar e tratar pessoas!

INSCREVA-SE JÁ


Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Você vai gostar também:

o que deseja ler hoje?

INSCREVA-SE