o que deseja ler hoje?

O que significa TMB? Saiba o que é e como calcular | Confira

6 Minutos de Leitura

Muitas pessoas enfrentam diariamente uma luta incessante pela perda de peso. Seja com dietas malucas ou exercícios físicos intermináveis, a busca pelo corpo perfeito é um desejo quase coletivo.

Para alcançar esse objetivo, é interessante saber em detalhes o quanto de calorias o organismo consome todos os dias, assim é possível saber e estabelecer uma dieta cabível para que a perda de peso seja efetiva.

Mas, como descobrir o quanto de gordura eu tenho? Como calcular qual a quantidade de alimentos eu preciso para perder massa gordurosa? É necessário outros recursos para estimular a perda de peso?

Bom, a resposta para essas perguntas é simples: conhecer a taxa metabólica basal, ou TMB. Com ela é possível criar um mapa e definir qual é o melhor caminho para conquistar e manter a forma física mais saudável.

Venha com o blog da True Source e conheça mais sobre esse assunto!

O que é TMB na nutrição?

A taxa metabólica basal (TMB) é nada mais do que a quantidade de energia mínima que seu corpo precisa gastar diariamente para manter seu organismo funcionando plenamente. Ou seja, é a energia necessária para a manutenção de suas funções vitais, como os batimentos cardíacos, pressão arterial, respiração, imunidade e o nível correto da temperatura corporal.

Essa taxa é variável de organismo para organismo e também muda em relação ao gênero da pessoa. Por isso, não existe um valor exato para a taxa, já que ela pode variar bastante dependendo também da idade e da quantidade da produção hormonal, dentre outras características genéticas de cada pessoa.

Por exemplo, homens, normalmente, apresentam maior percentual de massa muscular. Com isso, a taxa metabólica será maior, já que os músculos necessitam de uma queima de calorias maior do que a gordura. Mulheres apresentam nível de metabólico menor, devido à taxa muscular mais baixa. Ainda assim, esses fatores modem se alterar de caso para caso.

  • Taxa metabólica – é a velocidade com que o organismo utiliza seus estoques de energia, ou seja, sua gordura acumulada;
  • Taxa metabólica basal (TMB) – são as exigências energéticas necessárias para a manutenção de todo o sistema físico do organismo;
  • Taxa metabólica de repouso (TMR) – é superior a TMB. Nela também são consideras atividades musculares anteriores.

O repouso considera a taxa metabólica basal mais a taxa metabólica de repouso, ou seja, o quanto seu corpo gasta de energia quando está parado.

Como faz o cálculo de TMB?

Como dito, não existe uma taxa metabólica basal ideal em um valor geral. Para ser feita uma intenção real da taxa, é preciso avaliar individualmente cada pessoa levando em conta seu peso atual, altura, gênero e idade e, a partir daí, definir através de um cálculo base quais as necessidades de consumo diário de calorias e quais as melhores opções para acelerar ou desacelerar o metabolismo.

Existem algumas maneiras de se calcular e estimar a taxa metabólica basal individualmente. A forma mais usada para determinar essa estimativa é através de um cálculo bem simples por meio da seguinte fórmula:

  • Para os homens: 66,5 + (seu peso em kg x 13,8) + (sua altura em cm x5) – (sua idade em anos x 6,8)
  • Para as mulheres: 655,1 + (seu peso em kg x 9,6) + (sua altura em cm x 1,8) – (sua idade em anos x 4,7)

O resultado dessa fórmula é a quantidade de calorias necessárias para manter o peso ideal.

Vale sempre ressaltar que, esse cálculo depende vários outros fatores clínicos para ser elaborado com precisão. Para isso, é necessária uma consulta com especialistas para conhecer em detalhes sua taxa metabólica basal. Isso pode ser feito por meio de:

  • Avaliação física bioimpedância, onde é usada uma máquina que gera um relatório de informações;
  • Calorimetria indireta, onde é usado um equipamento que determina a quantidade de calor produzida a partir da oxidação de substratos energéticos e de vapor de água liberado pela pele.

O que significa TMB baixo e como melhorá-lo?

Quando a taxa metabólica basal está mais baixa que o normal, isso significa que o metabolismo é mais lento. Ou seja, que o organismo queima menor quantidade de gordura ao longo do dia.

Isso pode ser muito bom em certos casos, já que exige um consumo menor de alimentos. Porém, isso também significa que, com uma alimentação desbalanceada, o acúmulo pode gerar sobrepeso.

Para resolver esse problema, existem algumas formas interessantes para melhorar e aumentar a taxa metabólica, como:

  • Consumo de carboidratos complexos e não refinados;
  • Aumento no consumo de água ao invés de bebidas açucaradas;
  • A redução na quantidade de comida por porção nas refeições;
  • Consultas periódicas a um nutricionista;
  • Aumentar as atividades físicas com exercícios complementares.

Consulte um médico para saber qual a sua TMB

É importante ressaltar que, mesmo com a diminuição do consumo de calorias no dia a dia, mas sem o auxílio de atividades físicas, é possível a perda de peso.

Porém, após certo período, sem um equilíbrio de armazenamento de gordura corporal, o organismo acaba baixando naturalmente o metabolismo, interrompendo a perda significativa de peso.

Com isso, o organismo passa a queimar calorias mais lentamente novamente.

Para garantir que isso não ocorra e que o sobrepeso não retorne, é preciso um acompanhamento detalhado e periódico com profissionais especializados que irão te direcionar a ajustar as quantidades exatas de ingestão calórica e indicar quais exercícios poderão ser feitos para que a perda de massa gorda seja alta e que peso se mantenha sempre ideal.

Se você quer conhecer dietas interessantes para perda de peso, confira nosso texto sobre dieta cetogênica.

Qual o papel do sono no aumento do metabolismo?

Outro fator de melhoria na saúde e ajuste no peso, principalmente na perda de massa gordurosa, é a qualidade do sono. Quando existe um baixo índice de melatonina, hormônio ligado a qualidade ideal do sono, ocorre uma redução na eficácia da leptina, hormônio que controla a fome e sinaliza ao organismo maior saciedade.

A restauração da melatonina até níveis mais saudáveis, ​​pode melhorar a eficácia da leptina reduzindo significativamente a ingestão de alimentos e, consequentemente, a diminuição do peso corporal e das reservas de gordura não saudáveis ​​no corpo.

Ou seja, o relaxamento ideal pode contribuir para o aumento do metabolismo.

Agora que você já sabe tudo sobre taxa metabólica basal e como cuidar de seu metabolismo, aproveite também e conheça algumas dicas sobre como perder gordura corporal ou mesmo os benefícios dos alimentos funcionais.

Fique ligado em nossos textos toda semana e aprenda a cuidar de sua saúde com o blog da True Source!

Referências:

  • Análise da relação entre a taxa metabólica basal, a composição corporal e o sono em idosos antes e após o treinamento resistido – Boscolo, Rita Aurélia [UNIFESP] – 2009-06-24 – DOC PDF
  • Aspectos históricos e metodológicos da medição e estimativa da taxa metabólica basal: uma revisão da literatura – Vivian WahrlichLuiz Antonio dos Anjos – Revisão – Cad. Saúde Pública 17 (4) – Ago 2001 – DOC SITE
5/5 - (Total de avaliações: 1)
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Picture of Nutri Elaine

Nutri Elaine

Elaine Henzel já atua na área da nutrição há mais de 14 anos. Começou sua carreira como técnica em Nutrição e Dietética, onde atuou na área na suplementação esportiva. Se formou em Nutrição em 2014 e logo buscou a sua especialização em Nutrição Clínica Funcional. É também Coach de Mindfulness e Mindful Eating. É pós graduanda em Nutrição comportamental e Psiquiatria Nutricional. Elaine trabalha muito com a área da saúde mental e neurociência.Como sempre foi apaixonada pela área da suplementação, pois acredita no grande potencial que um bom suplemento têm em melhorar a saúde e performance das pessoas, foi que ela chegou até a True Source. Para ela, trabalhar com a True Source é trabalhar com seu propósito de vida: o cuidar e tratar pessoas!

INSCREVA-SE JÁ


Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Você vai gostar também:

o que deseja ler hoje?

INSCREVA-SE